10 efeitos para fotos que você precisa explorar

Desde experimentar diferentes velocidades do obturador até obter a imagem que passa a ideia de movimento, existem muitos efeitos para fotos que você pode explorar como fotógrafo, e ao longo desse texto conheceremos alguns.

A fotografia pode ser dramática, poderosa e desafiadora, especialmente quando você decide experimentar. Não importa qual equipamento você possui ou quão habilidoso você seja, é possível tirar fotos visualmente dinâmicas e emotivas. 

Lembre-se de sempre fotografar no modo manual. Isso lhe dará controle absoluto sobre a exposição de sua câmera.

1- Efeito Bokeh

fotografia de cachorro com efeitos para fotos

O efeito Bokeh é um dos efeitos para fotos de fundo desfocado que você obtém ao fotografar um assunto, usando uma lente rápida, com uma abertura ampla. Bokeh vem da palavra japonesa boke (ボケ), que significa “borrão” ou “névoa”.

O uso criativo do desfoque de fundo ou efeito Bokeh é muito popular entre os fotógrafos e pode ser um elemento de composição muito útil.

Para conseguir esse efeito é recomendável usar f/2.8 ou maior, mas também é possível obter o efeito com lentes mais simples. Se você não possui uma lente muito rápida, pode aumentar a distância entre o fundo e o objeto.

É possível observar o efeito Bokeh em imagens tiradas com aberturas menores, como f/8. Porém, é mais difícil e o resultado não ficará tão suave.

Profundidade de campo e o efeito Bokeh

imagem de vela acesa mostrando efeito bokeh

Para aumentar a probabilidade de criar bokeh visível em suas fotografias, aumente a distância entre o assunto e o fundo. Você pode fazer isso diminuindo a distância entre a câmera e o assunto. 

Quanto mais rasa for a profundidade de campo, ou mais longe estiver o fundo, mais fora de foco ficará.

Os destaques que atingem o fundo também mostrarão um bokeh mais visível; portanto, se você estiver usando uma luz de fundo, uma luz lateral ou uma luz de cabelo, o bokeh pode ser mais agradável aos olhos.

fotografia de passarinho pousado em galho com efeitos para fotos

2- O reflexo na lente (Lens Flare)

fotografia de avenida a noite com efeito lens flare

Se você é iniciante e não sabe exatamente o que é lens flare, eles são os flashes brilhantes que aparecem na imagem devido à exposição ao sol ou outras fontes de luz.

A posição da sua lente em relação a essa fonte de luz afeta significativamente o tamanho e a aparência desses reflexos.

Quanto mais direto você apontar sua lente para a luz, mais proeminentes serão os reflexos. E quanto mais você inclina sua lente, menores e menos perceptíveis eles se tornam.

Do ponto de vista artístico, o reflexo de lente de luz é um dos efeitos para fotos especial que adiciona drama e individualidade às suas fotos. Tecnicamente é um erro, mas pode ser bonito.

É possível realizar efeitos de reflexo de lente acidentais e intencionais. Alguns fotógrafos gostam porque permite adicionar um pouco de criatividade à foto. Tudo depende do resultado que você deseja alcançar. 

O que causa o reflexo de lente? 

fotografia de copas de árvores com um grande foco de luz no centro mostrando diversas maneiras de fazer efeitos para fotos

Quando a luz direta atinge os elementos ópticos da lente, ela cria reflexos internos que aparecem na foto na forma de uma névoa ou explosão estelar. Os círculos que você percebe na foto são, na verdade, do vidro da lente.

Os reflexos muitas vezes parecem também com pequenos polígonos em vez de círculos. O que causa isso é a abertura da lente.

Embora o flare seja tecnicamente causado por reflexões internas, isso geralmente requer fontes de luz muito intensas para se tornar significativo (em relação à luz refratada). As fontes de luz indutoras de chamas podem incluir o sol, iluminação artificial e até a lua cheia.

Qual é a diferença entre o Lens Flare e o Bokeh?

Bokeh, um efeito de fotografia no qual as áreas fora de foco de uma foto ficam desfocadas por causa de como a câmera as renderiza.

O bokeh é diferente do reflexo de lente, pois o bokeh é renderizado pela câmera, enquanto o reflexo de lente é causado pela colocação de uma fonte de luz brilhante.

3- Luz de janela 

fotografia de teto de uma construção antiga

Quanto maior a fonte de luz, mais suave a luz parecerá sobre o assunto. Como uma janela também é uma fonte de luz, esta regra também se aplica. Janelas maiores fornecerão luz de aparência mais suave com sombras graduais e sutis.

Como esse tipo de iluminação é mais lisonjeiro para a fotografia de retrato, é o que você deseja buscar ao fotografar seu assunto. Janelas menores, por outro lado, irão gerar uma luz mais forte com sombras escuras e nítidas.

Preste atenção à proximidade

foto de uma mulher perto da janela com cortinas. Nessa caprtura foram aplicados efeitos para fotos

A localização do seu assunto em relação à janela terá impacto na sua fotografia. A proximidade da janela cria mais contraste, enquanto uma distância de vários metros cria um efeito de iluminação mais equilibrado, com uma aparência mais uniforme.

Colocar o lado do objeto na janela causará uma queda dramática na luz do lado oposto. Colocar a janela atrás deles criará uma silhueta dramática. Brinque com posicionamentos diferentes e certamente encontrará um que se adapta ao seu assunto e à sua visão criativa.

fotografia de uma borboleta pousada no chão com reflexos de luz vinda da janela e sombras ao redor

4- Panning

Homem andando de bicicleta em velocidade

Panning é uma técnica criativa que pode transmitir uma sensação de movimento em fotos e também pode ajudar a capturar uma cena mais nítida de um assunto em movimento e focar a atenção nele.

Vai desde o congelamento de assuntos em alta velocidade contra fundos dinâmicos até a adição de uma sensação de movimento a assuntos mais lentos.

Se você usar uma velocidade de obturador rápida para congelar um assunto em movimento rápido, a imagem parecerá uma estátua.

Mas se você usar uma velocidade de obturador mais lenta e mover (ou deslocar) a câmera na mesma velocidade que o assunto, poderá obter o assunto em movimento nítido na foto enquanto o fundo e quaisquer objetos estáticos se tornam um desfoque suave.

5- Efeito de silhueta ou contraluz

efeitos para fotos de siluetas

Na fotografia, uma silhueta é definida como um contorno que aparece escuro contra um fundo claro.

Ou seja, elas ocorrem quando você fotografa contra a luz.  A chave para tirar uma foto de silhueta é posicionar o assunto (a forma que você deseja mostrar) na frente de alguma fonte de luz e ajustar a exposição da câmera para a parte mais brilhante da imagem (o fundo), não o assunto. Dessa forma, o assunto ficará subexposto (muito escuro, senão preto).

Fotografar silhuetas é uma ótima maneira de transmitir drama, mistério, emoção e humor ao espectador. O efeito pode ser obtido com qualquer tipo de fonte de luz brilhante, mas é claro que o mais comumente usado é o sol.

Como capturar silhuetas

foto de homem de costas no escritório olhando para janela

Torne seu assunto reconhecível. Quase todos os objetos podem ser representados como uma silhueta, mas alguns são mais adequados para a fotografia do que outros.

Escolha algo com uma forma clara e reconhecível que pareça interessante o suficiente para o espectador.  Imagens de silhuetas não podem ser baseadas nas cores, texturas e tons dos objetos, então a forma deve ser distinta. 

A maioria das câmeras faz ajustes nos níveis de exposição automaticamente quando você pressiona o botão do obturador até a metade (enquanto é feito o foco).

Para esta técnica de fotografia, aponte a câmera para a parte mais brilhante da imagem e pressione o botão do obturador até a metade (e não solte). Em seguida, mova a câmera para trás para incluir o assunto no quadro e, em seguida, pressione o botão do obturador até o fim e tire a foto.

Na maioria das câmeras digitais, você obterá uma silhueta de seu assunto neste caso.

Dessa forma, você está enganando sua câmera em qualquer condição de iluminação, fazendo-a pensar que a parte mais brilhante da imagem são os tons médios, então qualquer coisa mais escura parecerá uma boa sombra profunda no quadro. Você pode usar luz artificial logo atrás do assunto.

6- Longa Exposição (light paintings)

Foto tirada em longa esposição para light painting. Um dos efeitos efeitos para fotos mais interessantes

Exposições longas não se limitam a fotógrafos de paisagem. Essas técnicas de fotografia podem ser usadas por qualquer pessoa.

O light painting é a técnica fotográfica de usar uma fonte de luz em movimento – como uma lanterna, bastão luminoso, pincel de luz ou até mesmo um smartphone – para alterar uma imagem enquanto tira uma fotografia de longa exposição.

Em vez de apenas capturar uma imagem como está, os pintores de luz adicionam outro elemento destacando um objeto ou criando listras, cores ou flashes na imagem.

 Para “pintar com luz”, você precisa usar uma longa exposição para capturar o caminho de uma fonte de luz em movimento. Defina sua câmera para o modo manual e tente começar com uma velocidade de obturador de cerca de 30 segundos.

Mantenha o ISO o mais baixo possível e defina sua abertura de acordo com o estilo de foto que deseja (em caso de dúvida, comece em cerca de f/5.6). Então, tire sua foto.

7- Desfoque de movimento (Motion Blur)

foto desfocada em movimento

O oposto da fotografia de alta velocidade, diminui a velocidade do obturador ao fotografar assuntos em movimento. Esse efeito é uma ótima maneira de mostrar o movimento de uma maneira diferente.

O truque é usar uma velocidade do obturador apenas um pouco mais lenta do que o necessário para obter uma imagem nítida. Dessa forma, o desfoque não chega a ser indecifrável e você ainda tem contexto.

O desfoque de movimento captura intencionalmente as imagens desfocadas para transmitir movimento. Ele imita como o olho humano registra o movimento rápido como um objeto desfocado que passa rapidamente.

fotografia de corrida de cavalos em movimentos- efeitos para fotos

Os fotógrafos podem capturar o desfoque de movimento de várias maneiras. Você pode criar desfoque com o movimento do assunto ou com o movimento da câmera. Cada método cria uma aparência diferente e tem seus próprios usos específicos.

8- Fotografias de alta velocidade

Fotografia que capturou o movimento da água quando uma sememente é joga dentro de um copo

Fotografia de alta velocidade basicamente é tirar fotos de ações que acontecem em uma fração de segundo. Por exemplo, quando um balão estoura ou um objeto espirra na água. Tudo acontece em um segundo e você não pode conferir a ação real.

A boa notícia é que qualquer câmera DSLR é adequada para fotografia de alta velocidade. Você tem duas opções básicas para capturar um assunto em movimento rápido.

Esta técnica requer que você use uma velocidade de obturador muito alta. Esse tipo de fotografia consegue ver como um assunto se move, o que normalmente não seria visível ao olho humano.

A água espirrando ou um beija-flor em pleno voo, por exemplo. A fotografia de alta velocidade é sobre encontrar as configurações ideais e capturar o segundo certo.

Lembre-se de que você precisa ter luz suficiente para aumentar a velocidade do obturador. Pense sempre no triângulo de exposição. Se você alterar uma das variáveis, precisará equilibrar as outras duas.

A velocidade rápida do obturador faz com que ele fique aberto apenas por um breve período e não permite que muita luz alcance o sensor. O ISO elevado, com uma abertura mais ampla (como /f4) podem compensar isso, conforme necessário.

fotografia que capturou o movimento que aconteceu quando uma laranja é jogada em um recipeinte com água gerando um efeito interessante

Defina sua lente para a maior abertura possível. Dependendo do seu equipamento específico, isso provavelmente ficará entre f/2.8 e f/5.6.

9- Uso de sombras em efeitos para fotos

efeito para fotos criado por sombras em uma partitura de música antiga

A iluminação é tanto sobre onde a luz incide quanto sobre onde ela não incide. As sombras ajudam a definir a forma dos objetos em uma imagem, transmitindo a sensação de que você está olhando para algo tridimensional. Então éssa também é uma ótima maneira de criar efeitos para fotos.

Nós instintivamente olhamos primeiro para a parte mais brilhante de uma imagem. Essa peculiaridade de percepção pode ser explorada usando áreas de sombra para enquadrar o assunto principal.

É a qualidade de uma fonte de luz que determina o quão dura ou suave é uma sombra. Fontes de luz pontuais, aquelas que são relativamente pequenas em comparação com o assunto que estão iluminando, causam sombras densas e com bordas duras (aumentando o contraste).

O sol, alto em um céu azul-claro, é uma fonte pontual de luz. Nem sombras duras, nem suaves são melhores. O que é certo para uma determinada imagem depende do assunto.

As sombras projetadas por um objeto são uma projeção da forma desse objeto. Se a forma for reconhecível, a sombra pode criar uma imagem intrigante por si só. As sombras também ajudam a mostrar a direção da luz.

Quanto menor a luz em relação ao objeto, mais longas e direcionais serão as sombras. 

Elas também são ótimas para criar um clima específico. Uma imagem dominada por tons mais escuros é considerada discreta. Imagens discretas, por sua própria natureza, têm uma sensação sombria.

fotografia de rosto de uma mulher no escuro cobercom sombra

Eles também têm um ar de mistério para eles, especialmente se detalhes puderem ser discernidos nas sombras.

10- Desfoque de zoom (ou puxada de zoom)

fotografia de um túnel verde e desfocado

Um desfoque de zoom, é um dos efeitos para fotos mais simples e fácil de obter. Envolve aumentar ou diminuir o zoom enquanto você tira uma foto, fazendo com que a foto fique borrada do centro para fora, como se a cena estivesse “explodindo” em sua direção.

Essa técnica dá a ilusão de olhar através de um túnel onde tudo em seu periférico está embaçado. Você pode usar um efeito de desfoque de zoom para exagerar o movimento ou produzir desfoque criativo em suas imagens.

As fotos com desfoque de zoom são uma ótima maneira de direcionar o olhar do espectador, pois o centro é nítido em comparação com os cantos.

Como esse método requer uma velocidade lenta do obturador, você precisará colocar a câmera em um tripé. Isso evitará a trepidação da câmera e também ajudará a manter as linhas de zoom retas.

Primeiro, o fotógrafo deve aumentar o zoom o máximo que sua lente permitir e focar no assunto.  Em seguida, ele precisará diminuir o zoom para o ângulo mais amplo que deseja em sua foto. 

Alternativamente, uma vez que o obturador abre, você pode esperar por metade a três quartos da exposição e, em seguida, diminuir o zoom em um movimento fluido muito mais rápido. Isso pode ajudar a definir o assunto e ajuda a mantê-lo nítido. 

fotografia de pessoas usando um efeito para fotos que deixou a imagem super desfocada

Efeitos para fotos: o segredo é praticar

O mais importante é praticar. Por mais que ler, assistir a tutoriais e frequentar escolas de fotografia possam ajudar, não há nada como tirar a foto e aprender com os erros e acertos.

Não é preciso treinar todos esses efeitos para fotos diariamente. Faça uma coisa de cada vez, mas continue fazendo. Você pode conhecer vários efeitos para fotos, mas se não os colocar em prática, nunca conseguirá executá-los bem.

Mesmo que você não consiga criar bons efeitos para fotos, continue fotografando com a intenção de tirar uma foto melhor do que a anterior. Em breve você verá uma diferença nas imagens que está fotografando agora e nas de antes.

A beleza da fotografia digital é que muitas vezes você tem chances ilimitadas de tirar uma foto – se você estragar alguma coisa, basta tirar outra foto. Não custa nada, além do seu tempo.


Obrigada por chegar até aqui conosco! Queremos saber como foi sua experiencia aqui no nosso site? Gostou do nosso artigo sobre efeitos para fotos profissionais?

Comente aqui abaixo qual efeito você acha mais interessante! Será um prazer conversar com você!

Sobre o autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima