Faça-se a luz: entenda a importância do ISO na fotografia

O ISO é um parâmetros responsáveis ​​pela quantidade de luz captada em uma foto. Em conjunto com a abertura e a velocidade do obturador, ele determina como a luz afeta o sensor digital (ou filme fotográfico) e modifica o brilho na foto.

Apesar de ser tão importante quanto os outros dois parâmetros, o ISO geralmente não é alterado. Muitas câmeras ainda possuem um modo “Auto ISO” que permite ajustar a velocidade do obturador e a abertura e deixar a câmera fazer o trabalho.

Entender o que é o ISO e como ele funciona ajuda a melhorar a qualidade da sua fotografia.

Nesse texto você aprenderá:

  • O que significa “ISO”?
  • Como o ISO afeta uma imagem?
  • Valores Comuns
  • Entendendo a Sensibilidade ao Ruído
  • Como Mudar o ISO
  • Como determinar o valor máximo aceitável para sua câmera

O que significa ISO?

O ISO é a sensibilidade a luz que um sensor de câmera digital ou um filme fotográfico pode alcançar. Nas câmeras digitais, os sensores mapeiam uma variedade de valores. No caso do filme fotográfico, cada um tem um valor, que vem marcado na embalagem. 

A palavra “ISO” significa International Organization for Standardization, uma organização não-governamental que publica padrões para todas as indústrias, inclusive a fotográfica.

A velocidade do filme define a relação entre a exposição à luz e a leveza da imagem. Um filme rápido precisa de menos luz do que um filme lento para produzir uma imagem com a mesma luminosidade.

Como o ISO afeta uma imagem?

imagem mostrando como os diferentes níveis de ISO afetam a fotografia
Autor: MikeRun – sob licença Creative Commons Attribution-Share Alike 4.0 International

Quanto menor o valor ISO, menos sensível os sensores da câmara (ou o filme) é à luz. Em outras palavras, com pequenos valores, a câmera precisa de muita luz para produzir uma imagem bem exposta. Com grandes valores, a câmera precisa de menos luz para produzir a mesma imagem bem exposta.

Ao tirar uma foto nas mesmas condições de iluminação e aumentar o valor ISO gradativamente, você produzirá imagens cada vez mais brilhantes. No entanto, isso afeta mais do que somente o nível de brilho da imagem.

Em valores de ISO mais baixos, a imagem terá uma faixa dinâmica mais ampla (ou seja, a relação entre as intensidades de luz máxima e mínima) e melhor contraste do que em valores mais altos. Também terá menos ruído. Em valores altos, o nível de ruído aumenta consideravelmente.

Valores Comuns

Todas as câmeras digitais geralmente têm ISO 100, 200, 400, 800, 1600 e 3200. No entanto, as câmeras de alto desempenho têm uma faixa mais ampla de opções.

Eles começam com ISO 50 e vão até 4.000.000. Um fotógrafo que não seja um especialista em fotografia noturna, raramente precisará de um valor acima de 6.400.

Entendendo a Sensibilidade ao Ruído

Fotografia tirada com  ISO 6400. Imagem em preto e branco  contendo copa de árvores e céu nublado.
Fotografia tirada com a configuração 6400

Em valores de ISO altos, as imagens digitais podem ter pontos coloridos ou brancos. A foto fica granulada, como se fosse feita com pontinhos. Isso é chamado de ruído. No filme fotográfico isso também acontece quando ele tem alta sensibilidade.

O ruído é a principal desvantagem de trabalhar com altas sensibilidades. Quando você torna o sensor mais sensível à luz, também o torna mais sensível ao resto. Por exemplo, ele amplifica variações de luz e cor que você não pode ver de outra forma. 

Isso faz com que a imagem pareça granulada, como se faltasse precisão e nitidez de cores. Assim como um amplificador de som pode revelar muito ruído de fundo quando você aumenta o volume, as imagens também revelam um ruído quando você amplifica os sinais de luz gravados pela câmera.

Atualmente, as câmeras profissionais conseguem produzir imagens de alta qualidade com ISO 1600 e acima. Câmeras com sensores grandes funcionam melhor em valores altos. No entanto, é importante lembrar que altos níveis de ruído são difíceis de remover sem também remover detalhes da imagem durante a edição. Portanto, é melhor evitá-los em primeiro lugar.

Em uma fotografia, quanto maior o ISO, mais ruído aparece na imagem, independentemente da velocidade do obturador usada. Ou seja, com um valor mais alto, você arrisca aumentar a distorção da imagem. 

Como Mudar o ISO

Os fotógrafos alteram o ISO quando deseja usar valores específicos para abertura e velocidade do obturador, e a luz disponível não é suficiente.

Para isso, entre no menu da câmera e procure pelas configurações de sensibilidade ISO (no caso da Nikon), configurações de velocidade ISO (no caso da Canon) ou similares. Em seguida, escolha o valor desejado e salve as alterações. Algumas câmeras o podem ter um botão ou roda de ISO dedicado que oferece acesso rápido à essa coniguração.

Qual configuração devo usar?

fotografia feita a noite de uma ponte com luzes

Cada foto deve ser pensada separadamente e a decisão deve ser baseada na qualidade da luz e em sua intenção. Avalie quanta luz você tem e qual abertura e velocidade do obturador você deseja usar. Procure o valor ISO mais baixo possível para sua composição, mas não exclua a possibilidade de aumentá-lo quando necessário.

Normalmente, pode ser necessário aumentar o ISO quando a velocidade do obturador precisa ser rápida para evitar trepidação da câmera (por exemplo, um tripé não é uma opção) ou desfoque (por exemplo, um objeto em movimento). Para isso, basta ter menos luz do que é necessário. 

Ajustando suas configurações

O ISO ideal permite que sua câmera obtenha uma boa qualidade da foto e que a quantidade certa de luz atinja o sensor de imagem. Em iluminação mais intensa, uma configuração mais baixa é melhor. Ou seja, valores baixos são melhores em cenários bem iluminados.

Por outro lado, quando há menos luz disponível, você precisa de um valor mais alto para compensar aumentando a sensibilidade à luz da sua câmera.

Regras gerais 

  • ISO 100: Bom para  fotografar em lugares claros, como, por exemplo, ao ar livre em dias ensolarados.
  • ISO 400: Quando a iluminação ainda é boa, mas menos intensa. Por exemplo, um dia nublado ou um ambiente fechado com algumas janelas abertas.
  • ISO 800: Em ambientes fechados sem uma fonte de luz adicional, como um flash, por exemplo. 
  • ISO 1600: Quando está escuro, em ambientes fechados ou com pouca iluminação. Se o movimento estiver envolvido, você também desejará emparelhar esse valor alto com uma velocidade rápida do obturador.

 ISO baixo pode ser necessário

Um ISO mais baixo é ideal desde que não seja preciso comprometer a velocidade do obturador ou as configurações de abertura para expor a foto. Uma foto tirada com ISO 100 é significativamente mais nítida e limpa do que uma foto tirada com 1600.

Ou seja, em cenários bem iluminados, um valor mais baixo é melhor.  Por outro lado, quando há menos luz disponível, é necessário um valor mais alto para compensar.

Aumentar o ISO ajuda a tirar uma foto de maior qualidade em muitas situações porque permite que você use uma velocidade de obturador mais rápida e uma abertura menor para obter um resultado mais nítido. 

Situações em que um ISO alto faz sentido:

Fotografia em ambientes com pouca luz

Iso auto. Fotografia feita a noite céu estrelado - pouca luz e muitas sombras

Fotografar em áreas escuras é sempre um desafio. O ruído produzido por câmeras modernas não é tão ruim assim. É possível aumentar seu ISO para 3200 e 6400 sem muita perda de qualidade.

Muitas vezes só ajustar a velocidade do obturador e a abertura, não é o suficiente para melhorar luz e nesse caso, aumentando o ISO, é possível obter imagens mais brilhantes, mesmo em ambientes internos e à noite.

Ao fotografar objetos em movimento rápido

fotografia de homem correndo a noite em um local com pouca iluminação.

Quanto mais rápido o assunto, mais rápida a velocidade do obturador necessária para renderizá-lo com zero desfoque.

Por exemplo, se você estiver fotografando alguém correndo, pode precisar de uma velocidade de obturador de 1/500s. Se você estiver fotografando um carro em movimento, 1/1000 pode ser mais apropriado

Mesmo com uma luz relativamente boa, aumentar a velocidade do obturador para acima de 1/3200s resultará em uma exposição muito escura. Nessa situação você precisa aumentar. É melhor ter um pouco de ruído na imagem do que ter uma imagem embaçada.

Teste a sua câmera 

Embora existam as regras gerais, é importante avaliar os recursos ISO da sua câmera (ou da que você quer comprar).  Se você não consegue obter ter um aparelho para testar, há muitas análises detalhadas em sites especializados. Quase todas essas revisões discutirão os recursos de alto ISO e geralmente tem fotos como amostra.

Agora, se você já possui a câmera, teste. Use uma velocidade de obturador rápida e uma abertura entre f/8 e f/16 para que as fotos sejam nítidas, foque sua lente em um objeto próximo e tire uma série de fotos, indo do ISO mínimo até o máximo de sua câmera. 

Em seguida, abra as imagens em seu computador e dê um zoom de 100%. Dessa forma você entenderá os tipos de ruído da sua máquina.  Se você puder imprimir suas fotos como um teste, fica ainda melhor para ver como fica a granulação e as diferenças entre as imagens.

Para ver essas diferenças serem perceptíveis é necessário imprimir em tamanhos maiores, como 20 × 30. Então teste. A melhor forma de entender sua câmera é praticando com ela.


Se você assim como nós é apaixonado por fotografia, talvez seja interessante pensar em fazer um curso de fotografia online, aqui no blog temos algumas sugestões!

Esse artigo foi útil pra você? Comente aqui abaixo como foi sua experiência! Obrigada por prestigiar nosso trabalho com sua leitura e até a próxima!

1 comentário em “Faça-se a luz: entenda a importância do ISO na fotografia”

  1. Sonia Regina Gois Rodrigues da Silva

    Achei o artigo super interessante, eu achava que não podia mudar o iso de jeito nenhum, mas vi aqui pelo artigo que posso sim e que as fotos mesmo assim podem ficar boas. Até porque se a câmera tem o recurso eu posso usar. A minha Canon T7 vai até 6400. E quando uso alto acho que as fotos ficam boas até. Muito obrigada pelas dicas e esclarecimentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima