Curso de edição de fotos: veja nossas dicas

Curso de Edição de Fotografia

O curso de edição de fotos é uma forma de aperfeiçoar habilidades de um fotógrafo. Não apenas isso, como é um jeito de um iniciante entender como uma foto vai além do momento do clique.

Quais programas usar e a importância da pós-produção são outros pontos para aprender. Portanto, você confere no artigo a seguir tudo isso e até os erros que deve evitar quando for tratar suas fotografias.

O que é a pós-produção na fotografia

Cursos de edição de fotografia

Para começar, a pós-produção na fotografia é o tratamento digital nos registros. Dessa maneira, ele é feito com o uso de softwares que você aprende a mexer com um curso de edição de fotos.

Mesmo que seja amador ou profissional, tratar o retrato é crucial. Afinal, ainda que a foto seja boa, ela pode ficar ainda melhor depois desse processo.

Pós-produção nos dias atuais do curso de edição de fotos

Hoje em dia, tratar imagens é algo muito mais fácil de se fazer. Afinal, há muitos programas e aplicativos disponíveis para esse intuito. Nesse sentido, é possível editar fotos até no celular ou em um tablet.

Em tempos mais antigos, por exemplo, os métodos eram mais difíceis e primitivos. Dessa maneira, vale destacar dois deles:

  • Processamento cruzado de filme slide colorido;
  • Ou de filme negativo colorido.

De modo geral, essas opções envolvem elementos químicos para tratar fotos. Entretanto, nem sempre os resultados ficavam muito precisos. Veja mais detalhes em História da fotografia: Onde surgiu e como a fotografia evoluiu.

A importância de tratar fotos na pós-produção

Nem mesmo os profissionais acertam todas as vezes ao longo do trabalho. Por exemplo, o enquadramento pode ficar um pouco fora do ideal, a luz pode ficar clara ou escura demais.

Com um curso de edição de fotos, a pessoa consegue melhorar esses e outros pontos. Assim, o resultado final pode ficar muito melhor do que na imagem original.

Diferenças entre tratamento, edição e manipulação no curso de edição de fotos

curso de edição e fotografia

Nos dias atuais, esses termos são muito comuns e vistos como sinônimos. Contudo, caso você não saiba, eles não são a mesma coisa. Desde já, você confere os detalhes de cada um e como eles se conectam:

Tratamento

Tratar uma foto significa melhorar ela em alguns pontos para destacar objetos. Dessa maneira, o usuário deve ajustar atributos como contraste, brilho, saturação, cores e etc.

É por meio desse processo que é possível definir uma coloração para a foto. Como resultado, o registro pode ter um aspecto mais pastel ou mais vibrante para exibição.

Edição

A edição, por sua vez, é o primeiro passo a ser realizado em fotos. Logo, é quando o fotógrafo faz a seleção das imagens que serão tratadas. Por fim, é comum se referir a este conceito como curadoria de fotos.

Manipulação

Este é um dos passos que nem sempre é feito, mas pode ser necessário. Ou seja, é quando o usuário altera atributos como luz, cenários e adiciona efeitos. Logo, fica a cargo da pessoa fazer algo mais limpo ou fazer manipulações mais fortes.

Softwares que se aprende no curso de edição de fotos

Em cursos ou aulas que se relacionam a pós-produção na fotografia, alguns softwares são essenciais. Então, veja a seguir alguns dos mais famosos e eficientes nessa área.

Adobe Lightroom

Um dos principais quando o assunto é editar imagens e também um dos mais usados. A princípio, o Lightroom é o ideal para editar e tratar fotos.

Ele é completo e mostra detalhes do registro, como a câmera, a abertura e a lente usada. Por fim, também pode ser baixado em loja de aplicativos para uso em dispositivos móveis.

Adobe Photoshop

Talvez este seja o mais popular de todos, porque ele possui até um termo próprio. Foi criado em 1990 e desde então muitas pessoas o usam com frequência.

De início, o foco eram manipulações mais simples, mas ele foi ganhando novas funções. A partir disso, hoje é possível tornar uma foto comum em pintura com seus atributos.

GIMP

O GIMP é uma opção gratuita, porém com menos funções comparado aos dois anteriores. Além disso, é muito popular entre pessoas que usam Linux, um sistema operacional que não suporta softwares do Adobe.

Ainda que seja mais limitado, ele cumpre bem o papel de tratar fotos. Então, para quem é iniciante, ele pode ser útil.

Curso de edição de fotos: o que é possível corrigir na pós-produção

Curso de edição de fotografia

Depois de entender um pouco desses pontos sobre pós-produção, saiba em que você pode fazer retoques:

  • Luz e brilho;
  • Deixar uma parte da foto com menos destaque;
  • Cores e, por fim, retirar detalhes da foto.

Luz e brilho

Em certas ocasiões, a luz pode prejudicar alguns detalhes da foto. Portanto, alterar esses pontos ajuda a ter uma imagem mais clara ou com sombras melhores.

Deixar uma parte da foto com menos destaque

Vai depender da intenção do fotógrafo, mas ofuscar alguns elementos ajuda em uma foto mais artística. Então, o curso de edição de fotos pode ensinar a como fazer isso e tornar aquele retrato com um aspecto mais clássico.

Cores

Um dos atributos comuns de manipular são as cores de uma imagem. Dessa forma, o usuário pode deixar ela mais quente mais fria ou até em preto e branco.

Retirar detalhes da foto

Seja em retratos ou em fotos externas, de paisagens, essa ação pode ocorrer. A princípio, o editor pode remover alguns objetos que atrapalham na fotografia.

Os erros mais comuns que podem ser evitados com curso de edição de fotos

É normal errar, ninguém está livre disso e pode ocorrer por exagero na ideia. Afinal, nem sempre a foto vai estar pronta logo depois do clique. Assim, erros acontecem por exagero na hora de tratar as imagens.

Com isso, veja a seguir alguns dos mais comuns para evitar quando for editar fotografias:

  • Deixar as sombras claras demais ou escuras em excesso;
  • Exagero na saturação, o que pode tornar, por exemplo, a pele laranja ou vermelha;
  • Adicionar efeito de nitidez para corrigir foco e deixar a foto artificial;
  • Mexer na composição e deixar a foto menos atraente;
  • Tentar reduzir o ruído e acabar com uma foto em aspecto de cera ou embaçado.

Um pouco do que se aprende no curso de edição de fotos

Neste texto você viu alguns dos pontos que o curso de edição de fotos ensina. Ou seja, assuntos que envolvem a pós-produção e os programas mais famosos para tratar as fotografias.

Deu para notar, além disso, que nem sempre o clique é perfeito. Então, essa medida ajuda a melhorar o que já está bom ou recuperar o que parecia ruim.

Os erros, por fim, fazem parte do aprendizado, então não precisa se preocupar.

Afinal, nem tudo nessa área é regra, tudo depende da ideia e do sentimento que o fotógrafo teve na hora do registro. Veja também nossa seleção de Cursos de Fotografia Online – Os 6 Melhores [2021].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *