Fotografia Still: Entenda o que é e aprenda como fazer!

Você sabe o que é fotografia still? Ela também é conhecida como fotografia de produto ou fotografia de e-commerce. 

A verdade é que esta categoria não é algo inovador no mercado. Sempre estivemos em contato com esse tipo de imagem quando líamos uma folheto de supermercado, ou víamos uma propaganda no outdoor. 

Contudo, com a evolução tecnológica, o surgimento do mercado online, e as mudanças de comportamento e necessidades do consumidor, a fotografia still precisou evoluir para atender às novas demandas. 

Apesar de parecer uma tarefa simples, tirar fotos de objetos inanimados, esse tipo de fotografia tem como principal objetivo despertar o desejo de compra dos clientes. Por isso, é necessário alinhar vários aspectos para produzir uma imagem lucrativa. 

Não podemos colocar toda a responsabilidade nas costas do fotógrafo! Afinal, a decisão de compra de um produto envolve vários fatores. Mas, a fotografia, ainda mais no e-commerce, tem um grande poder influenciador no momento da venda. 

Portanto, nesse artigo vamos explicar melhor o conceito de fotografia still, além de dar algumas dicas práticas que podem deixar suas imagens muito mais atrativas! 

Vem com a gente! 

Fotografia still: o que é?  

A fotografia still tem suas origens nas pinturas clássicas de natureza morta. Você já deve ter visto a obra Girassóis de Van Gogh,  ou até mesmo o quadro Canestra di frutta do famoso artista italiano Caravaggio

Estes são excelentes exemplos do estilo Still Life, onde o foco da arte está em algum objeto, seja ele um vaso, uma flor, uma maçã, ou uma taça. 

Contudo, diferente destas obras clássicas que tinham como propósito a arte pela arte, a fotografia still tem como finalidade apresentar o objeto de forma fiel e atraente. 

Afinal, a grande maioria dos clientes que buscam por esse tipo de fotografia tem como objetivo final a venda de seu produto ou serviço.  

Por isso, o fotógrafo precisa elaborar imagens que captem o máximo de detalhes possível, pois a ideia principal da fotografia de produto é que o consumidor se sinta confiante em adquirir a mercadoria mesmo que ele não esteja vendo pessoalmente. 

Portanto, é necessário se atentar a alguns detalhes antes de fazer esse tipo de fotografia. Confira! 

Dicas práticas para te ajudar a fazer uma fotografia still

como fazer uma fotografia still

Elabore um briefing personalizado

Dentro desta categoria de fotografia existem subcategorias. Ou seja, há fotógrafos que se especializam em tirar fotos de um tipo de produto específico. 

Por isso, é comum encontrar no mercado profissionais que são especialistas somente em produtos alimentícios, ou produtos de moda, cosméticos, joias… 

O fato de haver subcategorias já nos deixa claro o motivo pelo qual é necessário elaborar briefings personalizados. 

Além de coletar informações gerais sobre a empresa e o produto, é de extrema importância saber os meios que serão veiculadas as imagens. Afinal, isso vai influenciar em questões básicas como iluminação e cenário. 

Fotografias para catálogos de site são bem diferentes de fotografias still para campanhas publicitárias. Por isso, é importante incluir perguntas não só sobre os produtos, mas também sobre as finalidades das fotografias. 

Além disso, em alguns casos, é essencial compreender sobre os valores e princípios da empresa, pois dependendo do projeto o fotógrafo terá a missão de transmiti-los por meio das imagens. 

Confira agora como o cenário pode influenciar nos resultados da sua fotografia still

Monte um cenário atrativo

Montando um cenário atrativo

Apesar do foco ser o produto, o cenário é analogamente importante, principalmente se a fotografia still possuir um conceito por trás.

Fotos de produtos para serem postadas em sites de lojas online precisam ser bastante fiéis à mercadoria original. 

Portanto, é preciso cuidado no momento do pós-tratamento das imagens para que a edição não altere muito os elementos, como a cor e o tamanho. Além disso, o fundo neutro é o mais adequado. 

Contudo, se as fotografias forem utilizadas em uma campanha publicitária, então é necessário pensar em um cenário que agregue para o marketing do produto. 

Um exemplo clássico para você entender o que estamos falando são as campanhas de cervejas. 

Qual dos dois exemplos você acha que desperta mais o interesse do público: uma foto de uma garrafa de cerveja com um fundo branco, ou uma garrafa de cerveja na areia da praia com o céu azul e o mar no fundo? 

Incitar a vontade no cliente com a fotografia de um produto inanimado pode ser uma tarefa difícil. Por isso, é importante explorar outros elementos que te ajudem nesse processo!

Lembrando que o cenário pode ser montado no próprio estúdio, que é o mais recomendado, ou ser realizado em uma ambiente externo. Há também a opção dos estúdios portáteis onde você pode escolher utilizar luzes artificiais ou naturais.

Descubra agora como usar a iluminação para produzir uma fotografia still mais atrativa!

Saiba adequar a iluminação

Iluminação correta

A iluminação na fotografia still é de extrema relevância, tanto para mostrar os detalhes mais importantes do produto, como para criar efeitos dramáticos caso a foto seja conceitual. 

Vamos supor que você esteja elaborando fotos para picolés de frutas. O ideal é que você opte por uma iluminação mais brilhante que possa trazer uma sensação de frescor para as imagens. 

Agora, se você estiver fotografando um copo de whisky, faz muito mais sentido utilizar uma iluminação dramática onde o objeto principal vai receber a luz, e o fundo junto com os outros elementos ao redor ficarão sombreados. 

Caso você seja um fotógrafo iniciante e ainda esteja treinando as técnicas de luz e sombra, então você pode optar por fazer uma fotografia still com uma iluminação uniforme. Apostar no básico bem feito não tem erro!

Invista nos focos e ângulos corretos

Ângulo bom

Antes de tirar as fotos, realize uma análise prévia do formato dos objetos. Desta forma, é possível selecionar os ângulos que mais valorizam o produto. 

Vamos dar um exemplo que pode parecer bobo, mas é a forma mais simples de explicar esta questão. Se você for fotografar um sapato de salto alto, não faz sentido você escolher um ângulo que não mostre o salto. 

Afinal, este é o detalhe mais importante para quem deseja comprar este produto. Portanto, o foco da fotografia precisa ser o salto e o ângulo do sapato precisa estar propício para isto! 

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