Como fazer a impressão de fotos profissionais

Se você é um fotógrafo profissional ou planeja ser, precisa experimentar ver o seu trabalho impresso. É por isso que escrevemos este artigo, que explica tudo sobre as diferentes mídias de impressão de fotos.

Isso porque as telas de computador não mostram tanto as falhas como realces estourados ou detalhes de sombra perdidos.

Imprimir seu trabalho permitirá que você veja onde precisa melhorar na sua exposição e retoque. Além disso, faz com que você veja o que os seus clientes enxergam ao imprimir suas fotografias.

A impressão permite que um cliente em potencial experimente seu trabalho. Pessoas adoram ter algo tátil para segurar.

O que é a impressão de fotos?

Impressora imprimindo em papel brilante diversas fotografias de paisagem e em cores.

É um processo referente a qualquer item fotográfico criado por meio de um processo de impressão física. O tipo de impressão de fotos mais conhecido é a impressão em papel. 

O papel é um material clássico no mundo da fotografia, graças à sua flexibilidade, aparência refinada e facilidade de criação. Além disso, é leve e de baixo custo.

Além disso, ele possui diferentes texturas de superfície e têm uma variedade de conotações que podem ser usadas de acordo com tipos específicos de imagens. 

Alguns tipos de papel, como brilhante, acetinado, pérola ou semibrilhante, são mais usados ​​em casos em que você deseja que a mídia de impressão não concorra com a própria imagem. 

Esses tipos de superfície fornecem uma boa variedade de tons com brilho suficiente para fornecer um preto profundo, mas ainda têm qualidades reflexivas mínimas para não criar reflexos na superfície.

Mas você também pode imprimir usando vários outros meios e pode dar às suas imagens aparências diferentes.

A tela difere da impressão 

Na hora de mandar fazer a impressão de fotos, é importante saber que a imagem nunca alcançará os 100% de precisão entre o que o fotógrafo observa no monitor e o que vê no material impresso. Uma correspondência exata é impossível porque a luz refletida nunca é a mesma que a luz transmitida. 

A foto no monitor é luz transmitida e a impressão é luz refletida. Ou seja, a precisão da cor percebida durante a impressão de fotos depende muito da temperatura que a luz está atingindo. 

Por exemplo, a luz do dia fará com que a impressão pareça diferente do que o visto usando uma luz artificial. Como a impressão é exibida também é algo a ser considerado. Você colocará essa impressão com ou sem uma moldura? Tudo isso afeta no resultado da sua impressão de fotos. 

A importância de calibrar seu monitor

Profissional masculino trabalhando em um estúdio de fotografia. Está se preparando para fazer a impressão de fotos.

Antes de começar a imprimir suas fotos, você precisa calibrar o monitor do seu PC.  Cada tela renderiza suas imagens de maneira diferente. Sua tela aparecerá diferente da tela do seu cliente.

Ao calibrar seu monitor, você sabe que o resultado que está enviando ao seu cliente está correto. Isso também significa que você e sua impressora estão seguindo um padrão definido que garantirá o mesmo resultado.

Ter um monitor calibrado significa que ele exibe cores e tons de maneira consistente e correta, determinada por meio do uso de auxiliares ou técnicas de calibração.

Os benefícios de trabalhar com um monitor calibrado incluem reprodução de cores mais precisa ao compartilhar imagens online (no entanto, isso depende de outras pessoas que também usam um monitor calibrado) e um fluxo de trabalho de impressão mais eficiente.

Por isso, é  importante  calibrar sua tela regularmente. Alguns fotógrafos calibram o monitor toda vez que se sentam para retocar suas imagens.

Como fazer a calibração 

Há uma grande variedade de ferramentas de calibração disponíveis para ajustar seu monitor, e a maioria funciona de maneira semelhante. Usam um colorímetro e um software para obter a calibração mais próxima possível do objetivo. Entre essas ferramentas podemos citar o Calibrite ou Spyder Pro.

O fotógrafo pode escolher uma ferramenta de sua preferência e também imprimir pequenas provas para ter uma noção de como a impressão fica em relação ao que está sendo visto e ajustar.

Carregue um arquivo bem editado

Para obter o máximo de detalhes ao imprimir fotos, certifique-se de que os arquivos carregados estejam configurados para 300 ppi. Isso é para maximizar os detalhes. 

Ao carregar um arquivo de menor quantidade de pixels, acontecerá uma perda apreciável nos detalhes. Isso dependerá de fatores como a mídia em que você imprime, a distância de visualização e a tolerância pessoal. 

Dimensionando suas fotos

profissional feminina escolhendo melhores poses no lap top para imprimir

Tamanho e resolução andam juntos. Para grandes impressões de alta qualidade para pendurar na parede, por exemplo, a resolução da imagem precisa ser muito alta. Caso contrário, a pixelização será visível.

É por isso que é  necessário que a resolução na saída no Photoshop ou Lightroom seja de pelo menos 300 DPI.

DPI significa “Dots-per-Inch” e é o número de pontos por polegada impressa. As imagens digitais são compostas por “pontos” (pixels) em forma de quadrado. Quanto mais pontos, maior a qualidade da impressão para nitidez e detalhes.

O DPI é calculado usando as dimensões de pixel da sua imagem digital e o tamanho da saída. Este é o tamanho da sua impressão. 300 DPI é o mínimo para uma arte. O DPI é diferente do PPI, mas eles geralmente se confundem. PPI refere-se à pixels por polegada e é usado para se referir a mídia digital. DPI refere-se a impressão.

Tipos de impressão de fotos

impressora acabou de fazer impressão de fotos

Existem várias opções. É possível fazer impressões em madeira, impressões em acrílico ou até pôsteres.

Mas aqui estão as escolhas mais populares:

  • Papel de foto
  • Tela
  • Acrílico
  • Metal

Papel

diversas fotografias sobre uma mesa- Impressão de fotos

As impressões em papel são um clássico no mundo da fotografia, graças à sua flexibilidade, aparência e facilidade de criação. Uma impressão em papel é leve e de baixo custo.

Você pode comprar impressões em papel de todos os tamanhos, desde pequenas impressões de 4 x 6 até peças de 40 x 60. Ou você mesmo pode fazer uma boa impressão, investindo em uma impressora doméstica de custo relativamente baixo.

Mas as impressões em papel variam em qualidade e é difícil saber quanto tempo durará uma impressão em papel sem examinar os materiais usados ​​no processo de impressão. 

Além disso, elas são frágeis, e é por isso que você geralmente adiciona uma moldura para evitar que arranhões, impressões digitais e outros desgastes destruam a imagem.

E as próprias molduras podem ser caras, portanto, mesmo que você economize nos custos de impressão, ainda terá o custo da moldura.

Por outro lado, as impressões em papel oferecem cores muito realistas, de modo que suas imagens ficarão bonitas sem nenhuma distorção de cor ou tom.

Qual o melhor papel?

fotos impressas espalhadas sobre um fundo de madeira

A escolha do papel é subjetiva e não há papel certo ou errado, mas muitos fotógrafos têm seus favoritos. Os papéis brilhantes, por exemplo, são altamente reflexivos com uma superfície lisa e aumentam a vibração das imagens. Eles têm uma excelente gama de cores e boa faixa de contraste, produzindo pretos ricos e profundos.

Há uma boa variedade de papéis com diferentes pesos e acabamentos disponíveis. Alguns fotógrafos preferem a sensação contemporânea de papéis foscos ou semi brilhantes.

Você deverá imprimir as suas fotografias em papel específico para o meio fotográfico. Eles permitem que a tinta seja mantida na superfície em vez de ser absorvida. Um papel de baixa gramatura parecerá frágil. 

Brilhante ou fosco

As impressões brilhantes são mais reflexivas, enquanto as impressões foscas enfatizam a textura e oferecem uma aparência mais suave.

Embora as impressões brilhantes pareçam um pouco mais vivas, o revestimento tem brilho. E a aparência texturizada de belas-artes das impressões foscas as torna ideais para mostras de arte e exposições de fotos.

Em mostras de arte local, a maioria das impressões são foscas. Papéis foscos (incluindo papéis texturizados para belas-artes) são geralmente considerados melhores para impressões emolduradas.

Porém, a gama de cores e a faixa de contraste são mais estreitas e por isso eles podem ser difíceis, especialmente para impressores inexperientes.

Papéis semi brilhantes podem ser considerados um meio-termo razoável entre os dois. Eles têm gama de cores e gama de contraste semelhantes aos papéis brilhantes, mas não são tão reflexivos.

Os papéis à base de fibra geralmente apresentam boas características quando se trata de impressão: ampla gama de cores, excelente contraste e refletividade baixa – tem custo alto. 

Telas

Telas decorativas impressas e empilhadas

A tela costumava ser uma forma extremamente popular de exibir impressões de fotos. No entanto, sua superfície fortemente texturizada pode esconder uma infinidade de falhas.

Metal e acrílico 

Por outro lado, o metal oferece uma aparência mais fresca e moderna, assim como o acrílico. 

Qual é o melhor meio para imprimir fotos?

A melhor mídia depende de suas necessidades. O papel é muito tradicional e pode oferecer muitas opções: uma aparência fosca de arte, uma aparência moderna e brilhante ou uma aparência de álbum de fotos brilhante.

Além disso, você pode optar por exibir suas impressões em papel de várias maneiras: com tapetes, com molduras,em formato de livros e etc. 

Comece a imprimir 

fotografa escolhendo fotos impressas em papel

Imprimir suas fotografias é desafiador porque é uma forma diferente de traduzir sua fotografia.

Quer você imprima suas próprias fotos ou as faça profissionalmente, você as verá com olhos completamente diferentes e vai adorar ver seu trabalho impresso.

A obtenção de impressões de cores precisas e de alta qualidade requer algum trabalho e compreensão da impressão de fotos de sua parte. Você também precisa controlar suas expectativas devido às diferenças inerentes entre luz transmitida e refletida. 

Também é importante imprimir em mídia de alta qualidade, usando boas tintas e impressoras. O serviço de impressão online correto também faz uma grande diferença.

Você deve confiar suas fotografias a uma empresa bem estabelecida, com atendimento ao cliente exemplar e dedicação à arte e à ciência da impressão. Portanto, não tenha medo de começar!

1 comentário em “Como fazer a impressão de fotos profissionais”

  1. Matéria incrível e necessária. Sou fotógrafo de casamentos a 15 anos, e cada dia que passa tenho percebido que os fotógrafos tem se rendido ao digital e tem imprimido cada vez menos fotos. A fotografia de papel está morrendo e não deveria ser assim. Admiro blogs e sites que dão essa atenção a fotografia impressa. Parabéns por isso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima