Fotos artísticas: 5 Dicas que você precisa saber

Fotos artísticas: 5 Dicas que você precisa saber

Você sabe como fazer fotos artísticas? Quando pensamos em grandes fotógrafos, geralmente lembramos de fotojornalistas, profissionais que atuam com editoriais de moda, fotografia documental, eventos e afins. Nem sempre pensamos nos fotógrafos artistas. Logo, é comum não ter conhecimentos sobre esse segmento.

Então, se você quer saber mais sobre esse estilo de fotografia e quais são as melhores dicas para tirar fotos incríveis, esse é o artigo certo para você.

Sem mais delongas, vamos começar.

O que são fotos artísticas?

o que são fotos artísticas

Ao contrário da fotografia convencional, as fotos artísticas não buscam retratar a realidade. Na verdade, esse pode até ser o seu objetivo, mas a foto não terá um resultado convencional. Afinal, aqui, vale-se a emoção do fotógrafo que será transmitida de acordo com o seu desejo.

Portanto, o fotógrafo artístico é conhecido por praticamente correr de sua zona de conforto. Ele explora os limites da fotografia, busca referências e procura encontrar constantemente novas formas de retratar a realidade de acordo com os seus próprios moldes.

Isso abre margem para muita criatividade. Porém, ao mesmo tempo, é importante frisar que as técnicas de fotografia ainda são muito importantes para criar ótimos resultados.

Dito isso, como é possível dar os seus primeiros passos na fotografia artística? Bom, é aqui que entram as nossas recomendações.

Confira abaixo 5 dicas para fazer fotos artísticas:

Considere todas as técnicas de fotografia

Técnicas importantes para fotografias artísticas

Conforme mencionamos acima, é muito importante lembrar que as técnicas de fotografia ainda são válidas. Ter noção de profundidade, foco, balanço de cores, velocidade do obturador e outros conhecimentos técnicos pode, inclusive, ajudar você a transmitir mais emoção por meio da foto.

Um bom exemplo é justamente a velocidade do obturador. Você pode utilizar essa ferramenta para dar movimento às fotos, capturando cenas como o balanço do mar ou a queda de pingos de chuva.

Logo, nunca se esqueça de que a técnica é importante para qualquer tipo de fotografia, mesmo essa conhecida por “quebrar as regras”. Então, não desvalorize a importância de um curso de fotografia para melhorar seus resultados.

Busque referências

Fotos Artísticas

É comum que os fotógrafos se sintam meio perdidos e sem criatividade ao ingressar no mercado das fotos artísticas. Por esse motivo, buscar referências pode ser o ponto de partida que você precisa para começar.

Essas referências não precisam necessariamente ser de grandes fotógrafos. Como artista, você pode buscar inspiração em paletas de cores, livros, pessoas, cenários, enfim. Basicamente qualquer coisa pode ajudar você a construir o seu estilo de fotografia.

Uma boa rede social para ajudar nesse quesito é o Pinterest. Lá, é possível criar quadros de acordo com os seus gostos pessoais e consultar as fotos sempre que necessário. Por isso, essa é considerada a rede social número um de artistas e profissionais que trabalham com a criatividade.

Além disso, você pode seguir os fotógrafos que admira no Instagram e começar a criar o seu próprio portfólio. Tudo isso vai ajudá-lo a ter referências na hora de fotografar.

Não se limite

fotos artísticas

É muito comum criar limitações para a fotografia, principalmente quando falamos sobre fotos artísticas. Você pode pensar que não tem o equipamento correto, ou que isso não é uma profissão, ou que não tem os acessórios ideais para fotografar e por aí vai.

A beleza da fotografia artística é que todos esses empecilhos podem ser transformados em arte. Isso significa que você pode usar a criatividade para simular lentes e cores, com o papel celofane, por exemplo. Da mesma forma, pode usar possíveis falhas da sua câmera como forma de transmitir o seu pensamento.

Além disso, você pode usar as suas fotos para divulgar o seu trabalho online, inspirar outras pessoas e criar verdadeiras histórias por meio da fotografia. Então, não se limite! Use todos esses pensamentos a seu favor para começar a criar sua arte.

Fotografe o que você ame

Existem muitos segmentos dentro das fotos artísticas. É possível fotografar cenários, pessoas, investir no nu artístico, em fotomontagens, enfim. É um ramo muito variado e que oferece inúmeras possibilidades.

Portanto, você está livre para escolher os objetos de fotografia que você ama! Então, comece a buscar dentro de si o que lhe atrai e como é possível passar seus sentimentos para a câmera.

Treine muito!

Por último, não podemos nos esquecer da regra de ouro da fotografia: treinar. Independente do tipo de fotografia no qual você escolheu atuar, a prática é a forma mais eficiente de melhorar cada vez mais, tanto como artista, como profissional.

Então, não tenha medo de começar a tirar as suas fotos e divulgá-las para o mundo. Com o tempo, você perceberá a sua evolução e será capaz de desenvolver o seu próprio estilo de fotografar o mundo ao seu redor.

E aí, o que você achou das nossas dicas sobre como fazer fotos artísticas? Deixe seu comentário abaixo! Aproveite também para compartilhar esse artigo nas redes sociais.