O que é Temperatura de Cor e como fazer o Balanço de Branco?

Temperatura de cor e como fazer o Balanço Branco

Se você está iniciando agora sua jornada no mundo da fotografia, certamente deve ter se deparado com conceitos como balanço de branco e temperatura de cor. 

Muito provavelmente, à princípio, seu cérebro deve ter dado um nó tentando compreender como funcionam essas funções na sua câmera fotográfica

A verdade é que há muitos profissionais que se preocupam cada vez menos em compreender estes fundamentos. Afinal, as câmeras atuais, que estão cada vez mais tecnológicas, conseguem realizar esses ajustes de forma automática. 

Mas, será que dá pra confiar 100% nestas funções padronizadas de fábrica? Será que fazer estes ajustes no momento da edição não é mais trabalhoso e demanda muito mais tempo? 

Nesse artigo, vamos te explicar de forma descomplicada sobre estes dois conceitos para que você entenda de uma vez por todas! Vamos lá?

O que é temperatura de cor e balanço de branco?

Escala de cor

Você já deve ter passado, ou presenciado, aquela frustração de tirar uma foto de um céu deslumbrante, mas o resultado não sair exatamente como você está vendo. E por que isso acontece?

Porque a forma como os nossos olhos captam as cores é diferente da forma que uma câmera fotográfica captura. Independente da fonte luminosa, nosso cérebro é capaz de se adaptar para que possamos ver as cores reais. 

Já a câmera pode distorcer as cores dos objetos dependendo do tipo de iluminação presente no ambiente. Ou seja, uma parede branca pode ficar mais amarelada, ou mais azulada, dependendo da fonte de luz. 

Por isso, a câmera precisa que nós realizemos o Balança de Branco, que são os ajustes necessários para capturar fotos com cores mais próximas da realidade. 

Para acessar esta função, você deve acionar o botão escrito WB (white balance) ou AWB (auto white balance) em sua máquina fotográfica, ou buscar esta opção no menu. 

Como citamos, a maioria das máquinas vêm com esse ajuste automático. Mas, nem sempre funciona e você pode ter uma trabalheira no pós-tratamento das fotos. 

Por isso, vamos te explicar o que é temperatura de cor para que você possa aprender a fazer uma balanço de branco personalizado. 

Origem do conceito Temperatura de Cor

temperatura de cor

Este fundamento foi descoberto por um físico alemão que se chamava Gustav Robert Kirchhoff no século 19. 

Este jovem físico realizou um experimento usando uma esfera oca metálica que possuía um pequeno orifício. Este oríficio representava um “corpo negro” que, segundo Kirchhoff, não absorve energia e nem a reflete. 

Para compreender como este corpo negro emitia energia, ele testou aquecer a esfera com diferentes temperaturas. E qual foi o surpreendente resultado?

Ao aquecer a esfera, o físico notou que uma luz avermelhada atravessava o orifício. Contudo, à medida que ele ia aumentando a temperatura, a cor da luz ia mudando para um amarelo, depois ficou branca, até atingir uma tonalidade azul. 

Foi assim que surgiu o conceito de temperatura de cor! Um detalhe importante é que esta temperatura não é medida em Celsius, como estamos acostumados, e sim em Kelvin. 

Informações sobre escala da Temperatura de Cor

Escala de acordo com as temperaturas das cores
  • 2000 K é um vermelho meio alaranjado. Ex: luz de velas.
  • 3000 K é um tom amarelo. Ex: lâmpadas incandescentes. 
  • 4300 K é um tom esverdeado. Ex: lâmpadas fluorescentes. 
  • 5600 K é a luz do sol, mas exatamente ao meio dia. Ex: o branco que nós vemos. 
  • 6000 K é o flash das câmeras. 
  • 10000 K é um azul intenso. 

Observações importantes: Os limites desta escala (inferior e superior) são o ultravioleta e o infravermelho. Além disso, estes números podem variar dependendo da câmera. 

Esta escala de temperatura de cor nos ajuda a identificar as cores consideradas quentes, neutras ou frias. Isso auxilia não só o trabalho de fotógrafos, mas também de arquitetos e designers que fazem projetos de iluminação. 

Confira agora como utilizar estas informações apresentadas acima para fazer o balanço de branco. 

Como ajustar o Balanço de Branco? 

Vimos que a ideia principal do Balanço de Branco é mostrar para a sua câmera qual a temperatura se encontra a cor branca no ambiente. Só para exemplificar, vamos imaginar as seguintes situações.  

Exemplo 1 (ambiente com cores quentes) 

Você vai tirar uma foto da sua família onde há uma parede branca no fundo. A iluminação do cômodo está sendo feita por uma lâmpada incandescente amarela, ou seja, a temperatura de cor está em 3000 K.

Se o balanço de branco da sua câmera estiver ajustado em 5600 K, o resultado será uma parede amarelada. Mas, por quê? 

Porque você “informou” para a sua câmera que a cor branca naquele local estaria na temperatura de 5600 K, quando na verdade ela estava a 3000 K. 

Assim sendo, para que a sua fotografia apareça com a parede na cor branca, você precisa colocar o balanço de branco em 3000 K. 

Exemplo 2 (ambiente com cores frias) 

Essa mesma lógica serve para as cores mais frias. Vamos supor que você esteja tirando uma foto na sua varanda aberta em um dia bem nublado. A temperatura de cor vai estar em torno de 8000 K. 

Se houver uma parede branca no fundo, e o seu balanço estiver ajustado em 5600 K, então o resultado será uma parede azulada. 

Mas, se você aumentar o balanço de branço para 8000 K, então a sua máquina vai entender que naquele ambiente a cor branca está naquela temperatura! 

Lembre-se que se a sua câmera sempre ficar ajustada com uma cor neutra (entre 5000 K e 5600 K), então o resultado será o seguinte: 

  • os objetos ao redor que estiverem com uma temperatura de cor mais baixa vão ficar com tonalidades mais quentes; 
  • os elementos que estiverem em uma temperatura mais alta vão ficar com tonalidades mais frias. 

Sabemos que pode parecer confuso a princípio, mas nada melhor do que a prática e os testes para compreender melhor estas funções. 

Caso você se equivoque no momento de realizar o balanço de branco durante a sessão de fotografias, calma que tem salvação! 

No momento da edição, você pode ajustar as cores erradas fazendo uma compensação de temperatura. Mas, para isso, é preciso conhecer bem o círculo cromático. 

Eita esses assuntos são bem técnicos, não é mesmo?

Talvez você tenha interesse em se tornar um profissional da fotografia, então se você ama ler sobre fotografia talvez seja interessante fazer um curso na área. Assim você vai aprender na prática como funciona a temperatura de cor.

Gostou deste artigo? Ele foi útil para você? Leia também nosso artigo sobre Foto em preto e branco: como fotografar com maestria.

Conta pra gente nos comentários se você está entendendo um pouco melhor sobre estes conceitos!


Referências: 

Link:https://renatorochamiranda.com.br/imagens_numeros_visceras/entendendo-o-balanco-de-branco-BTZ4857/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.