Foto em preto e branco: como fotografar com maestria

Foto em preto e branco

Um recurso artístico indispensável é a foto em preto e branco. Longe de simplicidade e monotonia, é possível alcançar a máxima expressão de uma cena.

Tudo começou com ela. A fotografar em preto e branco, no passado, era a única possível. E, ainda hoje, quando trabalhamos com “câmeras” improvisadas, o resultado será monocromático.

Hoje, mesmo com os avanços da tecnologia, ainda podemos usar e abusar da foto em preto branco(P&B). Claro: com técnica, estudo e planejamento.

Aprenda conosco os princípios da técnica em preto e branco. Domine essa técnica e aumente seu repertório fotográfico. Vamos juntos?

A ideia da foto em preto e branco

Fotografias são obras de arte. Elas se comportam como a poesia do fotógrafo. Por meio delas, é possível expressar sentimentos e eternizar uma situação pitoresca.

Quando falamos de foto P&B, é importante ter alguns pontos esclarecidos.

O primeiro deles repousa no sujeito ou objeto: nem tudo pode ser registrado em poucos tons. Quando há diferença sutil entre as tonalidades, a foto em preto e branco a anulará.

O resultado, num caso assim, será uma imensa massa cinza. Como é óbvio, não desejamos isso.

Por exemplo: se fotografarmos o céu da manhã em preto e branco, a foto sairá morta. Isso porque o azul celeste não contrasta basicamente nada com as nuvens.

Isso nos dá a primeira grande regra: o contraste sempre será seu melhor amigo.

A importância do contraste

Vou descrever uma cena. Ao final, feche os olhos e tente imaginá-la. Torne-a viva em sua imaginação:

Pense que está numa floresta. Então encoste-se num dos troncos de árvore e olhe para cima. É um dia iluminado. Os raios solares penetram pelas brechas dos galhos, formando cascatas de luz.

Imaginou? Agora, repare como as folhas estavam escuras, em relação ao céu claro.

Se fotografássemos esta cena, a diferença entre o tom mais escuro e o mais claro gritaria! A foto ganharia vida. Transmitiria dramaticidade e profundidade de intenção.

Por si só, essa foto em preto e branco seria uma belíssima obra de arte. Isso apenas explorando o contraste em um ambiente natural.

linda foto foto em preto e branco

No entanto ainda podemos pensar em outros elementos, como contraposição de luzes artificiais e exploração de reflexos.

Os resultados são impressionantes:

Com isso, já temos a chave para uma foto em preto e branco perfeita: trabalhar com o máximo possível de contraste.

E, certamente, sombras duras e iluminação ampla são elementos imprescindíveis.

Vejamos, agora, outros elementos determinantes para nossa foto em preto e branco.

Explorando texturas na foto em preto e branco

Diferentemente de fotos em cores, a esse tipo de foto depende muito de texturas. Assim, superfícies lisas e de cor única tornam-se completamente vagas, nelas, empobrecendo o resultado.

Por outro lado, na foto em preto e branco, pequenas ranhuras e superfícies irregulares costumam funcionar muito bem.

Isso porque, além da diferença de tons, há a possibilidade de sombras duras adjacentes. Vejamos, por exemplo, o resultado de uma foto de um nó de madeira:

Note como as ranhuras e fendas contrastam com a superfície, mais clara. Um simples tronco ganha mistério e história, na foto em preto e branco.

Atenção aos detalhes de fundo

Como o que pretendemos na foto em preto e branco é riqueza e sofisticação, os detalhes importam. E muito!

Especialmente em retratos e registros situacionais mas funciona muito bem um plano rico de fundo. Estantes, texturas, bibelôs. Todos esses elementos colaboram para a construção da foto.

Detalhes são importantes para uma foto em preto e branco

Contudo, obviamente, falamos de uma abordagem realista. Podemos, no entanto, utilizar outras técnicas e estilos em nossa foto. Principalmente quando a intenção é artística.

Foto artística

Em toda fotografia, técnica e planejamento são resultado do estudo. É importantíssimo você fazer um curso de fotografia, mesmo online. Do mesmo modo, dominar a câmera é primordial.

Todavia, enquanto você procura seu curso ideal, veja algumas possibilidades interessantes. Elas costumam tratar o sujeito ou objeto como protagonista.

Nestes casos, o fundo é neutralizado. Pode manifestar-se como preto sem fim ou branco total com alta iluminação. Confira:

Como fazer foto em preto e branco

Recapitulando

Para uma foto perfeita, temos sempre que recordar de:

  • Planejar iluminação e sombras: esse conflito entre escuro e claro determinará a riqueza do contraste;
  • Nunca esquecer que o contraste é a alma desse tipo de foto;
  • Explorar texturas ricas e investir em detalhes;
  • No caso de fotos artísticas, tudo deve ser premeditado e milimetricamente calculado.

A foto em preto e branco na prática

No passado, não havia escolha. Toda foto era em preto e branco. Entretanto, hoje, mesmo com as câmeras mais modernas, é possível tirá-las já monocromáticas.

Como o estilo jamais sairá de moda, câmeras semi e profissionais costumam possuir preset monocromático. Assim, é possível conhecer o resultado logo após tirar a foto.

Esse recurso é muito válido para alcançar máxima qualidade. Caso ocorra um degradê pobre, você poderá tirar outra foto sem precisar sofrer na edição.

No entanto, seja qual for o motivo, é possível transformar uma foto colorida em monocromática. Basta, para tal, servir-se de softwares de edição ou filtros.

Mesmo no celular, para transformar a colorida em P&B, basta servir-se das programações. O próprio Instagram te permite acrescentar contraste e brilho, inserir definição e dessaturar.

O resultado será a conversão das cores em tons de cinza. Mas lembre-se: não basta zerar a saturação. É necessário, também, retrabalhar brilho e contraste.

Tudo isso vale, também, para o sépia

Todas essas dicas são para foto em preto e branco. Porém é possível aplica-las, também, quando queremos fotos envelhecidas. A elas damos o nome de sépia.

E então? Gostou das dicas? Que tal pegar sua câmera e, agora mesmo, começar a trabalhar ideias de foto em preto e branco? Tenho certeza que vai adorar os resultados!

Compartilhe com seus amigos nas redes sociais. E, caso tenha surgido ou ficado alguma dúvida, basta entrar em contato conosco.

Será um prazer te ajudar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *