Fotos Noturnas: veja dicas simples para você

Fotos Noturnas

As fotos noturnas são adversárias até mesmo de profissionais e seus equipamentos de alto nível. Apesar de, nos dias atuais, esse ponto estar melhor, ainda é um desafio, afinal fotografia é luz.

Por isso, é crucial conhecer um pouco das partes técnicas para fazer boas imagens. Então, confira algumas dicas para te ajudar a fazer fotografias à noite com menos dificuldade.

Dicas para tirar fotos noturnas profissionais

Veja algumas dicas a seguir para fazer fotos noturnas de forma profissional. Portanto, o uso de alguns acessórios e atributos do modo manual pode ajudar, confira:

  1. Tripé deve ser um dos seus grandes aliados;
  2. Manipule a abertura e a exposição;
  3. Fotografe com foco manual e use controle remoto;
  4. As melhores lentes para foto noturna;
  5. Tente ousar nos efeitos;
  6. Preste atenção ao clima.

1 – Tripé: um dos seus grandes aliados

Equipamentos para fotos noturnas

Para fazer boas fotos noturnas, você deve manter a câmera parada para evitar registros tremidos. Logo, um acessório como esse pode te ajudar a estabilizar a máquina.

Fotografia, em resumo, é luz, então em ambientes pouco iluminados fica difícil ter bons retratos. Agora, caso não tenha um tripé, basta posicionar o dispositivo em um local estável.

Isso se dá porque é preciso colocar o obturador em velocidade mais baixa. Então, qualquer movimento pode prejudicar o resultado final.

2 – Manipule a abertura e a exposição

O flash é uma ferramenta que pode ajudar a fazer melhores fotos noturnas. Porém, não é sempre que o objeto está disponível e nem todo mundo gosta de usar.

Nesse caso, o fotógrafo tem que utilizar os atributos do modo manual da câmera. Portanto, a técnica de longa exposição é a melhor para ter bons resultados.

Em resumo, ela consiste em diminuir a velocidade do obturador para o sensor ficar aberto por mais tempo. Dessa maneira, ele absorve mais luz natural e capta mais elementos do cenário.

3 – Fotografe com foco manual e use controle remoto

Já deu para perceber que para boas fotos noturnas, você deve sair do modo automático. Nesse sentido, o foco é outro atributo para alterar por conta própria nesse tipo de foto.

Para registros melhores, mantenha a distância o mais longe que conseguir para ter o céu focado. Quanto ao controle remoto, lembre-se de que a câmera deve estar parada por completo.

Isso significa que até o aperto do botão pode prejudicar a imagem final. Então, ajuste o temporizador para pelo menos 5s e acione o acessório para obter o registro.

4 – As melhores lentes para fotos noturnas

Em geral, não há lente que torne impossível para o fotógrafo fazer fotos noturnas. Contudo, as objetivas mais angulares são ideais para quem quer um aspecto mais humano de visão.

Para os amantes da lua, as opções com maior distância de foco são melhores. Dessa forma, as telezoom são as favoritas, sendo o número acima de 100m.

5 – Tente ousar nos efeitos

É possível se divertir e explorar sua criatividade em fotografias à noite. A princípio, uma boa dica é usar o que se chama de lightpainting. Ou seja, usa-se uma fonte de luz para ‘desenhar’ algo enquanto se faz a foto.

Obter esse tipo de imagem é simples e vai ser preciso usar as dicas acima. No entanto, faça as devidas adaptações e não tenha medo de errar até ter as configurações ideais.

Outro tipo de foto famosa são os feixes de luz nas estradas. Porém, eles são apenas os carros que desenham o caminho com os seus faróis. Logo, a ideia é a mesma, valor baixo de velocidade do obturador e distância focal o mais longe possível.

Veja nosso artigo sobre a técnica Fotografia em Time Lapse: o que é e como fazer! pode ser uma boa ideia para fazer em fotos noturnas. Além disso Use o efeito bokeh nas suas fotografias e inove nos resultados.

lindas fotos noturnas

6 – Preste atenção ao clima

E, por fim, a dica é se planejar bem antes da sessão de fotos. Antes de tudo, pegue tudo o que pode precisar e confira mais de uma vez.

O clima também deve estar em boas condições para não ter surpresas com chuva. Então, veja a previsão do tempo e fique sempre atento durante o ensaio.

Melhor valor de ISO para fotos noturnas

ISO é um atributo do modo manual que pode ajudar em várias situações. Afinal, ele permite que o clique de uma foto mais clara seja possível.

Vale citar, no entanto, que o exagero no valor pode gerar fotos com muito ruído. Portanto, o ideal é usar valores menores para fazer fotos noturnas com sua câmera.

Não há um número certo que sirva para todos os cenários e paisagens. Dessa forma, cabe ao fotógrafo ir ajustando enquanto confere se a foto está boa. Por fim, use o zoom nos resultados para ver o nível de granulado.

Para quem gosta de astrofotografia

A astrofotografia é uma ideia que se relaciona muito com as fotos noturnas. A princípio, ela consiste em fazer belas fotografias do céu estrelado e da via láctea.

O melhor é que não é preciso ter um equipamento caro para fazer imagens assim. Afinal, hoje em dia até mesmo os smartphones são capazes de fazer isso.

E não há nenhum segredo, basta acertar os valores certos de ISO, abertura e velocidade do obturador.

Nesse sentido, é de forma básica uma foto de longa exposição, mas com a lente voltada para o céu. Em geral, é possível fazer dos seguintes tipos:

  • Deep Space e Sistema Solar;
  • Campo amplo e Timelapse.

Lembre-se sempre de fotografar em RAW, ou seja, imagem “crua”, sem processamento. Dessa forma, você poderá tratar os resultados preservando a qualidade original.

Saiba se as fotos noturnas são uma boa oportunidade de venda

configuração para fotos noturnas

Vender fotos é uma forma que muitos usam hoje para ter uma renda extra. Nesse sentido, há várias plataformas e bancos de imagens que servem para esse fim.

Não dá para dizer com exatidão, mas as fotos noturnas podem ser uma boa oportunidade. Sobretudo, se forem fotografias de paisagens, a chance pode ser bem mais alta. Afinal, essas são alguns exemplos dos mais procurados para venda, outros deles são:

  • Comida e tecnologia;
  • E, por fim, fotos de coisas antigas.

Caso seja criativo, dá para ligar cada um desses elementos com ambientes noturnos. Porém, o mais importante, acima de tudo, é que as imagens sejam de qualidade. Então, pegue sua câmera, siga essas dicas e treine muito.

Um mundo por trás das fotos noturnas

Ao longo deste artigo foi possível conferir dicas para fazer boas fotos noturnas. Não apenas isso, como também ficou claro como dá para usar e abusar da criatividade para obter belos resultados.

Há muito que se explorar nesse tipo de fotografia e até mesmo o mercado tem bons olhos para ela. Portanto, basta o fotógrafo se preparar e se aventurar para conseguir os cliques que quiser.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.