Microfotografia: Entenda o que é esse conceito

Microfotografia

A microfotografia é uma técnica única, usada por fotógrafos para obter imagens ampliadas e para isso utiliza várias lentes.

Dessa forma, mostram detalhes que não são vistos por olhos humanos e é útil na arte e também nos mais diversos estudos.

Características da microfotografia

O estilo de fotos está muito associado ao material, como o tipo de câmera, lentes usadas e modelo de filme, no caso da experiência analógica. Assim, é uma prática que exige o local e o equipamento de um laboratório.

Este método é crucial para explorar o universo micro, por isso, revolucionou as pesquisas, ainda mais as biológicas.

Isso porque, como é muito próximo, é possível entender melhor os aspectos genéticos dos animais, das plantas e dos organismos em geral.

Seu conceito se baseia em ser um registro ampliado ao menos 10 vezes mais do que o tamanho real.

Portanto, com a sua precisão, o principal uso é a imagem documental. Mas, também tem um forte aspecto artístico, que depende do olhar de quem o faz.

Para alcançar esse nível de observação, deve-se usar lentes microscópicas. Porque apenas por meio delas, dá para chegar ao nível de detalhes que se deseja.

Como surgiu a microfotografia

A técnica surgiu pela primeira vez em 1900, com Solomon C. Fuller. Ele foi um neuropatologista que conseguiu demonstrar fenômenos em células e depois disso, a sua técnica passou a ser muito aplicada na área da astronomia.

O tipo de fotografia é vista pela comunidade científica como crucial para identificar processos e desenvolver teorias.

Mas, também há um espaço da arte que se apropriou do estilo e cria obras diferentes com as ordens celulares.

Hoje em dia, há quem se especialize na modalidade como uma técnica crucial de laboratório. Além disso, alguns cursos têm matérias específicas para instruir alunos a como obter este tipo de imagem.

Para que serve a microfotografia

A microfotografia é muito importante no meio de pesquisas, porque permite observar detalhes de estruturas que não são visíveis a olho nu.

Assim, é um meio de analisar microrganismos, materiais e células.

É comum que a técnica seja usada em ensaios para determinar características mais profundas. Dessa forma, alguns itens microscópicos que os cientistas buscam observar são os apresentados a seguir:

Todas essas análises são essenciais para identificar como eles funcionam e quais os tratamento mais adequados para cada um.

Portanto, desde que foi criado, o estilo revolucionou várias áreas da ciência e de suas representações.


Foto: Diferentes tamanhos de lentes fotográficas.

Macrofotografia x Microfotografia

diferença entre macrofotografia e microfotografia

Os dois estilos de fotografia são importantes para pesquisas nos mais diversos segmentos. Mas, tem diferenças cruciais entre si e ela serão explicadas a seguir para que você entenda a que seus conceitos se referem.

Macrofotografia

É a foto de pequenos seres e objetos que são visíveis a olhos nu de forma aproximada.

No geral, é uma experiência técnica que passou a ter um forte apelo artístico devido aos incríveis detalhes que consegue propiciar.

A captura de imagem pode ocorrer em escala natural ou aumentada em até 10 vezes. Para isso, utiliza equipamentos especiais como lentes teleobjetivas que capturam imagens em alta resolução.

Hoje em dia, é possível conseguir replicar as fotografias até mesmo em celulares. Ainda mais nos que possuem uma sincronia com mais de uma câmera acoplada e trabalham com muita nitidez.

Microfotografia

A microfotografia é uma técnica importante no contexto científico e precisa de lentes muito precisas.

Então, conta com equipamentos como microscópios capazes de ampliar muito a imagem sem perder a definição da mesma.

O seu conceito artístico está relacionado a obras que apresentam padrões e assimetria. Por isso, é um contexto abstrato que ainda não agrada um grande público, mas com chances de se popularizar.

Dicas de como fazer uma boa microfotografia

Dicas para microfotografia

Para conseguir a melhor foto é necessário combinar bons equipamentos com muito conhecimento. Isso porque, é preciso usar bem a luz e o ângulo para que a imagem seja o mais nítida possível.

Iluminação

A luz pode ser frontal ou lateral, o segundo caso deve ser usado para ressaltar relevos na amostra. Já o primeiro serve para dar mais clareza e deixar a amostra com um foco maior no feixe.

Já o flash deve ser solto para que você consiga definir qual o local que deseja colocá-lo. Então, lembre de fazer testes para entender qual posição usar em cada um dos itens.

Olhar de fotógrafo

É importante enxergar o contexto e achar o detalhe que deseja destacar na imagem. Dessa forma, é crucial buscar um enquadramento perfeito para que a sua foto retrate o que você quer.

Quais equipamentos são essenciais

A microfotografia depende muito dos aparelhos usados para que a técnica seja feita com perfeição. Assim, é preciso contar com itens básicos de laboratório como os que estão abaixo:

  • Microscópio;
  • Lâminas;
  • Aparelhos de cortes;
  • Lentes;
  • Anel de aproximação;
  • Flash.

É importante ressaltar que a câmara pode ser acoplada no microscópio ou adaptada a ele. Na segunda opção, é preciso ter mais cuidado com o foco, mas as chances de ampliar a fotografia são maiores.

A máquina básica é um item monoreflex, capaz de ver a cena através da lente objetiva, o que ajuda a composição e o foco.

Mas, use isso junto com uma opção macro com um anel, um tripé e um flash, tudo isso vai construir a nitidez.

O que estudar para se tornar um bom fotógrafo

Como se tornar um bom fotográfo

Quem deseja se especializar nessa técnica tem que estudar muito sobre lente milimétrica. Porque este é o item mais importante para conseguir chegar mais perto deste tipo de foto.

Também é preciso entender sobre o material ou ser vivo que será fotografado, para assim definir o melhor ângulo de imagem que vai mostrar as características.

Dessa forma, quanto mais pesquisar e entender esses detalhes, maiores as chances de entender o que mostrar.

A micrografia é uma técnica que melhora cada dia mais. Por isso, quem deseja começar a tirar fotos dessa forma deve estar sempre estar antenados às novas descobertas.

O estilo de fotografia já revolucionou o mundo da ciência e também tem um grande peso para a arte.

Então, para evoluir em suas capturas, busque informações relevantes e pratique muito para obter resultados cada vez melhores.

Mas para aprofundar nesse universo, antes de mais nada é preciso que você faça um curso de fotografia. Confira nossa lista de sugestão: Cursos de Fotografia Online – Os 6 Melhores [2022].

Finalizamos por aqui, com muita gratidão por nos prestigiar com o seu tempo e sua leitura!

Um abraço e até a próxima! 🖖🏾

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.