Smash the Cake: veja dicas imperdíveis para seu ensaio fotográfico

Smash the Cake: veja dicas imperdíveis para seu ensaio fotográfico

Os ensaios “Smash the Cake” têm ganhado os corações das mamães e papai. Sua capacidade de promover espontaneidade e roubar gargalhadas tornaram-no um sucesso!

Porém, para que seja realizado da melhor maneira possível, é bom pensar em tudo.

Se você fotografa ou quer fazer sua experiência, veio ao lugar certo! Hoje, conversaremos sobre a natureza, expectativas, erros comuns e várias dicas para seu ensaio “smash the cake”.

Por isso, fique conosco até o final e garanta excelentes cliques.

Vamos juntos?

De que se trata o ensaio “Smash the Cake”

Em tradução livre, “smash the cake” significa “esmagar o bolo”. A ideia fundamental é registrar a primeira interação do bebê com as cores, texturas e sabores de um bolo confeitado.

E, como o nome já indica, ver o bebê todo lambuzado de cobertura é o coração do ensaio.

Assim, há que se estar preparado para tudo! Afinal, rosto, corpo, rouba, mãozinhas e pezinhos, todos, podem mergulhar na guloseima.

Qual a origem do “Smash the Cake”

smash the cake

Você, com certeza, já presenciou ou, ao menos, viu o seguinte: o aniversariante está a apagar as velinhas, e um engraçadinho o empurra em direção ao bolo.

Essa “pegadinha” tem origem numa tradição latina. Nela, quem aniversaria come, com os próprios dentes, o primeiro pedaço do bolo.

Embora pareça gula ou anti-higiênica, a tradição é divertida simboliza alegria e fartura. Com essa energia magnífica, não demorou a cair na graça de outros povos.

Hoje, nos EUA, o “Smash the Cake” marca um rito de passagem do bebê. Trata-se, muitas vezes, de sua primeira interação com o açúcar.

Nestes casos, os pais querem o registro de suas reações. Será que vai amar? Arregalar os olhos? Se lambuzar? Mas e se não gostar? E se chorar?

Toda essa expectativa dá vida ao ensaio, abusando do imprevisto.

Sobre os pais que não admitem o açúcar

Realmente, açúcar e gorduras não são, lá, os alimentos mais saudáveis do mundo. Por isso, há pais que retiram total ou parcialmente estas substâncias da dieta de seu bebê.

“Mas como fazer um Smash the Cake sem um bolo”, você pode perguntar. E a resposta fica a cargo da criatividade.

Pode-se trabalhar com bolos adoçados com stevia ou, mesmo, incrementados com frutas mais adocicadas. Melancia, peras e bananas são opções excelentes e saudáveis.

Ainda, é possível sequer utilizar um bolo. Obviamente, aqui, não será um ensaio “Smash the Cake”. Porém que tal um “smash the fruit”, com o bebê manuseando e comendo frutas partidas?

Executando seu ensaio fotográfico “Smash the Cake”

A partir daqui, conversaremos sobre os aspectos técnicos de seu “Smash the Cake”. Do cenário às expectativas, falaremos de tudo, combinado?

Assim, você aproveita melhor o tempo e dinheiro investido. Ainda, fica feliz com a recordação que levará por toda a vida de seu pequeno ou sua pequena.

Escolhendo o ambiente

Nos EUA, o ensaio “Smash the Cake” costuma ser feito ao ar livre. Isso entrega maior naturalidade e encanto aos cliques.

Todavia temos que lembrar da estrutura das casas de classe média de lá. Normalmente, elas possuem um jardim gramado, arborizado e cercado nos fundos da casa.

Obviamente, estes elementos compõem um cenário impecável, controlado e belo. Porém não costumamos construir nossas casas desse modo, não é mesmo?

Por isso, no Brasil, os ensaio “Smash the Cake” costumam ser em interiores. Tudo fica mais confortável e cômodo, garantindo tempo necessário para os cliques.

Todavia nada te impede de fazer suas fotos num parque ou local arborizado. Apenas tenha em mente que a bagunça precisará ser limpa totalmente e de forma rápida.

Assim, você preservará tanto a saúde de seu bebê quanto a higiene do local. A natureza agradece!

“Smash the Cake” em casa ou em estúdio fotográfico

Smash the Cake, em casa ou estúdio

Não havendo possibilidade de fazer ao ar livre, sem problemas! Você pode realizar o ensaio em casa ou, mesmo, num estúdio fotográfico.

Para isso, há que se pensar na decoração e iluminação ideal.

Sendo um momento leve, o cenário deve ser bem planejado. Considere uma paleta de cores que compreendam as roupas, decoração do bolo e pele de bebê.

Agora, escolha outras cores diferentes dessas já presentes. Queremos harmonia entre os planos, mas que o bebê e o bolo se destaquem.

A construção dos elementos de cenário pode e deve ser simples. Balões, pelúcias, almofadas e afins ajudam muito.

Evite, no entanto, painéis multicoloridos ou qualquer elemento distrativo, no fundo. Aqui, definitivamente, menos é mais.

Sobre equipamentos, você pode optar por um tripé para fotos mais padronizadas. Todavia considere que isso pode impedir de pegar alguns cliques especiais.

Quanto às lentes, não se preocupe. Você pode tranquilamente utilizar sua 18-55mm, padrão de câmeras semiprofissionais.

E, não dispondo de uma câmera, tudo bem! Os celulares, hoje em dia, resolvem perfeitamente bem essa necessidade.

Para escolher outras lentes, revisite seu curso de fotografia online. Lá, você encontrará, também, outras dicas de planos, proporções e padrões.

Pensando nas roupas

O bebê deve estar lindo! Por isso, suas roupas são um fator importantíssimo para o ensaio.

Como queremos máxima desinibição, prefira leveza e soltura. Roupas com muito elástico, apertadas ou duras, como macacões jeans podem gerar desconforto.

Sobre cores, evite as muito escuras ou excessivamente vivas. A sobriedade das vestimentas garantirá destaque para a interação com o bolo.

Ah! Claro! Tenha em mente a bagunça que as roupas sofrerão, OK? Não tenha pena de vê-la ser suja, tudo bem? O objetivo inteiro do ensaio é registrar a sujeira.

Não existe “Smash the Cake” sem um bolo

Smash the Cake, sem bolo?

Realmente, a estrela coadjuvante de seu ensaio será o bolo. Ele deve não apenas ser saboroso e macio, mas, também, lindo! Ele deve conquistar a atenção de seu bebê, para que tudo funcione.

Quanto à confecção, busque profissionalismo. Se você possui os conhecimentos, pode fazê-lo e confeitá-lo em casa.

Porém, se não, aposte numa confeitaria ou profissional da área. Apenas atente-se a todos os ingredientes, evitando alérgenos e produtos químicos nocivos.

Nozes, amêndoas e amendoins não são boa opção. Ainda, na ocasião de intolerância ao glúten ou lactose, deve-se optar por substitutivos.

Na dúvida, aposte em sabores simples, frutados e coberturas delicadas. Butter cream, por exemplo, pode ser pouco digestivo para o bebê.

Melhor idade para o ensaio fotográfico “Smash the Cake”

Sendo um registro de experiência, o “Smash the Cake” não pode ser apressado nem tardio. E explico.

Ocorre que o bebê já deve possuir algumas capacidades particulares. Sentar-se sozinho, engatinhar, interagir bem com as pessoas enquanto soltinho…

Além disso, já deve estar inserido numa dieta sólida. E isso independentemente de mamar ou já ter parado.

Assim, o período mínimo a se considerar seria com seis meses de vida completos. Porém, uma criança com idade muito próxima dos três anos já não trataria tudo com tanta alegria.

Pessoalmente, entre um ano e um ano meio é o momento perfeito. O bolo contendo açúcar, e os pais confortáveis com isso, tudo ficará mais fofo e interessante.

O melhor para o final

Smash the Cake, finalizando o ensaio

Você já sabe como planejar local, decoração e tudo mais. Porém é interessante planejar o ensaio “Smash the Cake” ocorrendo em momentos.

Quem fotografa crianças sabe o quanto custam a confiar. Por isso, antes mesmo de montar os equipamentos, brinque com o bebê. Se os pais concordarem, é óbvio.

O objetivo dessa preparação será relaxar a criança, deixando-a plenamente confortável. E não apenas com a situação, mas com quem está a fotografar.

Num segundo momento, já equipado, registre um pouco a interação do bebê com os pais. Peça a eles que, também, posem junto ao filho. Esses cliques mais formais cairão muito bem.

Todos esses momentos registrados, agora, sim, é o momento: posicione a criança na plataforma ou local e apresente-lhe a festa!

No final, pode apostar: se houver risos ou choro; se houver bagunça ou nojinho; se funcionar ou não como esperava, não se preocupe. Importa que seu bebê tenha experimentado algo novo.

E, mesmo que nada dê certo, o momento de vocês foi mágico. Não há nada mais importante que isso.

Você também pode gostar das nossas dicas para ensaio infantil, clica ai e aproveite tudo que preparamos para vocês.

Ensaios terminam, podem ser refeitos. Mas o amor… ah! O amor é para sempre!

Bons cliques e até a próxima!