Fotógrafo de produtos: como começar a sua carreira profissional

Fotografo de Produtos

O fotógrafo de produtos é um profissional essencial para o marketing de negócios. Isso porque ele tem o objetivo de torná-los atraentes ao público gerando o interesse na sua compra.

Entenda um pouco mais sobre essa carreira e como se tornar um perito na área.

Descubra o que é a fotografia de produtos

A fotografia de produtos é um segmento do mercado de fotografia profissional dedicado a destacar um determinado produto com o objetivo de incentivar o cliente final à compra.

Ou seja, vai além de um simples registro de mercadorias, é a representação clara do objeto.

Vale lembrar que a estratégia da campanha deve sempre estar alinhada ao produto, tipo de negócio, público-alvo, comunicação, bem como a finalidade da imagem.

Afinal, uma foto para um outdoor é muito diferente para um post em rede social, por exemplo.

O fotógrafo de produtos

Fotografo de produtos - conheça essa profissão

Todo profissional que atua nessa área deve ser criativo e pensar fora dos padrões tradicionais da fotografia a fim de influenciar os hábitos de consumo do cliente.

A habilidade fundamental desse indivíduo é transmitir o valor do produto através de uma imagem.

As principais aptidões do fotógrafo de produtos são:

  • Confiança;
  • Comprometimento;
  • Ética;
  • Inspiração;
  • Criatividade;
  • Intuição.

Confiança na sua visão para seguir o planejado e comprometimento para cumprir o que é pedido, já a ética é inerente a qualquer área. A inspiração é o norte do projeto aliada a criatividade. Por fim, escute a sua intuição na execução da campanha.

Torne-se um fotógrafo de produtos

Antes de começar na carreira você deve pensar em fazer um bom curso de fotografia. E então estar aberto a entender o que o cliente precisa, bem como transmitir essa mensagem ao público-alvo.

Além disso, deve pensar como o seu cliente e não deixar a sua forma de trabalho ou crenças intervirem no projeto.

Vale ressaltar que diferente das demandas criativas, a fotografia de produtos é bem direcionada. Assim, o profissional deve seguir à risca o roteiro do pedido para que o resultado final seja alcançado de forma satisfatória.

Busque cursos de especialização

O aprendizado constante o torna um profissional completo e requisitado no mercado. Por isso, invista em especializações. Assim, você vai aprender ou aprimorar o seu saber sobre os seguintes assuntos:

Essas matérias vão proporcionar o saber técnico que você precisa para atuar na profissão. Mas, vale ressaltar que a prática é o que interfere na criação do seu portfólio que abrirá as portas para novos trabalhos.

Nichos de trabalho em fotografia

Depois de aprender toda a técnica, você pode escolher um nicho de sua preferência para atuação. Assim, os mais populares no momento são:

  • Gastronomia;
  • Jóias;
  • Decoração e mobiliário;
  • Cosméticos;
  • Vestuário;
  • Animais, entre outros.

Cada tipo de nicho exige um equipamento diferente. Então, se você está no início da carreira procure entender qual tipo o seu material mais se adequa. Assim, experimenta e evita gastos na sua nova profissão como fotógrafo de produtos.

Foto: O fotógrafo de produtos precisa do equipamento correto para cada tipo de campanha.

Os melhores equipamentos para um fotógrafo de produtos

A principal ferramenta de trabalho deste profissional é a máquina fotográfica e suas lentes. Mas, não é necessário um alto investimento em equipamentos para trabalhos com qualidade. Veja em seguida um pouco sobre esses elementos.

Câmeras

Marcas como a Nikon e Canon são muito conhecidas entre os fotógrafos, mas têm um custo elevado.

Então, o ideal é começar com o seu próprio equipamento ou com modelos mais simples e mais baratos no mercado. Afinal, a técnica é mais importante que o material.

Os principais tipos de câmera para você adequar ao seu projeto de trabalho são:

  • Point and Shoot ou compactas;
  • Semi-profissionais;
  • Profissionais.

Acessórios como um tripé e uma caixa branca também trazem um bom resultado para o seu trabalho final. Então, faça uma combinação desses elementos e você já pode atuar no ramo de fotografia de produtos sem muitos gastos iniciais.

Lentes

Há vários tipos de lentes no mercado e cada uma delas tem uso para um tipo de trabalho diferente. Nesse sentido, as mais usadas no mercado por fotógrafo de produtos está na lista que você verá em seguida:

  • Fixas;
  • Zoom;
  • Grande-angulares;
  • Olho-de-peixe;
  • Macro.

👉🏾Leia nosso artigo completo sobre lentes fotográficas: Conheça quais tipos de lentes fotográficas essenciais

Atenção aos detalhes

Leve sempre em consideração o tipo de serviço que você pretende executar para o uso da lente correta. Assim, os produtos do seu cliente terão o destaque necessário para ampliar as vendas e cativar o público.

7 dicas para quem quer ser fotógrafo de produtos

Confira em seguida 7 dicas para você que pretende se tornar um fotógrafo de produtos e está iniciando nesse ramo. Então, veja como cada uma delas te ajuda nessa carreira.

  1. Aprenda a otimizar as fotos;
  2. Fotografe uma variedade de imagens;
  3. Use o fundo infinito ou modo retrato para enfatizar o produto;
  4. Preencha ou reflita a luz para suavizar sombras;
  5. Verifique se é melhor usar luz natural ou artificial;
  6. Use um tripé para fotografar de forma uniforme;
  7. A criatividade é uma das coisas mais importantes nesse trabalho.

Não tenha medo de usar o seu smartphone para fotografar caso não tenha o equipamento completo. Afinal, hoje esses aparelhos contam com uma tecnologia avançada, em especial em suas câmeras, e até substituem alguns tipos de máquinas fotográficas.

Aprenda com as experiências como fotógrafo de produtos

Foto: O fotógrafo de produtos é um profissional versátil e pode atuar em diversos nichos.

O que vale é começar a construir experiência, aprimorar técnicas e buscar formação. Em síntese, só se aprende com a prática constante e aplicando novas tendências.

Então procure uma área em que você se identifica e siga seu caminho focado nesse objetivo. Assim fica mais fácil alavancar sua carreira como profissional da fotografia.

Descubra como está o mercado da fotografia de produtos

Com a pandemia, muitos negócios se tornaram digitais e ter um fotógrafo na equipe de marketing passou a ser uma boa estratégia. Isso porque um profissional com habilidade e técnica é capaz de transmitir em imagens toda a essência de um produto.

Uma boa foto também aumenta as chances de venda. Além disso, ele pode atender a qualquer tipo de nicho. Isso porque todos precisam vender e expor seus produtos de forma atrativa e criativa e o fotógrafo de produtos é perito nesse sentido.

O mercado está aquecido e a Internet impulsiona cada vez mais a necessidade desse profissional. Portanto, a fotografia nunca foi tão requisitada e vista como solução para diversos tipos de empreendimentos há tempos.

Tipos de fotografia de produtos

Há diversas formas de representar um produto com imagens. Por isso, este tipo de fotografia tem vários campos de atuação:

  • Em estúdio;
  • Com fundo branco;
  • Conjunto;
  • Comparativa;
  • Em ambiente real;
  • Com composição.

Cada um deles realça o que tem de melhor do produto com base na necessidade da campanha. Além disso, o tipo de equipamento e ambiente faz toda a diferença no resultado do projeto.

Vale a pena ser fotógrafo de produtos

Com a expansão do setor por conta dos novos negócios, vale a pena ser fotógrafo de produtos. Isso visto que o crescimento do empreendedorismo, seja com autônomos, pequenas, médias e grandes empresas, é constante.

Outro ponto importante é o uso da criatividade e atualização constante com o que acontece com a fotografia no país e no mundo. Afinal, os potenciais clientes buscam inovação e tendências de mercado para aplicar nos seus produtos.

A possibilidade de trabalhar em qualquer nicho também é um atrativo para esse tipo de profissional. Então, você pode atuar sozinho ou ser contratado por uma empresa para compor a equipe de marketing.

Salário do fotógrafo de produtos

O salário de um fotógrafo, de acordo com o portal Vagas.com, começa em R$ 1,2 mil e pode chegar a R$ 2,7 mil. Mas, esses valores podem variar conforme o porte da empresa que o contrata.

Comece hoje a sua carreira como fotógrafo de produtos

Agora você sabe tudo que precisa para se tornar um profissional da área de fotografia de produtos.

Conhece os equipamentos necessários, as áreas de atuação bem como a média de salário. Então, basta escolher o nicho e o tipo de trabalho que está apto.

Vale ressaltar que ter o conhecimento em diversos campos o torna um profissional requisitado e pronto para atuar em várias frentes.

Por isso, a busca de especializações constantes é essencial para ter sucesso na carreira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.