5 dicas para trabalhar com fotografia de moda

A fotografia de moda é, sem dúvidas, um dos segmentos emergentes do mercado. Afinal, ela está presente em muito do que consumimos.

Seja na compra de uma revista, como a Vogue ou Elle, no feed do Instagram ou até mesmo na simples escolha da roupa que vestiremos no dia, a moda faz parte do cotidiano de todas as pessoas.

Logo, o fotógrafo que quer atuar nesse mercado encontra uma grande variedade de opções. Para que você entenda como funciona esse segmento e como é possível trabalhar com a fotografia de moda da melhor forma, preparamos esse artigo completo para você.

Então, sem mais delongas, vamos ver o que você pode fazer para ser bem-sucedido?

Confira abaixo 5 dicas para trabalhar com fotografia de moda:

Estude a história da moda

Para capturar bem não apenas as modelos, mas as roupas em si, é imprescindível que você estude a história da moda. Afinal, é assim que você consegue entender melhor o conceito por trás de cada coleção e se familiarizar com o universo que pretende fotografar.

Além disso, a história da moda ajuda a encontrar inspiração para que você crie o seu próprio estilo de fotografia. E, bem, essa é a nossa próxima dica!

Busque referências de pessoas que atuam com fotografia de moda

Busque referências de pessoas que atuam com fotografia de moda

É comum dizer que no universo da beleza nada mais é original. Na verdade, tudo é feito de acordo com a referência de algo que já foi criado no passado.

Logo, se você quer trabalhar com fotografia de moda, é preciso encontrar as referências que funcionam como inspiração para você. E muito se engana quem acredita que as referências são apenas outros fotógrafos!

Qualquer coisa pode servir de inspiração. Desde uma cartela de cores até um livro ou canção. Por isso, para se tornar um profissional completo e versátil, procure encontrar suas próprias inspirações para criar um tipo único e incrível de fotografia.

Estude técnicas de acordo com cada segmento da fotografia de moda

Trabalhar com fotografia de moda

Estudar e praticar é chave para alcançar sucesso em qualquer carreira, então se você realmente quer seguir nesse ramo invista em cursos e livros sobre fotografia.

Quando pensamos nesse tipo de fotografia, é preciso considerar 4 segmentos específicos:

Editorial

Os editoriais são o que costumamos ver nas páginas das grandes revistas. O estilo de fotografia de moda é mais conceitual e abstrato. Ou seja, é mais fácil exercer a criatividade aqui.

A ideia de um editorial é representar todo o conceito de uma coleção. As fotos devem transmitir os ideais do designer e incentivar o desejo de pertencimento no consumidor. A prática do storytelling (a arte de criar uma história) também é muito comum nesse mercado.

Beleza

Já a fotografia de beleza tem como objetivo vender um produto. Ele pode ser um esmalte, um hidratante, maquiagem, enfim. A categoria se enquadra na fotografia de moda porque são utilizadas as mesmas referências para criar o conceito de beleza.

Fotojornalismo

No mundo da moda, o fotojornalismo se enquadra na fotografia de desfiles e grandes eventos. Ainda que o acontecimento em si seja o foco da foto, é preciso também saber como destacar as roupas e os estilos das pessoas envolvidas.

Falamos um pouco mais sobre fotojornalismo no artigo: Tipos de fotografia

Fotojornalismo na fotografia de moda

Comercial

Por último, é possível trabalhar também com a fotografia comercial. Geralmente, as fotos tiradas são apenas das peças de roupa e serão utilizadas em catálogos e lojas online.

Cada um desses segmentos possui suas próprias características. Logo, quem quer trabalhar com fotografia de moda deve entender quais são as técnicas utilizadas em cada tipo de trabalho para alcançar os melhores resultados.

Não tenha medo de entrar em contato com profissionais da área

Outra dica importante é realmente colocar a sua marca no mercado. O networking é uma das melhores formas de conseguir os seus primeiros trabalhos. Portanto, procure participar de eventos e conferências do mercado para conhecer pessoas que podem ajudar no desenvolvimento de sua carreira.

Montar um portfólio e um kit de apresentação também pode fazer toda a diferença. O material pode ser enviado por e-mail ou até mesmo pelas redes sociais para agências e pessoas influentes no mercado. Aqui, o importante é que você não tenha medo e comece a divulgar a sua marca.

Treine muito!

Fotografia de moda

Por último, não podemos deixar de citar essa dica: treine, pratique, estude! Pode parecer simples, mas nem todo mundo tem a dedicação que precisa para realmente ser bem-sucedido na fotografia de moda.

Isso porque esse é um mercado criativo que está em constante transformação. Portanto, o profissional deve ficar sempre de olho nas tendências da moda, buscar novas referências e se especializar em técnicas que garantam o aprimoramento contínuo.

Com muita prática e esforço, fica mais fácil estabelecer o seu nome no mercado e tirar fotos incríveis!

Gostou das nossas dicas? Caso você ainda tenha dúvidas sobre a fotografia de moda, deixe seu comentário no espaço abaixo. Aproveite também para compartilhar o artigo em todas as suas páginas nas redes sociais!