Vender fotos online: um guia completo

Vender fotos online

Vender fotos está se tornando um mercado bastante promissor. Além disso, é ótimo para quem adora fotografia, seja amador ou profissional. Então, venha conhecer mais sobre e veja como funciona a venda.

Quais tipos de fotografia vender?

Dicas para vender fotos online

A venda de fotos abrange um mercado muito grande. Ou seja, é possível vender fotos de qualquer tipo. Por exemplo, paisagens, pessoas, animais.

É possível se especializar em tipos diferentes de fotos. Para saber qual vender, é preciso ter uma noção do que você gosta de fotografar. Afinal, é melhor aprimorar apenas um ou dois tipos do que querer tirar foto de tudo o que vê pela frente.

Procure pelo seu nicho ideal e, acredite, vai haver diversas oportunidades para você. Alguns dos temas principais de fotos são:

Tente unir o útil ao agradável

Para tornar o processo mais fácil ainda, pense em tudo o que gosta. No fim, tirar fotos de um assunto que não agrada vai te deixar insatisfeito. É preciso amar o que faz.

Viajar é algo que a grande maioria das pessoas ama. Então, pense em vender fotos das paisagens da viagem. Assim, você está fazendo algo que ama e, ainda, ganhando por isso.

Fotos de paisagens, ainda mais do céu, podem vender bastante. Para ajudar mais no trabalho, procure sobre astrofotografia ou tirar fotos noturnas.

Quais são as fotos mais vendidas?

Para entrar no mercado de fotografia, é preciso saber quais imagens são mais valorizadas na internet. Afinal, deve ser um nicho com bastante demanda. Caso contrário, a chance de vender fotos é menor.

Alguns bancos de imagens soltam as fotos mais vendidas de cada ano. Porém, existem certos tipos que nunca saem de moda. Por exemplo:

  • Paisagens;
  • Comida;
  • Tecnologia;
  • Escritório.

As maiores demandas são definidas pelo que está em alta no momento. Por isso, esteja sempre atento às últimas notícias.

O mercado de tecnologia está em grande crescimento. Assim, surgem muitos sites e empresas que falam sobre isso. Ou seja, a demanda por fotos relacionadas à tecnologia aumenta.

É importante se manter informado sobre o mercado. Desse jeito, você vai saber quais as fotos ideais para vender. No fim, vai ganhar um bom dinheiro por isso.

Para vender fotos pode fazer pós-produção?

Vender fotos online

Muitas pessoas imaginam que a foto deve ser o mais original possível. Ou seja, sem pós-produção. Ser um bom fotógrafo significa não precisar arrumar a imagem após tirá-la.

Isso está completamente errado. Na verdade, é difícil encontrar um fotógrafo que não faça uma pós-produção. Mesmo que seja pouco, sempre tem edição, até mesmo em foto preto e branco.

Você ainda precisa saber como tirar a foto da forma correta. Imagens feitas da forma errada vão continuar ruins mesmo após a pós-produção. Mas, as boas podem ficar ainda melhores com um retoque.

Existem muitos softwares para edição de fotos no mercado. Porém, há dois principais usados pela maioria dos profissionais, que são:

  • Photoshop;
  • Lightroom.

Editar imagem não é ser um péssimo fotógrafo. Então, aproveite para aprender sobre edição. No fim, é possível vender muito mais do que sem pós-produção.

Dicas para vender fotos: como valorizar as imagens

Vender fotos não é fácil, ainda mais no começo. Muitos imaginam que é só pegar uma câmera e sair fotografando. Mas, na verdade, tem muito trabalho envolvido.

Para melhorar a forma de manusear a câmera, é possível fazer cursos de fotografia online ou presencial. Existe tanto o superior de fotografia quanto os de menor duração.

Ter a melhor câmera pode ser algo de extrema importância. Porém, é claro que no começo vai ser muito difícil conseguir bons materiais.

Por isso, no início invista em uma máquina boa, mas não tão cara, podendo ser até de segunda mão.

A pós-produção também é super importante para tirar fotos. Então, investir em um curso sobre edição pode ser uma boa ideia.

Dica: escolha de palavras-chave

Os bancos de imagens dão um espaço para colocar todas as palavras-chaves da foto. Assim, a sua pode ser encontrada de forma mais fácil. Por isso, pense bem em quais você vai escolher para receber ainda mais visibilidade.

Dicas para vender fotos: quais sites?

Existem muitos sites feitos para a venda de fotos. Além disso, é uma ótima forma de fazer suas imagens serem mais reconhecidas. Por isso, confira três sites para começar a ganhar dinheiro com fotografia.

Adobe Stock

É possível que você já tenha ouvido falar da Adobe. Ela é uma empresa muito conhecida, uma das mais famosas para venda de fotos. Ainda mais no mercado de design e fotografia.

No site é possível postar vídeos, vetores e ilustrações, além das fotos. O vendedor ganha por comissão. Então, você recebe 33% na venda de fotos e vetores e 35% na venda de vídeos.

Shutterstock

Esse é o banco de imagem mais famoso do mundo. Além disso, ele está integrado a vários bancos de imagem gratuitos.

Ou seja, alguém pode procurar por uma foto de graça e acabar vendo a sua, o que aumenta as vendas.

Você pode ver a tabela de ganhos do site para saber quanto vale suas fotos. Porém, a quantidade varia de acordo com o licenciamento das suas imagens.

Alguém que vende até 100 fotos para diversos clientes está no nível 1 e ganha 15% de comissão.

Mas, ao atingir mais de 25 mil vai para o nível 6 com 40% de comissão. Além disso, ao virar o ano, os licenciamentos voltam para 0 e é preciso conquistar tudo de novo.

Getty Images

As fotos desse site costumam ser muito procuradas por revistas, jornais e marcas. Afinal, seu acervo é grande e com alta qualidade.

Para fazer parte do site é preciso preencher um formulário. Depois, importar de três a seis imagens que vão ser analisadas. Após a revisão, eles vão decidir se você fará parte do site ou não.

O valor que você recebe é de 20% das vendas se fechar um contrato de exclusividade. Não é obrigatório aceitar, porém, ao recusar a comissão vai para 15%.

Trabalhe com o que você ama. Vender fotos online

Vender fotos: faça o que você ama

Fotografia pode dar muito dinheiro ou, ainda, funcionar como renda extra. Por isso, se ama fotografar esse mercado pode ser o ideal.

Além disso, com todas as dicas você já sabe como começar a vender fotos. Outra dica de ganhar dinheiro com fotografia é Concurso de fotografia: saiba o que é preciso para vence.

Também é um ótimo mercado para unir o útil ao agradável. Por exemplo, se você adora cozinhar, tire fotos e passe para um banco de imagens.

É possível fazer o que ama e ainda ganhar dinheiro com isso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.