Conheça quais tipos de lentes fotográficas essenciais

Tipos de lente Fotográfica

Existem hoje vários tipos de lentes fotográficas no mercado. Mas, é importante saber qual escolher e neste artigo você encontra as dicas certas.

Por isso, continue lendo e saiba como comprar a melhor para o seu trabalho.

Tipos de lentes fotográficas

Existem dois modelos principais: as de zoom e as primes ou fixas. Com isso, as primeiras são as mais comuns no mercado da fotografia. Sobretudo, os iniciantes tendem a preferir usar esse tipo de material.

Tal escolha se dá porque, ela é mais completa no quesito estrutura. Ou seja, ela possui muitos comprimentos focais e conseguem captar distâncias maiores.

Por outro lado, a qualidade cai um pouco nos extremos e cantos da foto.

O comum é que encontrem o ponto ideal nessas lentes fotográficas para usar. Mas, no caso das fixas, como o nome já diz, há um foco específico.

Logo, quer dizer que são mais limitadas, com menos elementos e fáceis de construir.

Como elas são voltadas para uma única distância de objeto, possuem qualidade maior. Enfim, entrega uma nitidez em todos os pontos da imagem.

Por isso, profissionais com mais habilidade e poder aquisitivo, preferem ter várias delas.

Marcas conhecidas de lentes fotográficas

Marcas mais conhecidas

Algo que acontece em todos os setores de bens de consumo é existir marcas mais famosas. Então, com as lentes fotográficas não é diferente e algumas lideram o mercado. Com isso, nas próximas linhas você vai conhecer quais são elas:

  • Canon;
  • Nikon;
  • Sony;
  • Apple;
  • Fujifilm.

Essas são as mais conhecidas e que os fotógrafos preferem comprar. Principalmente, pela qualidade e resistência dos materiais.

Logo, esses são os fatores que levam alguém do ramo a comprar um equipamento desses.

Pessoas que estão no início da carreira ficam com dúvidas sobre qual marca escolher. Até porque, não são itens baratos e errar na decisão pode ser crucial para o trabalho.

Por causa disso, neste artigo, você vai descobrir como escolher as mais indicadas em cada caso.

Categorias das lentes fotográficas

São três categorias principais e dentro desse contexto, abaixo você vai conhecer melhor cada uma delas.

Grande angular

A distância do foco desse tipo de lentes fotográficas é menor que 40 mm. Por isso, ela tem um ângulo para a visão bastante amplo. Quem observa um vídeo ou imagem que ela captura, tem a sensação de imergir na arte.

Posto que ela acolhe vários objetos dentro do ambiente. Assim, é ideal para tirar fotos em locais pequenos. Além do mais, ela consegue desfocar muito bem o fundo em um efeito chamado bokeh.

Lentes fotográficas médias ou normais

Constitui um conjunto de 6 lentes com uma distância focal de 50 mm. Aliás, vale destacar que o seu nome é “normal” porque parece com o olho humano. Em síntese, é uma lente clássica.

Teleobjetivas

Essa é a lente que os profissionais do fotojornalismo usam para fazer seus trabalhos. Na verdade, elas são brancas para que nas guerras ninguém as confunda com armas. Para essa função, elas precisam de uma distância focal maior do que 50 mm.

Não só serve para esse fim, mas também para fotógrafos que registram a natureza. Além disso, também é muito útil para os famosos paparazzis.

Principais classes de lentes fotográficas e suas funções

Dentro das categorias que você viu acima, existem alguns subtipos de lentes de fotografia. Então, a seguir, saiba quais são elas.

Macro

Lentes desse tipo servem para quem deseja tirar fotos de objetos bem próximos. Uma vez que ela permite bastante nitidez nesses casos.

Por isso, para fotografias de insetos, detalhes e texturas, essas lentes fotográficas são ideais. Esse estilo de fotografia tem o nome de macrofotografia.

Tilt-shift

É para quem deseja ter sua arte em novas perspectivas. Um exemplo de uso delas é daqueles vídeos onde tudo parece ser de miniatura. Além do mais, ela consegue embaçar as bordas.

Lentes fotográficas fisheye

Do inglês olho de peixe, esse subtipo de lente é para quem fotografa esportes radicais. Aliás, a maioria dos skatistas que gravam vídeos possui uma dessas. Posto que elas conseguem uma perspectiva bem ampla do ambiente.

De cinema

Esses são os tipos de lentes fotográficas mais caras do mundo inteiro. Por isso, pode chegar a custar mais de 30 mil reais. Uma vez que a qualidade delas é extremamente alta, bem como precisa.

Mesmo que você use o zoom, ela mantém o foco. Dessa forma, quem trabalha com estúdio gosta de usar uma dessas, por causa da potência que elas possuem.

O que observar na hora de escolher tipos de lentes fotográficas?

O que observar na hora de comprar lentes fotográficas

Antes de começar a pesquisar sobre quais lentes tipos e marcas adquirir, estabeleça um valor. Já que, isso vai influenciar em qual é o melhor modelo para a sua real necessidade.

Lentes com distâncias focais muito altas ou extremamente baixas são mais caras. Mas, não é só isso que torna a câmera com um custo maior, pois existem outros fatores.

Por exemplo, a abertura do diafragma pode aumentar o preço delas também.

Só que o equipamento não é o único elemento que importa para tirar fotos com qualidade.

Posto que a edição também é algo crucial nesse quesito. Então, é só definir tudo o que você precisa e pesquisar muito.

Tenha os seus objetivos à vista sempre. Além do mais, organização também é algo essencial para essa e qualquer outra profissão. Com isso, é possível fazer a escolha certa da sua lente na hora de fotografar.

✍🏾Lentes que todo fotógrafo precisa ter

É claro que depende do trabalho que você faz, mas algumas lentes fotográficas são fundamentais.

Pois, servem para diversos tipos de ocasião. Algumas são as mais populares entre os fotógrafos e se adequam para quase todo tipo de foto, assim, veja quais são:

De 18 ou 55 mm

50 ou 35 mm

24 ou 28 mm

Tipos de Lentes Fotográficas- Dicas imperdíveis

Não há dúvidas de que para um colecionador de lentes de fotografia, esses são os principais modelos que ele precisa ter com ele. Isso porque, são consideradas as básicas no setor.

Pesquise antes de adquirir

Como tudo depende de organização, pesquisar é o primeiro e principal passo para comprar esse material.

Sobretudo, se você está entrando no ramo agora e não sabe muito sobre o assunto. Logo, evita-se que cometa um erro ao escolher as primeiras lentes fotográficas.

Obrigada por nos prestigiar com sua leitura.

Volte sempre! Um abraço 🖖🏾

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.