Fotografia lifestyle: conheça aqui!

Fotografia Lifestyle

A fotografia lifestyle é uma tendência que veio para ficar e faz os fotógrafos pensarem fora da caixa, pois sua ideia é capturar a emoção de momentos reais. Saiba mais sobre este estilo e porque você deve aderir a ele agora mesmo.

O que é fotografia lifestyle?

A fotografia tem vários estilos e cabe ao profissional procurar um que mais se identifique. Neste sentido, o Lifestyle tem caído no gosto dos fotógrafos e do próprio público, porque, cada vez mais pessoas buscam capturar o que há de mais verdadeiro em uma cena.

Esta é justamente a proposta deste estilo único de fotografar, registrar a emoção do momento em ações do dia a dia. Não por acaso, a tradução da palavra significa estilo de vida. Ou seja, procura-se capturar cenas reais e não apenas poses bonitas para a foto.

Para isso, portanto, o fotógrafo deve desenvolver um olhar atento aos detalhes. Além disso, é função do mesmo orientar os clientes sobre as melhores posições e locais com mais ou menos luz, mas, sem interferir nas expressões e emoções dos mesmos.

Características deste estilo

A fotografia lifestyle objetiva registrar momentos do dia a dia das pessoas, e assim, guardar os sentimentos que elas estavam sentindo naquele exato momento. Dessa forma, observa-se como características deste estilo:

  • Fotos espontâneas;
  • Locais que trazem emoções reais, como a própria casa;
  • Luz natural;
  • Sem muitos efeitos de photoshop e poses enclausuradas;
  • Captar expressões e sentimentos típicas das pessoas.

Como surgiu esta tendência?

Este estilo único de captar momentos surgiu com a fotógrafa australiana Anne Geddes e estourou na Europa, em principal com a fotografia de bebês em cenas espontâneas. Logo após, também se tornou tendência nos Estados Unidos e vem se fortalecendo no Brasil.

Hoje, no entanto, o lifestyle não está presente somente em ensaios de bebês, mas também em diversas outras modalidades, como de casais, famílias e gestantes. Enfim, o que importa é capturar a essência do que os clientes estão sentindo no momento.

Por que aderir ao estilo lifestyle?

As fotos no estilo lifestyle funcionam como um baú de memórias no qual as pessoas, ao vê-las, vão lembrar de fases especiais de suas vidas. Assim, um bom exemplo é quando se fala de pais e filhos. Isto é, as fotos vão captar momentos e não poses ensaiadas.

Por isso, então, esta forma de fazer arte está sendo cada vez mais procurada. As pessoas, portanto, estão entendendo que a importância de uma imagem vai muito além de um clique tirado em um estúdio super requintado e que, às vezes, não traz lembranças nenhuma.

Como fazer fotografias lifestyle?

Como fazer ensaio lifestyle

A ideia central da fotografia lifestyle é capturar momentos corriqueiros do dia a dia de forma espontânea. No entanto, isto não quer dizer que o fotógrafo não deva estudar muito para tal e ter conhecimentos de elementos essenciais para as fotos ficarem ótimas, como:

  • Melhor luz;
  • Ângulo;
  • Observar os detalhes;
  • Poses espontâneas e não ensaiadas;
  • Ambientes que conversem com a tendência.

Muitas vezes, a maior dificuldade dos clientes neste tipo de ensaio é se soltar e ser espontâneos em suas ações. Por isso, então, aqui o trabalho do fotógrafo se faz muito importante e ele deve passar confiança e fazer com que eles se sintam confortáveis.

Papel do fotógrafo

O fotógrafo, neste estilo, deve se apegar aos mínimos detalhes para tornar o ensaio em uma verdadeira obra de arte. Portanto, cabe a ele prestar atenção ao jeito das pessoas, em como se comunicam e gesticulam.

Isso tudo vai adicionar veracidade e sentimento às suas fotografias. Muitos desses detalhes costumam passar despercebidos, mas fazem parte do dia a dia e da vida das pessoas. Além disso, vale a pena focar também nas roupas, lugares e objetos da cena.

Foto: A fotografia lifestyle é uma tendência cada vez mais forte no mundo inteiro.

Dicas de como fazer sessões de fotografia lifestyle

Para se destacar na tendência do lifestyle, é preciso se libertar de certos vícios dos estilos mais tradicionais. Logo, confira a seguir algumas dicas para arrasar em suas sessões.

Explore vários ângulos

Como este é um estilo de fotografia mais solto, talvez os ângulos tradicionais não sejam os ideais. Então, o melhor a se fazer é explorar diferentes ângulos, até chegar no que capta, melhor a essência da foto.

Aprenda a “ser invisível” nas fotos lifestyle

Procure ser o mais invisível possível ao realizar seus cliques. Logo, não esqueça que você está em busca de um resultado natural em suas fotos, ou seja, tente não interferir muito na dinâmica entre eles.

Faça sugestões para os modelos

Mesmo que a fotografia lifestyle capture a naturalidade de uma determinada cena, o fotógrafo deve saber conduzir o ensaio de forma a sugerir o melhor para seus modelos. Dessa forma, cabe a ele:

  • Dar sugestões sobre a postura;
  • Atentar-se para os locais onde a luz é melhor;
  • Evitar poses ensaiadas;
  • Conduzir com leveza e deixar a interação fluir.

Use ambientes familiares

Fotografia lifestyle

Ao escolher o local para fotografar, opte por aqueles que são familiares para os clientes. Dessa forma, a interação com a cena será mais dinâmica e natural e o resultado final será ainda melhor.

Quanto cobrar por fotografia lifestyle?

O preço de uma sessão de fotos lifestyle varia para cada fotógrafo. Portanto, antes de definir essa questão do seu ensaio, você precisa levar em consideração alguns fatores muito importantes, como:

  • Investimento Inicial;
  • Cálculo dos custos fixos na fotografia (aluguel, luz, internet, telefone);
  • Estabeleça quanto você quer ter de lucro;
  • Cálculo dos custos variáveis (comida e deslocamento);
  • Depreciação de câmeras fotográficas e equipamentos.

Em que tipo de sessão pode-se aplicar o estilo lifestyle?

O bom do estilo lifestyle é que ele pode ser aplicado em vários tipos de sessões de fotos, porque a sua essência é capturar as expressões e emoções reais das pessoas. Então, você, como fotógrafo, pode sugerir aos seus clientes esta tendência em ensaios de:

  • Casal;
  • Gestantes;
  • Família;
  • Bebês (newborns).

Adote o estilo de fotografia lifestyle

O estilo de fotografia lifestyle está sendo cada vez mais usado em diversos tipos de ensaios por capturar o estilo de vida das pessoas e não apenas poses ensaiadas que não retratam o real. Por isso, vale muito a pena investir nesta tendência.

Procure estudar mais sobre ela e pesquise a fundo sobre suas características. Além do mais, comece a praticar este estilo e teste ângulos, luzes e posições que deixe a foto melhor. Lembre-se sempre que quanto mais você pratica, mais se destaca no ramo.

Perguntas frequentes

Quais as características de uma sessão de fotos lifestyle?

A fotografia lifestyle tem como objetivo registrar a veracidade de uma determinada cena. Apesar de ser um estilo mais solto e espontâneo, também existe uma direção de modelos.

O que é Sessão lifestyle?

Lifestyle é um termo muito utilizado para descrever um tipo de sessões fotográficas que se diferenciam pela naturalidade das fotografias e pela captura de emoções e sentimentos.

Porque fazer um ensaio lifestyle?

Um ensaio de fotos lifestyle procura registrar relacionamentos, momentos, emoções e histórias da vida real. Cria-se a cena, mas cada família traz sua própria personalidade.

Então é isso, esperamos que você tenha curtido a leitura. Se gostou, compartilhe com seus amigos e conte-nos como foi sua experiência no campo de comentários aqui abaixo. 👇🏾

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.