7 Dicas para preparar uma sessão de fotos de recém-nascido

fotos de recém nascido

Você já se perguntou como os bebês dormem nessas poses bem cuidadas em fotos? Saiba como preparar o ambiente, quais os cuidados com o pequeno e as 7 dicas para preparar uma sessão de fotos de recém-nascido!

A chegada de um novo membro da família é um dos momentos mais relevantes na vida dos pais e, como tal, é muito importante registrar esse momento da melhor forma possível.

O ensaio recém-nascido é o ramo da fotografia especializado que possui um grande faturamento, uma vez que, é responsável por retratar os pequenos com apenas alguns dias ou semanas de vida.

Cuidados com o recém-nascido durante a sessão de fotos

Em primeiro lugar, lembre-se sempre de que trabalhará com seres humanos muito pequenos e que, portanto, eles precisam de cuidados muito especiais.

Período ideal para fazer o ensaio, oriente os pais.

O período ideal para fazer o ensaio é entre os 5 e 10 primeiros dias de vida, em que o bebê ainda fica em posição fetal e age de forma mais tranquila, após esse tempo as crises de choro aumentam, os bebês começam a sentir cólica e ficar inquietos.

A duração do ensaio tem entre 2 e 3 horas, dentro desse período o ritmo do bebê deve ser respeitado, bem como, pausas para amamentar, trocar a fralda, acalmar e colocar para dormir.

ensaio de bebê

Higiene extrema

Durante as sessões deve-se usar sempre álcool gel.

Não só será usado antes de manusear o bebê, mas também para lavar as mãos e limpar equipamentos.

As unhas também são uma questão a ser levada em consideração, já que a pele do pequeno é muito frágil e qualquer coisa pode machucá-lo. Portanto, o fotógrafo não deve usar unhas compridas ou pontiagudas.

Todas as roupas, tecidos e sapatos a serem usados ​​devem ser limpos antes de cada sessão.

Trabalhe com um assistente

Uma das regras de segurança mais importantes é trabalhar com um ajudante; se você não tiver um, tente trabalhar com a mãe ou o pai do bebê. O bebê sempre deve ser vigiado.

Nunca deixe a cabeça do bebê solta, cuidado coma postura do pequeno.

Use ambas as mãos, braços e tórax para ajudá-lo a segurar o bebê com segurança nas poses para foto. Nunca aperte as áreas moles da cabeça, como a área central e as têmporas.

É muito importante que você nunca force um bebê a fazer uma pose. Seu bem-estar deve estar acima da fotografia.

Cuidados com o local e objetos utilizados no cenário

Quanto aos cestos, baldes ou berços que vai usar com o bebê, procure cobrir a superfície de forma a não agredir a pele delicada do bebê.

Para isso você pode usar uma toalha, cobertores, algodão, lençol de seda, linho, e outros, por exemplo.

Ao definir cotações sobre “ensaio newborn preço” tenha em mentes alguns dos detalhes que podem incluir ao orçamento, no caso, as despesas essenciais para manter a segurança do bebê no local.

7 Dicas para uma sessão de fotos de recém-nascido

Agora que sabe quais os cuidados com o bebê na sessão de fotos, confira as 7 dicas para uma sessão perfeita!

1. Iluminação para a sessão de recém-nascido caseiro

O flash jamais deve ser utilizado, a fim de evitar desconfortos para o pequeno, além disso, não são bons para foto.

A luz natural é uma ótima forma de iluminar o cenário para fotos.

Mas, no caso de fotos em seu estúdio profissional, a melhor iluminação para esse tipo de ensaio é a padrão “Butterfly”, a qual causa um efeito sombreado e iluminado perfeito.

2. Como capturar a essência do bebê

Não busque a perfeição em poses, mas sim a naturalidade, se você notar que o pequeno se move, aproveite para disparar os cliques, pois pode se surpreender com algum gesto engraçado, como bocejar, esticar braços, pernas e até espirrar!

3. Como tirar fotos do recém-nascido com os pais

Não descarte essa possibilidade, peça aos pais que peguem o bebê no colo e ajeite as poses já que terá auxílio.

4. Roupas de bebê

Em geral, quando acabam de nascer, tudo fica grande e geralmente é feito de materiais que não proporcionam nenhum interesse na foto.

No estúdio, o ideal é usar adereços especializados para fotografia, por exemplo, tecidos naturais como algodão, linho ou lã com texturas suaves, mas fortes, que ficam especialmente bem nas fotos.

5. Combinação de cores na decoração do cenário

Escolha uma cor e que tudo que apareça na imagem seja uma combinação de tons dessa mesma cor. No caso, as cores devem estar relacionadas ao tema selecionado pelos pais para sessão.

6. Como tirar fotos do recém-nascido com irmãos mais velhos

Importante, se os pais do bebê têm outro filho ou filha e deseja tirar fotos deles juntos, não tente colocar o recém-nascido no braço de seus irmãos.  O ideal é tirar fotos com eles deitados um ao lado do outro, com o irmão mais velho ao redor dos cestos, entre outros.

7. Observe a temperatura e preste atenção à segurança

Nunca trabalhe a mais de 29 graus, tenha um termômetro ao lado para monitorar a temperatura nas sessões. Os bebês precisam de um ambiente quentinho, mas em equilíbrio.

Além disso, músicas ambientes são importantes para ajudá-lo a relaxar.

Para evitar acidentes, sempre use a alça da câmera para realizar os cliques em sua sessão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *