O que é uma foto retrato?

A foto retrato é um dos tipos mais belos e ambiciosos de fotografia. Afinal, tirar fotos de pessoas requer não apenas habilidade, mas também um toque humano que garante que o retrato realmente imortalize alguém.

Ao longo desse artigo, você tenderá o que é o retrato e quais são as principais dicas para tirar uma bela foto. Portanto, não deixe de ler até o final!

Sem mais delongas, vamos começar.

O que é foto retrato

O que é uma foto retrato?

Basicamente, esse tipo de fotografia consiste no registro de pessoas. Pode ser um único indivíduo, um casal, um grupo de amigos, enfim. O importante é que a câmera esteja diante de uma pessoa!

A foto retrato conta técnicas de composição e iluminação específicas. Como a figura humana é, na maioria das vezes mais importante que o cenário em si, é preciso configurar a câmera para capturar todas as características individuais do seu objeto!

Quem quer trabalhar como fotógrafo encontra um grande mercado nessa categoria. Afinal, os retratos englobam também fotografia de casamento, para publicidade e diversos outros eventos. Logo, pode ser uma ótima opção de especialização.

Agora que você já sabe o que é a foto retrato, quais são as melhores formas de garantir uma imagem perfeita? Dentre as principais dicas, podemos ressaltar:

Conheça bem o seu equipamento

dicas de foto retrato

Essa é uma dica importante para qualquer área da fotografia. Conhecer os aspectos técnicos da câmera é o primeiro passo para corrigir a iluminação, contraste, velocidade do obturador e outros fatores imprescindíveis para a foto retrato perfeita.

Então, antes de começar a tirar fotos, ajuste essas configurações de acordo com o ambiente. Aqui, não existe um padrão. Tudo vai depender da luz natural e dos elementos que fazem parte do cenário escolhido para criação do retrato.

Escolha uma boa lente

Existem algumas lentes que fazem toda a diferença para tirar foto retrato. Dentre todas as opções do mercado, são destaques:

  • 40 mm f/2.8;
  • 50 mm f/1.2;
  • 50 mm f/1.4;
  • 50 mm f/1.8;
  • 85mm f/1.2;
  • 85mm f/1.8;
  • 100 mm f/2.8;
  • 24-105 mm f/4;
  • 70-200 mm f/2.8;
  • 70-300 mm f/4-5.6;
  • 75-300 mm f/4-5.6.

Cada uma dessas lentes possui características especificas que auxiliam no retrato, como distância focal, zoom e claridade. Porém, vale ressaltar que não é obrigatório comprar uma dessas lentes. Embora elas possam facilitar o trabalho, com a técnica correta você pode criar uma foto retrato sem dificuldades.

Mantenha o foco na pessoa

Foto retrato

Como já mencionamos, a foto retrato é centralizada nas pessoas. Portanto, elas devem ser o foco da imagem.

Bons fotógrafos são capazes de capturar a personalidade e características individuais de alguém por meio de uma imagem. Se você almeja esse tipo de resultado, é essencial que saiba identificar os melhores momentos do seu objeto de fotografia.

Focar a câmera nos olhos ou no sorriso pode ser uma ótima forma de capturar essa essência. Afinal, é nessas regiões que as emoções ficam mais claras. Além disso, movimentos naturais da mão e dos cabelos também criam resultados naturais e belos para a foto retrato.

Embora não exista uma receita padronizada de como manter o foco em alguém e transmitir emoções pela foto, saiba que isso é inerente aos fotógrafos. Com a prática, você conseguirá desenvolver esse olhar para melhorar suas imagens.

Faça a pessoa se sentir confortável

Você sabe o que é foto retrato

Por último, não podemos deixar de citar essa dica tão importante da foto retrato. Para conseguir uma boa foto, é imprescindível que seu modelo esteja confortável diante da câmera.

A simpatia e espontaneidade de um fotógrafo ajudam a pessoa a se soltar durante as sessões. Logo, ela coloca mais emoção em seu próprio corpo. Consequentemente, as fotos são mais naturais!

Assim como outros campos da fotografia, a especialização em foto retrato também exige muito estudo e prática. Então, que tal aproveitar os próximos dias para treinar com alguém em quem você confie? Pode ser um irmão, namorada, mãe ou amigo: o importante é treinar o seu olhar de fotógrafo!

Caso você ainda tenha dúvidas sobre o tema, deixe seu comentário no espaço abaixo. Aproveite também para divulgar o artigo nas redes sociais.

Até a próxima!