O que é HDR na câmera: saiba tudo sobre este assunto

O que é HDR na câmera

Confira o que é HDR na câmera e como ele melhora as fotos. Além disso, saiba como e quando usá-lo, para conseguir um efeito profissional e nítido em suas imagens. Veja também, um passo a passo para utilizar esta função.

O que é HDR na câmera

Antes de qualquer coisa, o primeiro passo é saber o que é HDR na câmera. Ou melhor, o que significa tal sigla. Portanto, HDR é a abreviação para High Dynamic Range, que traduzido para o velho português, é o mesmo que alto alcance direto.

É muito comum que algumas pessoas não entendam para quê serve esta função de fato. Mas, mesmo assim, a deixam ativada porque, às vezes, entrega fotos tão boas quanto o que estamos vendo com nossos olhos ou até melhores.

O HDR está presente na câmera do celular e nas fotográficas. Além disso, também pode ser encontrado nas TVs de forma um pouco diferente.

HDR na câmera como utilizar
girl taking a photo on a smartphone in the Cheile Bicazului, Romania

Como funciona o HDR na câmera 

Para saber o que é o HDR na câmera, é preciso entender que algumas cenas apresentam uma variedade muito grande nos níveis de intensidade de luz e tonalidades de cores. Dessa forma, ao serem captadas, resultam em regiões mais destacadas e nítidas do que outras.

É nessas situações de desequilíbrio de luz que o HDR entra em ação. A técnica consiste em tirar três ou mais fotos de uma mesma cena com diferentes níveis de exposição entre elas. Então, variam entre os tons de iluminação, que são combinados, para chegar a uma foto.

O resultado é uma imagem com resultado mais nítido e mais próximo do que é visto pelo olho humano. Assim, as fotografias com efeito HDR apresentam cores mais vivas e reais, sem excesso de pontos iluminados. O que resulta em equilíbrio em intensidade da luz.

Função HDR

Usar a função HDR é bem simples. Ela pode ser selecionada com poucos toques no menu da câmera, para realizar as fotos em questão de segundos e combiná-las automaticamente.

A função é bastante comum em boa parte dos celulares e câmeras semiprofissionais e profissionais. Portanto, ao combinar os cliques de uma mesma cena, o resultado é uma única foto com equilíbrio no nível de exposição de luz.

Quando usar o HDR?

Engana-se quem pensa que usar o HDR em todas as fotos vai trazer um efeito desejado em todas elas. Isto porque, o principal objetivo dele é deixar mais visíveis locais muito escuros ou muito claros para melhorar a visualização de detalhes.

O uso do HDR para objetos em movimento pode resultar em uma foto com o mesmo borrado, seja qual for a imagem. Por mais rápida que seja a tecnologia, as fotos combinadas não serão exatamente iguais e a foto única não terá tanta qualidade nos detalhes.

Fotos em ambientes com pouca luz ou durante a noite também podem ficar ainda mais escuras. Portanto, recomenda-se usar o modo de fotografia noturna em celulares. Ou ainda, subir o valor do ISO ou usar a técnica de longa exposição em câmeras dedicadas.

Quando se trata de fotos de paisagem, panorâmicas ou com objetos estáticos, o HDR pode melhorar bastante as imagens. Ele, ainda, pode ser muito útil em:

  • Locais com variação de luz e sombras, porque revela os detalhes;
  • Fotos feitas contra a fonte de luz, pois distribui melhor a luminosidade.

Utilize um tripé

HDR na câmera dicas

Uma dica é segurar firme a câmera para que ela não balance no momento da captura. No entanto, o ideal é mesmo usar um tripé para garantir a estabilidade no momento do clique.

É importante ter em mente que, quando a câmara define a exposição para os escuros, reduz a velocidade do obturador. Por isso, uma posição fixa ajuda a alinhar as exposições se tiverem uma composição muito semelhante.

O que fazer quando a câmera não tem HDR

A função HDR é uma facilidade que a tecnologia trouxe para facilitar a vida na hora dos cliques. Mas, está longe de ser uma inovação, porque a combinação de diferentes negativos para aumentar a nitidez de uma foto já acontecia muito antes da fotografia digital.

Dá para criar este efeito em qualquer câmera de forma manual. Para isto, basta fazer mais de uma fotografia do mesmo objeto ou cena com o mesmo enquadramento, mas com diferentes níveis de exposição.

A segunda etapa é descarregar as fotos no computador e combinar as imagens em programas como o Photoshop. Buscar uma foto com visibilidade de detalhes semelhante a visão do olho humano pode ser um parâmetro inicial para a edição.

Tente criar uma imagem que seja semelhante ao que viu. Isto porque, os olhos têm uma gama dinâmica muito maior do que as câmaras. Assim, esta técnica pode ser utilizada para recriar uma cena da maneira como se lembra de vê-la.

Câmeras profissionais com função HDR

Muitas câmaras compactas e smartphones têm uma função HDR integrada. Mas, uma DSLR (Digital Single Lens Reflex) com esta tecla oferece mais flexibilidade. Com ela, se escolhe quantas imagens a câmera capta e a diferença entre os níveis de exposição.

Passo a passo para usar o HDR da câmera

Agora que você já sabe o que é HDR na câmera, confira a seguir como usar esta função de forma eficaz e conseguir boas imagens:

  • Selecione o modo de disparo de prioridade à abertura e defina o valor dela e do ISO;
  • Mude o modo de medição da exposição para Average (Média) ou Evaluative (Matricial);
  • Com estas definições, a câmara irá selecionar uma exposição média baseada em todos os tons da cena;
  • Utilize o seletor de compensação de exposição para diminuir ou aumentar a exposição da cena;
  • O nível de exposição depende da quantidade de luz e sombra. Comece com variações de 1 incremento;
  • Tire uma fotografia com o seletor de compensação de exposição na posição -1. Depois, rode o seletor para -2 e, em seguida, -3;
  • Repita, desta vez com sobre-exposição a +1, +2 e +3. Poderá não utilizar todas as imagens na HDR final, mas é sempre útil ter os dados;
  • Como alternativa, pode utilizar a variação de exposição automática (AEB), que lhe permite decidir quanta subexposição ou sobre-exposição vai aplicar;
  •  Em seguida, capta a série de fotos de uma só vez.          

Use o HDR para deixar suas imagens ainda mais profissionais

Fotos profissionais com HDR

Saber o que é o HDR na câmera e quando usá-lo é essencial para deixar as fotos mais nítidas e profissionais. Portanto, procure oportunidades para utilizar esta técnica. Logo, decidir quando utilizá-lo requer conhecimento para produzir boas imagens.

Pratique na captura de imagens de paisagens e céus. Lembre-se que o HDR é uma técnica útil para captar detalhes e fotografia macro. A partir dele, pode-se realçar partes incríveis de uma foto e conseguir efeitos muito interessantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.