Ensaio fotográfico: dicas para conduzir com sucesso

Ensaio fotográfico: dicas para conduzir com sucesso

Conduzir um ensaio fotográfico parece um desafio difícil de superar. Explorar luzes, posturas e qualidades dos modelos enquanto encontramos o clique perfeito assusta e intimida.

Porém, conhecendo os elementos importantes, o que era desafio torna-se um prazer. E, ao final de tudo, a surpresa pode ser vista antes mesmo da pós-produção.

Se deseja conseguir o ensaio fotográfico de seus sonhos, veio ao lugar certo. Hoje, falaremos dos elementos que compõem o ensaio. E, de quebra, indicaremos boas práticas para você.

Que tal? Bom demais para ser verdade, não é mesmo? Então, desafio você a acompanhar tudo e colocar em prática. Você não perde por esperar!

O ensaio fotográfico como expressão artística

Grande parte do sucesso do fotógrafo depende disto: de entender o ensaio fotográfico como sua máxima expressão artística.

Tendo essa ideia clara, não só o ensaio fotográfico flui melhor. Ainda, seu resultado apresenta-se mais bonito e expressivo.

Tornar o ensaio algo artístico e de alma será o ingrediente principal de nossa receita. Desse modo, nos guiaremos sempre pela construção do ideal.

Planejando o ensaio fotográfico com precisão

Planejamento do ensaio fotográfico

Planejamento é a alma de praticamente tudo no mundo. Falando do ensaio fotográfico, é o coração e o caminho para bons resultados.

Deve-se começar a planejar antes de qualquer outra coisa. Afinal, é o planejamento quem ditará locação, equipamento, vestuário, maquiagem, cenário etc.

Por isso, pergunte-se sempre:

· O que pretendo fotografar?

· Qual mensagem desejo transmitir com meus cliques?

· Qual o local ideal para meu ensaio fotográfico?

· Que equipamentos vou precisar?

· Como posso me preparar para os imprevistos?

· Quando será o ensaio fotográfico?

Tendo respostas precisas para cada pergunta, seu ensaio fotográfico já estará encaminhado. Bastará trabalhar nos detalhes de cada questão para atingir a perfeição esperada.

Façamos, então, este caminho. Analisaremos, assim, os diversos paradigmas implícitos em cada etapa dessas. Vem comigo!

Sujeito/objeto do ensaio fotográfico

Um ensaio fotográfico pode registrar diferentes sujeitos. Sejam pessoas, produtos, momentos ou paisagens, os sujeitos serão nossa primeira preocupação.

Afinal, torna-se necessário trabalhar de forma distinta, depende do que fotografamos.

Faremos fotos de produtos para um catálogo? Ou de produtos para uma página de Instagram? Talvez seja uma campanha publicitária, com pessoas interagindo com o produto?

Nestes casos, o ideal costuma ficar no minimalismo. O fundo infinito acaba sendo, na maioria dos casos, a chave da perfeição. Aqui, nenhum cenário deve existir. Apenas o branco absoluto.

Porém, nos casos em que se quer dar vida e profundidade, cenários podem ter seu lugar. Fotos de alimentos frescos em jardins costumam ser belíssimas.

As campanhas publicitárias podem trabalhar com um misto entre os dois. É possível usar fundos infinitos com as cores da marca, mas compondo com alguns elementos além do produto.

Sujeitos humanos já tornam tudo mais complexo. Afinal, podemos estar a registrar apenas os modelos ou uma situação inteira. Neste caso, há que se criar toda a cena.

Um ensaio fotográfico de casamento, por exemplo, precisa de toda uma construção. Há que mesclar natureza, florais e tons claros, que destaquem o casal.

Outro exemplo interessante de ensaio com sujeitos humanos é o smash the cake. Escrevemos uma matéria exclusiva sobre este tema. Você, com certeza, aprenderá bastante.

Por fim, é possível que o objeto do ensaio fotográfico seja o cenário em si. Fotos de paisagem são as que demandam mais planejamento. Afinal, lidam com o caos e suas imprevisões.

O mais importante, independentemente do sujeito/objeto, é a veia artística. A história que será contada no ensaio fotográfico precisa de sua mão de artista. Por isso, atenção.

A necessidade de dirigir sujeitos humanos

É importante ter em mente que, além de artista e fotógrafo, você dirige seu ensaio fotográfico. Por isso, mesmo que o cliente seja o modelo, quem governa a situação é você.

Assim, é importante ser respeitoso e prestativo sempre. Porém não abra mão da firmeza em conduzir as cenas do seu jeito.

Encontrando modelos tímidos, lembre-se de confortá-los, deixando-os mais à vontade. Eventualmente, até um drink leve pode afastar o fantasma da timidez.

E, no caso de sujeitos incontroláveis, é bom estar preparado para tudo. Crianças, especialmente, demandam muita paciência e preparação. O mesmo vale para pets.

Mas não se aflija jamais. Se necessário, agende uma nova janela, para concluir os cliques. O importante é ter o resultado perfeito, não é mesmo?

O objetivo ou mensagem implícita no ensaio

Aqui, nos referimos ao significado tácito do ensaio fotográfico. Nosso esforço se baseará na resposta à pergunta sobre a mensagem.

Nesta etapa, já começamos a pensar nos elementos que comporão o ensaio. Cenário, vestuário, elementos secundários. Tudo entra no planejamento desta questão.

Por exemplo: se desejo um ensaio sensual bastante discreto, posso explorar o escuro, velas e o ambiente de um quarto. Assim, os modelos podem exalar sensualidade sem mostrarem muito.

Já um ensaio de verão pedirá o absurdo oposto. Vale sempre lembrar que tirar fotos na praia exige cuidados e preparações bem específicas.

E há, claro, os apelos óbvios. Um ensaio de halloween pede decorações com abóboras decoradas e morceguinhos de papel. Aniversários, bolo, balões e muito cor.

Alcançando a ideia, trabalhe todos os elementos com bastante zelo. Os cliques falarão por si, mais tarde.

Considerando a locação do ensaio fotográfico

Ensaio fotográfico de casamento

Definir o local do ensaio fotográfico vem logo a seguir. Já sei o que ou quem fotografarei. Do mesmo modo, já sei a mensagem implícita. Agora, é hora de definir o local.

Ensaios gestacionais, por exemplo, funcionam muito bem em natureza virgem. Rios, cachoeiras e praias selvagens funcionam muito bem.

Já os de casamento merecem um ambiente mais ameno e colorido. Jardins com cercas vivas e grama aparada funcionam muito bem. E nunca se esqueça do coreto. É batido, mas sempre funciona.

Todavia ensaios de book de modelos pedem sobriedade. Como o foco total é no sujeito, fundo infinito e pouquíssimos itens fazem tudo ficar perfeito. Não vá além de cadeiras e adornos, OK?

Perceba que já estamos com tudo claro sobre o que queremos e precisamos. E nem sequer encostamos em nenhum equipamento. Este é o segredo do ensaio fotográfico dos sonhos.

A parte trabalhosa: o planejamento do equipamento

Como você já sabe, tudo depende das etapas anteriores. Se o ensaio ocorrerá ao ar livre, durante o dia; se será em ambiente fechado; se ocorrerá à noite; como serão os planos…

De modo geral, você já sabe tudo que será necessário. Máquina, lente específica, quantidade de spots de luz, refletores, tripé. Porém não dê sorte ao azar: diagrame tudo!

E faça sem medo. Pegue um papel e desenhe os planos que irá utilizar. Ali, comece a apontar os elementos e suas posições. Trabalhe imaginando as falhas e carências. Sempre, tudo bem?

Quando estiver satisfeito, simule a situação. Confira que o que planejou funciona na prática, em condições similares. Neste momento, anote tudo! Este check-list te dará segurança e garantia de sucesso.

Lidando com imprevistos

Imprevistos no ensaio fotográfico

Especialmente no que diz respeito a equipamentos, sobrar é melhor que faltar. Por isso, baterias, extensões e mesmo lâmpadas podem e devem estar dobradas.

Desse modo, você evita qualquer susto durante seu ensaio fotográfico.

Tendo meios, siga o princípio da redundância. Nem que seja apenas das baterias, tudo bem?

Considerando clima e extensão do ensaio

Por fim, é sempre importante estar com os dois olhos na natureza. Períodos de chuva resultam em maior trânsito e, mesmo, fechamento de vias. Isso resulta em atrasos e faltas.

Além disso, um clima ruim pode acabar com um ensaio a céu aberto. Principalmente nestes casos, é bom consultar a meteorologia com vários dias de antecedência.

Para evitar surpresas, esteja ligado, também, no compromisso dos envolvidos. Se alguém adoece, viaja sem avisos, é bom já saber de tudo antes.

Assim, às vésperas de seu ensaio fotográfico, confirme a participação de todos, tudo bem?

Agora, que já se preparou em todos os aspectos, a hora chegou: coloque o cartão em sua câmera, monte seu set e dedo no botão! Seu talento e planejamento serão protagonistas, aqui.

Boa sorte e, mais do que tudo, parabéns! Planejando cada detalhe você mostrou seu profissionalismo e a importância da arte em sua vida.