Composição na fotografia: 7 dicas para melhorar suas fotos

Composição na fotografia

Sem dúvida, todo fotógrafo iniciante precisa dominar alguns princípios básicos. E um deles é a composição na fotografia. Afinal, é a forma como cada componente está posicionado dentro da imagem que torna uma foto esteticamente chamativa.

Uma cena bem composta tem equilíbrio, um foco de interesse e um plano de fundo que não desvia a atenção do tema principal. Então, preparamos um guia completo para você conhecer as principais regras a serem seguidas e melhorar suas fotos. Continue lendo!

O que é composição na fotografia?

Dicas de composição na fotografia

Compor uma imagem é organizar os seus elementos com o intuito de adequá-los à ideia central ou ao objetivo do seu trabalho. Ou seja, nada mais é do arranjar os componentes dentro do quadro. Veja também o artigo regra dos terços.

Uma foto pode ser constituída por várias partes diferentes, ou apenas algumas. No entanto, é a forma como o artista arruma cada uma destas partes que faz com que uma fotografia seja mais ou menos interessante para quem a vê.

Quais são os elementos da composição na fotografia?

O que é composição na fotografia

Existem inúmeros elementos que podem fazer parte de uma imagem. Em seguida, você confere os 10 principais itens que compõem a maioria das fotos. Eles estão divididos em duas categorias, conforme o seu tipo.

Objetos

Os primeiros seis componentes dizem respeito aos objetos que podem ser encontrados em uma fotografia.

  • Pontos: é o mais simples dos elementos da composição na fotografia. Quando pensamos no ponto da Matemática, trata-se de uma unidade sem dimensões. No entanto, na foto ele é uma pequena área de interesse que capta o olhar. Em uma imagem que mostra uma montanha, por exemplo, seu cume pode ser considerado um ponto;
  • Linhas: enquanto o ponto chama a atenção, a linha guia o olhar do espectador. Pode servir para conectar dois elementos da fotografia. Além disso, é possível que tenha função de fronteira. É o caso da linha do horizonte em uma fotografia de paisagem;
  • Formas: componentes um pouco mais complexos, as formas, às vezes, são o próprio objeto da sua fotografia. Vão desde as mais óbvias, como o círculo do sol ou o retângulo de uma porta, até as mais abstratas, como silhuetas de pessoas e animais;
  • Texturas: regiões texturizadas tendem a ser mais chamativas para quem está vendo uma foto. A textura pode ser o tema central da imagem, mas, na maioria das vezes, serve para trazer dimensão e preencher o espaço entre outros elementos;
  • Cores: são elas que trazem emoção para uma fotografia. Só para ilustrar, tons quentes, como amarelo e vermelho, dão movimento e energia para o retrato. Azul e verde, por outro lado, deixam a imagem mais tranquila e remetem à natureza;
  • Tonalidades: por fim, temos a tonalidade, que nada mais é que o contraste da foto. Trabalhar bem com áreas claras e escuras permite maior fluidez e equilíbrio para a sua imagem.

Relacionamentos

Em vez de se aplicarem a objetos específicos da foto, esses quatro elementos dizem respeito à forma como as diferentes partes da composição na fotografia interagem entre si.

  • Distância: é um elemento importante porque objetos muito próximos um do outro ou das bordas da foto podem levar o olhar para longe do foco da imagem. O fotógrafo pode andar alguns passos para trás ou para frente a fim de encontrar o ângulo mais adequado;
  • Equilíbrio: cada parte de uma imagem tem seu peso visual e, para que sua fotografia seja harmoniosa, vale balancear itens que chamam atenção tanto no seu lado direito quanto no esquerdo;
  • Espaço (positivo e negativo): espaços positivos são aqueles que prendem o olhar, enquanto os negativos preenchem as regiões restantes da imagem. Quanto mais espaço positivo há em uma foto, mais abarrotada ela parece;
  • Padrões: podem ser qualquer elemento que se repete na fotografia, como texturas, cores e formas. Identificar padrões e incluí-los na sua captura pode render trabalhos cheios de força e personalidade.

Como fazer composição na fotografia?

Veja detalhes composição fotografica

Agora que você já conhece os elementos que fazem parte da composição na fotografia, veja, em seguida, 7 dicas para melhorar suas fotos! Mas lembre-se de que a finalidade aqui não é te deixar preso a regras e padrões.

O importante é que entender os princípios básicos te ajude a encontrar sua própria maneira de ver o mundo.

1. Escolha o focoda composição na fotografia

Com toda a certeza, sua imagem pode ter mais do que um ponto de interesse. Só que apostar em uma área focal é a forma mais segura de obter uma boa foto.

2. Preste atenção ao plano de fundo

Tente encontrar um cenário discreto para tirar a sua foto. Afinal, se o fundo tiver objetos disformes e áreas com muita exposição de luz, o olhar do espectador pode se distanciar do ponto focal da fotografia.

3. Preencha o quadro

A fim de evitar que arredores muito poluídos roubem a cena, é possível usar o zoom e aproximar a câmera do assunto da foto. Isso funciona principalmente no caso de retratos.

4. Use molduras para composição fotográfica

Ideias

Para dirigir o foco para um objeto, basta emoldurá-lo. As molduras podem ser artificiais – como pontes e arcos –, naturais – é o caso de galhos de árvores – ou até humanas – como em um retrato em que o modelo coloca os braços em torno do rosto.

5. Procure padrões e simetria

Utilizar elementos repetidos é uma ótima maneira de tirar uma foto impactante. Uma longa fileira de prédios ou de árvores, por exemplo, pode guiar a visão até o foco da imagem.

6. Crie profundidade

Não é porque uma fotografia tem só duas dimensões que não pode ter profundidade! Obtenha o efeito usando cores, texturas e encontrando os melhores ângulos com a câmera.

7. Pratique!

Afinal, você pode até dominar a teoria. Mas é o treino que faz um bom fotógrafo. Experimente com diferentes técnicas para criar o seu estilo pessoal!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *