Você sabe o que é macrofotografia? Descubra aqui

Macrofotografia

A macrofotografia tem ficado cada vez mais conhecida por toda a beleza que é capaz de capturar.

No entanto, muitas pessoas ainda não têm noção real de como ela funciona. Portanto, acompanhe um guia com tudo o que você precisa saber sobre esse tema.

Entenda o que é macrofotografia

Seu foco é registrar seres e objetos pequenos com uma riqueza de detalhes. Assim, quem usa essa técnica captura a beleza de elementos que no dia a dia acabam não despertando tanto a atenção.

macrofotografia

Como essa técnica surgiu?

Muitos não sabem, mas a fotografia em si apareceu ainda no século XIX . Além disso, o equipamento usado para tal era chamado de daguerreótipos, inventados por Louis Daguerre.

Foi desde esse período que os estilos e técnicas diferentes começaram a surgir. Portanto, as fotos macro são consequências dessa evolução ao longo dos anos. Desde que foi descoberta, essa arte não para de surpreender nem mesmo quem é da área.

Macrofotografia x microfotografia

Como é de se esperar, a maior diferença entre esses dois tipos de foto está na proporção da imagem. Então, a primeira opção captura objetos até 10 vezes maiores do que seu tamanho real.

Já a segunda foca de forma especial em imagens microscópicas. Isso significa que ela registra objetos acima de 10 vezes a sua proporção original. No entanto, ambas técnicas são incríveis e geram fotografias surpreendentes.

Aprenda a fazer uma boa foto

Mais importante do que ter uma máquina de última geração, são as técnicas que se usa no processo.

Assim, elas garantem que sua imagem vai sair do jeito que você planejou. Dessa forma, fique de olho em algumas opções que são interessantes de usar.

  • Lente invertida é sempre uma alternativa legal e eficaz;
  • Não esqueça do foco manual;
  • A velocidade do obturador é essencial.

1 – Use a técnica da lente invertida na macrofotografia

Essa é uma opção para quem é iniciante no universo das fotos macro. Assim, ela permite que seja possível se adaptar usando equipamentos básicos como uma lente 18-55mm. Portanto, a tática se baseia em segurar essa última ao contrário.

A maior dificuldade será conseguir o foco, mas com a constância isso é superado. Além disso, é possível usar anéis adaptadores para tornar isso mais prático. Em resumo, dá para fazer boas fotos mesmo sem os materiais mais caros de macrofotografia.

macrofotografia

2 – Foco manual é importante

Saiba que a opção de foco automático nem sempre é rápida o bastante na hora da captura. Então, é interessante usar uma lente com distância 1:1 e mantê-la em uma boa posição. Em seguida, mexa sua câmera para frente e trás de forma lenta no tripé.

Isso sempre com o olho no visor, de modo a não perder o momento certo de fazer o clique. Ainda, quem está começando nesse ramo costuma sentir um pouco de dificuldade. No entanto, a prática vai deixar as coisas mais simples.

3 – Cuidado com a velocidade do obturador na macrofotografia

Quando se fala nesse tipo de foto, ter uma mão firme faz toda diferença. Afinal, qualquer movimento é capaz de afetar o processo de captura. Portanto, coloque o obturador em uma velocidade alta para evitar essa situação.

De forma geral, no início, 1/250 segundos é o bastante para ter um resultado legal. Agora, quem tem uma lente macro com uma distância focal pequena não precisa seguir essa orientação. Isso porque, o dispositivo tira uma foto de qualidade em até 1/40 segundos.

Equipamentos importantes para macrofotografia

Fazer uma boa foto também requer usar as ferramentas certas. Portanto, existem alguns elementos que não podem faltar e facilitam muito o seu trabalho. Confira quais são eles e conheça suas funções.

  • Tripé de qualidade;
  • Câmeras potentes;
  • Lentes versáteis.

1 – Tripé

Uma fotografia tradicional nem sempre precisa de um tripé. No entanto, no caso da macro, você vai necessitar de um bom ponto de apoio. Além disso, é legal fazer testes para entender como essa ferramenta fica melhor na hora de capturar a imagem.

2 – Câmeras

As mais usadas são as mirrorless e DSLRs, sendo essas últimas as mais interessantes para esse momento. Afinal, elas contam com uma disponibilidade maior de lentes, o que torna as chances de conseguir uma boa macrofotografia ainda mais altas.

3 – Lentes

O mercado oferece lentes chamadas de macro dedicadas. Assim, vale optar por aquelas com uma distância focal entre 90 e 105 mm. Também, elas costumam ter um espectro de ampliação de 1:1, fazendo o objeto parecer menor no sensor do que é na vida real.

Alternativas de lentes para comprar

Lente para macrofotografia

Uma das barreiras da fotografia é o preço dos materiais. Mesmo assim, você encontra algumas lentes mais em conta no mercado. Veja alguns exemplos de acessórios bons para conseguir fotos interessantes.

  • Sony E Macro F3.5 de 30mm: sua distância mínima de captura é 2,4 cm e custa em torno de R$ 2,2 mil;
  • Canon EF 100MM F/2.8L: de tamanho médio, perfeita para fotos macro, custa em média R$ 6,7 mil.

Macrofotografia no celular, é possível?

Algumas pessoas acreditam que esse tipo de foto só pode ser tirada com uma câmera muito cara.

De fato, elas deixam a qualidade do trabalho em um nível bem mais alto. No entanto, o celular também é capaz de mostrar resultados bem legais.

Diversos dispositivos já vêm com a opção de macro na sua câmera. Ainda, existem aplicativos específicos com esse recurso.

Então, para tirar uma foto incrível no seu smartphone você precisa seguir algumas dicas.

  • Faça muitos testes antes de tudo, a prática é sempre o mais importante;
  • Busque os detalhes nos objetos que você pretende registrar na foto;
  • Use bastante luz para que as sombras, resultado da proximidade, saiam de cena;
  • Faça uso de programas de edição, eles vão te ajudar a chegar na foto perfeita.

Tire fotos incríveis e se divirta com o processo

Macrofotografia

Depois dessa leitura, você já sabe o que é macrofotografia e como tirar fotos nesse estilo. Assim, não esqueça das dicas citadas aqui e lembre-se de que os equipamentos são  importantes, mas não te limitam.

Por fim, pratique muito e se surpreenda com detalhes que antes você sequer tinha notado. Tenha certeza que esse universo vai ser muito importante tanto para quem é profissional quanto para os entusiastas dessa arte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *