Fotografias Profissionais: 8 Dicas para ter lindas fotos

Fotografias Profissionais: 8 Dicas para ter lindas fotos

Você sabe como fazer fotografias profissionais? Embora muitas pessoas queiram dar seus primeiros passos na carreira de fotógrafo, nem todas sabem qual é o melhor caminho a seguir.

Afinal, vemos tantas fotos belas por aí; então, como é possível garantir que o suas fotos alcancem um nível de qualidade profissional?

Felizmente, isso pode ser mais fácil do que parece. Porém, não se engane! Tudo depende de você e da sua disposição.

Ao longo desse artigo, vamos apresentar algumas dicas importantes para que você consiga tirar fotos profissionais. E tudo isso vai começar com a recomendação mais simples, mas que é também a mais importante.

Ficou curioso? Então não deixe de ler esse artigo até o final!

Vamos começar.

Faça um curso de fotografia

Fotografias profissionais

Não há dúvidas de que o primeiro passo deve ser um curso de fotografia. Por mais que você já tem o dom e um bom olho para encontrar momentos dignos de serem fotografados, estudar é a melhor forma de garantir resultados profissionais para o seu trabalho.

Afinal, o curso não é desenvolvido apenas para que você entenda a técnica da fotografia – embora isso também seja de suma importância!

Pelo contrário, você vai estudar a história da fotografia, conhecer novas referências, entender como funciona o processo criativo do fotógrafo e muito mais.

Tudo isso somado ao conhecimento de novos equipamentos e suas configurações.

Portanto, se você quer mesmo ser um bom fotógrafo, será muito difícil alcançar o sucesso sem investir em um bom curso, temos boas opções de cursos por ai.

Se você não tem muito tempo ou animação faça um curso de fotografia online. Mas não menospreze esse passo, pois irá te dar a base que você precisa para soltar a sua criatividade!

Iluminação para fotografias profissionais

Fotografias Profissionais - pense na iluminação

A iluminação é um dos fatores mais importantes na hora de tirar fotografias profissionais. Seja em um estúdio ou ao ar livre, metade da beleza de uma boa foto tem a ver com a luz que você consegue obter.

Ao ar livre, existem algumas dicas para que você aproveite o melhor do sol. Dias levemente nublados são ideais porque as nuvens garantem que a luz do sol fique estável, sem muitas alterações. Logo, você consegue fotografar por mais tempo sem que as cores das fotos fiquem diferentes entre si.

Por outro lado, o período conhecido como “hora dourada” fornece uma das luzes naturais mais belas para a fotografia. Infelizmente, esse período é muito curto no dia: geralmente entre 16h e 17h. Logo, você não terá muito tempo disponível e será preciso conseguir boas fotos mais rápido.

Agora, se você vai fotografar em ambientes internos, o investimento em um anel de luz pode ser a melhor dica. Com o apoio desse equipamento, você consegue regular a luz de acordo com as suas necessidades e melhorar a qualidade das fotos.

Monte ou encontre o cenário perfeito

O “fundo”, ou seja, o cenário da sua foto também transparece o profissionalismo. No caso de paisagens naturais, escolha lugares com contraste de cores para chamar a atenção na foto.

Quando for fotografar pessoas, busque compor um ambiente que harmonize com essa pessoa. Nesse caso, escolha lugares que harmonizem com o seu tom de pele, as roupas e até mesmo a maquiagem do indivíduo fotografado. No processo de pós-produção, você terá muito mais material para trabalhar.

Estude o objeto da sua fotografia

Outra dica importante para quem quer tirar fotos profissionais é estudar o objeto da fotografia. Independente de se você deseja trabalhar com fotos de produtos, pessoas, cenários, momentos, enfim.

Em todos esses casos, é imprescindível que você estude esses objetos para conseguir os melhores cliques.

Esse estudo prévio ajuda você a desenvolver seu processo criativo e montar uma espécie de roteiro para o projeto. Além de otimizar o seu tempo, você pode ter a certeza de que a pesquisa anterior vai transparecer no resultado final.

Para fotografias profissionais conheça seu equipamento

Conheça seu equipamento - Fotografias profissionais

Também não podemos deixar as configurações técnicas do seu equipamento de lado. As câmeras são as melhores amigas dos fotógrafos e, por isso, é essencial que você entenda quais são as suas funcionalidades e como você pode fazê-la produzir os melhores resultados.

É justamente por isso que o curso de fotografia é tão importante! Nas aulas, você vai aprender a configurar alguns aspectos técnicos como ISO, velocidade do obturador, abertura da lente e muito mais.

Dessa forma, na hora de fotografar, você conseguirá identificar facilmente as melhores configurações de acordo com cada ambiente e projeto.

Tire mais de uma foto

É muito difícil conseguir o clique perfeito com apenas uma foto. Portanto, para tirar fotos profissionais você verá que, muitas vezes, é preciso até mesmo passar horas fotografando.

Tirar mais de uma foto oferece um leque de opções para que você consiga escolher as melhores fotografias. Dentre todas as fotos tiradas, com certeza você terá as melhores para trabalhar.

Não tenha pressa com a pós-produção

fotografias profissionais - Pós produção

O processo de edição das fotos é tão importante quanto fotografar em si. Por meio da pós-produção, você consegue ressaltar cores, suavizar imperfeições da foto e embelezar ainda mais o que já era um bom trabalho.

Inclusive, isso é outro aspecto que você vai aprender no curso de fotografia. Com o apoio de programas de edição, é possível transformar um ótimo trabalho em perfeito.

Monte um portfólio online

Por mais que essa não seja uma dica especificamente sobre como tirar fotos profissionais, não podemos deixar de citar a importância de criar um portfólio online.

Afinal, essa é a melhor forma de garantir que o seu trabalho seja encontrado e reconhecido por possíveis clientes.

Além disso, o portfólio também funciona como uma forma de registrar a sua evolução. Logo, em poucos meses, você verá como já aprendeu muito mais sobre a fotografia.

Acredite: isso é algo muito satisfatório e que pode ajudar na sua autoconfiança como profissional!

Viu só como tirar fotos profissionais pode ser muito mais fácil do que você imaginava? Agora, basta começar a sua especialização e treinar para que os seus resultados sejam cada vez melhores. Boa sorte!

Se você ainda tiver dúvidas sobre o tema, deixe o seu comentário no espaço abaixo. Aproveite também para compartilhar esse artigo em todas as suas páginas nas redes sociais.

Até a próxima!