Tipos de fotografia: detalhes que você precisa saber

Muitos aspirantes a fotógrafos têm dúvidas sobre quais são os tipos de fotografia. Afinal, dentre tantas coisas, pessoas e ideias que podem ser fotografadas, como é possível escolher apenas um segmento de atuação?

A boa notícia é que realmente há uma grande variedade de mercados nos quais você pode se profissionalizar. A profissão do fotógrafo é extremamente gratificante e permite que você registre momentos especiais que se enquadram em muitas categorias.

Porém, não há como negar que investir em apenas um segmento pode ser muito importante. Por mais que talvez você queira sempre registrar coisas diferentes, cada tipo de fotografia exige conhecimentos específicos.

Logo, para trabalhar de forma profissional, você deve dominar essas técnicas para garantir os melhores resultados.

Então, sem mais delongas, vamos falar sobre quais são esses segmentos?

Quais são os principais tipos de fotografia?

Fotografia publicitária

Fotografia Publicitária

A fotografia publicitária é um dos segmentos com maior demanda. Afinal, enquadram-se aqui muitos mercados, como produtos de beleza, alimentos, roupas, enfim. Isso significa que as possibilidades de trabalho são muitas.

Cada uma dessas opções exige suas próprias especializações. Na publicidade de alimentos, por exemplo, é preciso identificar as melhores formas de registrar o alimento de forma que ele pareça apetitoso. Por isso, o estudo contínuo é essencial.

Fotografia de moda

Tipos de Fotografia - Fotografar moda

Um dos tipos de fotografia mais exigentes é, sem dúvidas, o mercado fashion. Muitos confundem esse segmento com a fotografia publicitária, mas é importante diferenciá-los.

Quando falamos na categoria publicitária de roupas, é preciso vender uma peça. Aqui, a fotografia é feita para um e-commerce, por exemplo.

Por outro lado, a fotografia de moda tem como foco o mercado editorial. O fotógrafo precisa captar a essência de uma coleção e o que designer quer passar com um look. Isso envolve conhecimento específicos do mercado fashion, além de um entendimento extra dos profissionais envolvidos na criação.

Fotografia de viagens

Fotógrafo de viagem

Documentar viagens é algo muito prazeroso. Quem opta por atuar com esse tipo de fotografia costuma viajar muito, retratando luas de mel, viagens de formatura e muito mais. Eles podem ser contratados por redes de hotéis e até mesmo festivais ao redor do mundo.

Fotografia de retrato

Tipos de fotografia- Fotografia de retrato

A foto retrato tem como objetivo o registro de uma pessoa. Fotógrafos experientes conseguem retratar a personalidade de alguém apenas por uma foto. Isso é o que você deve almejar caso deseje trabalhar neste segmento.

No caso deste ramo específico, é preciso entendê-lo como um dos tipos de fotografia social. Ou seja, você pode ser contratado por alguém que quer fotos suas ou da família para recordação, um book de casamento, enfim. Também são muitas as possibilidades!

Fotojornalismo

Fotojornalismo

O fotojornalismo funciona como registro de momentos específicos. Ele é responsável por documentar jogos, reuniões, palestras, manifestações, eventos, enfim. Esse mercado atua como um complemento ao jornalismo tradicional – ou seja, escrito.

É justamente por isso que o fotógrafo que atua neste mercado costuma também ser formado em jornalismo. Afinal, não basta apenas fotografar. É preciso captar momentos que ajudem os leitores a entender acontecimentos.

Fotografia documental

Fotografia documental

Também é muito comum confundir esses dois tipos de fotografia. Porém, enquanto o fotojornalismo registra momentos específicos, a fotografia documental registra grandes acontecimentos históricos.

Para que você tenha uma ideia melhor da diferença, podemos usar a pandemia do coronavírus, iniciada em 2019, como exemplo. Isso é algo que vai marcar a história mundial, logo os registros fazem parte de um período no tempo, e não apenas um dia.

Pense na fotografia documental como algo que ilustra livros de história. Por meio das fotos, contamos a trajetória de um povo, por exemplo!

Fotografia infantil

Tipos de fotografia - Foto infantil

Por último, não podemos deixar de citar o mercado infantil. Esse é um dos tipos de fotografia que mais exigem conhecimentos específicos. Afinal, não basta apenas fotografar, é preciso também saber lidar com as crianças.

Fotografar bebês, por exemplo, é algo extremamente desafiador. Logo, o profissional especializado neste segmento já domina formas de posicionar o bebê de forma segura, de fazê-lo rir ou ficar parado para que se consiga a foto perfeita.

Como você pode ver, existem diversos tipos de fotografia nos quais você pode se especializar. Independente de qual for a sua escolha, lembre-se sempre de que esse é um mercado que se atualiza constantemente.

A cada dia, são lançados novos equipamentos e tendências que revolucionam a fotografia. Logo, você deve ficar sempre de olho no mercado para ser um profissional completo e entregar o melhor serviço para todos os seus clientes.

Caso você ainda tenha dúvidas sobre o tema, deixe seu comentário no espaço abaixo. Aproveite também para compartilhar o artigo nas redes sociais.