Fotografia de moda: dicas imperdíveis aqui

Fotografia de moda

A fotografia de moda é, sem dúvidas, um dos segmentos emergentes do mercado. Afinal, ela está presente em muito do que consumimos.

Seja na compra de uma revista, como a Vogue ou Elle, no feed do Instagram ou até mesmo na simples escolha da roupa que vestiremos no dia, a moda faz parte do cotidiano de todas as pessoas.

Logo, o fotógrafo que quer atuar nesse mercado encontra uma grande variedade de opções.

Portanto, se você gosta de moda, é criativo e tem habilidade em fotografar, conheça mais sobre a área, e como atuar.

Entenda o que é a fotografia de moda

Fotojornalismo na fotografia de moda

Um nicho da fotografia que tem como objetivo divulgar coleções de moda. Por isso, por meio das poses, cenários e outros elementos busca traduzir o conceito da marca e da coleção. Veja abaixo como issopode ser apresentado:

  • Fotos comerciais, como catálogos, outdoors, por exemplo;
  • Editoriais de moda;
  • Fotografias em desfiles, que servem para noticiar as tendências.

Os primeiros registros desse tipo de trabalho ocorreram com as revistas de moda, muito populares desde o fim do século XIX. Desde então, o ramo se modernizou e as próprias fotografias hoje têm valorizado o modelo em conjunto com a roupa.

Saiba como a fotografia de moda funciona

Neste nicho, o desafio do profissional é traduzir o conceito da marca ou estilista. Por exemplo, para uma coleção com inspiração na moda espanhola, o fotógrafo terá que compor um cenário que transmita essa ideia.

Por ser uma comunicação apenas visual, a fotografia de moda usa de diversos recursos para falar com quem consome o conteúdo. Assim, a iluminação e poses podem passar leveza ou intensidade, ser fixas ou mais dinâmicas, a depender do que quer transmitir.

Foto: O profissional em fotografia de moda pode fazer ensaios e editoriais, bem como a cobertura de desfiles.

Veja as principais características desse tipo de fotografia

Nos dias atuais a fotografia fashion tem uma característica muito mais comercial do que artística. Isso porque este é o principal meio de divulgação de coleções, seja qual for o veículo escolhido. Por isso, alguns pontos que devem ser pensados em um trabalho são:

  • Coesão entre as fotos de uma mesma coleção;
  • Entender o caimento e movimento das peças, para captar o máximo de detalhes;
  • Direção dos modelos, ou seja, indicar as poses e movimentos a serem feitos;
  • Ser criativo, para chamar a atenção para o produto exposto.

O fotógrafo tem ainda que estar pronto para trabalhar em diversos ambientes. Desse modo, podem ser feitos ensaios em estúdio, ou em ambientes externos, bem como a cobertura de eventos.

Conheça os principais fotógrafos de moda

Na área da fotografia de moda, alguns nomes despontam como grandes autoridades, tendo seu trabalho como inspiração aos que estão no começo. Veja a seguir alguns dos mais famosos fotógrafos e seus principais trabalhos.

Preto e branco

Richard Avendon e Patrick Demarchelier são os grandes nomes desse estilo de fotos. Ambos abusam ainda da fluidez, com tecidos esvoaçantes em seus registros, bem como já captaram em suas lentes grandes estrelas do cinema e da música.

Annie Leibovitz

A fotógrafa, que já fez trabalhos para revistas como Vogue e Elle, tem como marca um estilo fantástico e ao mesmo tempo minimalista. Nesse sentido, usa de ensaios ao ar livre para compor os cenários, que lembram obras de arte.

Mario Testino

Com um estilo que traz um ar sensual, já fez ensaios para diversas marcas como Gucci e Versace. Ainda, em um de seus trabalhos mais recentes vários famosos foram clicados usando apenas uma toalha branca, com filtro preto e branco.

David LaChapelle

Este fotógrafo, por sua vez, tem um estilo marcante e com uso de muitas cores, inspirado na cultura pop. Por isso, já teve seus trabalhos expostos em revistas importantes, como a Rolling Stone e Cosmopolitan.

Gal Oppido

Dentre os brasileiros que merecem destaque na área da fotografia de moda, o ex- arquiteto está entre os maiores nomes. Com uma longa carreira, seu estilo ora em preto e branco ora em cores explora os corpos, usando a nudez de forma diferente.

As melhores técnicas e poses da fotografia de moda

O que vai ditar a forma e poses em um ensaio ou editorial será o conceito da coleção em evidência. Desse modo, o fotógrafo pode orientar o modelo para que entre no personagem e entregue as expressões e movimentos que conversem com a proposta.

Um bom resultado

Diversos recursos podem ser usados conforme o caso, para obter um resultado único. Por isso, veja abaixo algumas ideias do que mudanças simples podem fazer em suas fotos:

  • Maior contraste de luz e sombra, que confere um ar dramático;
  • Cores mais vibrantes para um visual mais moderno;
  • Ao contrário, cores mais sóbrias em uma única paleta, dão um ar de requinte;
  • Cenário minimalista, permite que a peça e modelo fiquem em evidência;
  • Poses estáticas, usadas em propostas mais comerciais, para focar a peça.

Há, portanto, múltiplas formas de trabalhar na fotografia de moda, de acordo com o estilo do profissional e perfil da marca.

A fotografia de moda pode acontecer em qualquer lugar

O trabalho na área fashion é muito dinâmico, por isso, pode demandar trabalhos em diferentes locações. Nesse sentido, um ensaio, lookbook ou editorial de moda pode ser feito em um estúdio ou mesmo em locais abertos.

No caso do fotojornalismo, a cobertura de um desfile, por exemplo, pode ocorrer em um salão, ou em outra locação. Em qualquer dos casos, o fotógrafo deverá se adaptar à luz e às condições do ambiente.

Desafios para fotos ao ar livre

Quando o trabalho é feito em locais abertos, o profissional deve estar pronto para diversas condições. Por isso, saber os melhores horários para aproveitar a luz natural é essencial ao fotógrafo de moda.

Condições climáticas, como ventos e chuvas, por exemplo, também devem sim ser levados em conta. Por essa razão, é preciso planejar e conhecer a locação antes, para ter um local de proteção dos materiais.

Saiba quais os equipamentos necessários para ser fotógrafo de moda

Fotografia de moda

Para trabalhar na área, é preciso investir em itens de trabalho, pois na maior parte das vezes, o fotógrafo é contratado por ensaio. Por isso, ele trabalha com seus próprios meios. Então, veja a seguir os itens básicos no dia a dia desse profissional:

  • Câmera e kits de lentes, para focar imagens em várias distâncias;
  • Bateria reserva, em especial em ensaios externos;
  • Cartão de memória reserva;
  • Flash e rebatedor, esses itens são essenciais para melhorar a distribuição da luz;
  • Tripé, que pode servir de base para a câmera ou o flash, conforme preciso;
  • Computador ou notebook para edição das fotos;
  • Mochila ou mala para transporte dos itens com segurança.

Conquiste essas ferramentas aos poucos

É claro que para todos os itens há variados preços e marcas no mercado, conforme a tecnologia e recursos disponíveis. Conforme cresce na carreira, é essencial que o fotógrafo invista em melhores materiais, que facilitem seu trabalho.

Entenda como está o mercado da fotografia de moda

Com o avanço das redes sociais, o apelo visual é o grande foco das grandes marcas. Desse modo, há cada vez mais espaço para profissionais na área, cujo desafio é conquistar a atenção dos consumidores em um clique.

O setor fashion reflete, por outro lado, as mudanças da sociedade. Por isso, cada vez mais a moda busca opções mais sustentáveis, com foco no meio ambiente. Logo, a fotografia da moda, tem que se adaptar e tem adotado um foco mais natural.

Veja quanto um profissional pode ganhar

A remuneração no ramo varia de acordo com a experiência e o renome do fotógrafo e pode chegar a até R$ 200 mil. Apesar de bem pagos, a profissão também exige investir alto em materiais, então o gasto é tão grande quanto os ganhos.

Na maioria das vezes, de fato, o fotógrafo é pago por trabalho. Por isso, os valores podem variar de acordo com a frequência e duração do contrato.

Foto: O fotógrafo precisa investir em equipamentos como câmera e flash para iluminação.

Como se tornar um fotógrafo de moda

Para trabalhar nessa área, não é exigida uma formação específica. No entanto, estudar as técnicas e história da fotografia de moda o ajudará a se posicionar. Afinal, este é um mercado com muita competição e as melhores vagas exigem alto grau de competência.

Aqueles que buscam uma formação mais sólida podem iniciar em uma graduação ou curso técnico de fotografia, com duração entre 2 e 4 anos. Entretanto, também há a opção de cursos curtos, focados em uma técnica em especial.

O caminho para ter sucesso na profissão

Como em qualquer outra profissão, é preciso persistir e buscar se aprimorar sempre. Além disso, veja abaixo algumas dicas importantes para seguir, que poderão tornar o caminho mais fácil:

Estude a história da moda

Para capturar bem não apenas as modelos, mas as roupas em si, é imprescindível que você estude a história da moda. Afinal, é assim que você consegue entender melhor o conceito por trás de cada coleção e se familiarizar com o universo que pretende fotografar.

Além disso, a história da moda ajuda a encontrar inspiração para que você crie o seu próprio estilo de fotografia. E, bem, essa é a nossa próxima dica!

Busque referências de pessoas que atuam com fotografia de moda

É comum dizer que no universo da beleza nada mais é original. Na verdade, tudo é feito de acordo com a referência de algo que já foi criado no passado.

Logo, se você quer trabalhar com fotografia de moda, é preciso encontrar as referências que funcionam como inspiração para você. E muito se engana quem acredita que as referências são apenas outros fotógrafos!

Qualquer coisa pode servir de inspiração. Desde uma cartela de cores até um livro ou canção.

Por isso, para se tornar um profissional completo e versátil, procure encontrar suas próprias inspirações para criar um tipo único e incrível de fotografia.

Estude técnicas de acordo com cada segmento da fotografia de moda

Trabalhar com fotografia de moda

Estudar e praticar é chave para alcançar sucesso em qualquer carreira, então se você realmente quer seguir nesse ramo invista em cursos e livros sobre fotografia.

Quando pensamos nesse tipo de fotografia, é preciso considerar 4 segmentos específicos:

Editorial

Os editoriais são o que costumamos ver nas páginas das grandes revistas. O estilo de fotografia de moda é mais conceitual e abstrato.

Ou seja, é mais fácil exercer a criatividade aqui.

A ideia de um editorial é representar todo o conceito de uma coleção. As fotos devem transmitir os ideais do designer e incentivar o desejo de pertencimento no consumidor.

A prática do storytelling (a arte de criar uma história) também é muito comum nesse mercado.

Beleza

Já a fotografia de beleza tem como objetivo vender um produto. Ele pode ser um esmalte, um hidratante, maquiagem, enfim.

A categoria se enquadra na fotografia de moda porque são utilizadas as mesmas referências para criar o conceito de beleza.

Fotojornalismo

No mundo da moda, o fotojornalismo se enquadra na fotografia de desfiles e grandes eventos. Ainda que o acontecimento em si seja o foco da foto, é preciso também saber como destacar as roupas e os estilos das pessoas envolvidas.

Falamos um pouco mais sobre fotojornalismo no artigo: Tipos de fotografia

Comercial

Por último, é possível trabalhar também com a fotografia comercial. Geralmente, as fotos tiradas são apenas das peças de roupa e serão utilizadas em catálogos e lojas online.

Cada um desses segmentos possui suas próprias características.

Logo, quem quer trabalhar com fotografia de moda deve entender quais são as técnicas utilizadas em cada tipo de trabalho para alcançar os melhores resultados.

Não tenha medo de entrar em contato com profissionais da área

Busque referências de pessoas que atuam com fotografia de moda

Outra dica importante é realmente colocar a sua marca no mercado. O networking é uma das melhores formas de conseguir os seus primeiros trabalhos.

Portanto, procure participar de eventos e conferências do mercado para conhecer pessoas que podem ajudar no desenvolvimento de sua carreira.

Montar um portfólio e um kit de apresentação também pode fazer toda a diferença.

O material pode ser enviado por e-mail ou até mesmo pelas redes sociais para agências e pessoas influentes no mercado. Aqui, o importante é que você não tenha medo e comece a divulgar a sua marca.

Treine muito!

Por último, não podemos deixar de citar essa dica: treine, pratique, estude! Pode parecer simples, mas nem todo mundo tem a dedicação que precisa para realmente ser bem-sucedido na fotografia de moda.

Isso porque esse é um mercado criativo que está em constante transformação.

Portanto, o profissional deve ficar sempre de olho nas tendências da moda, buscar novas referências e se especializar em técnicas que garantam o aprimoramento contínuo.

Com muita prática e esforço, fica mais fácil estabelecer o seu nome no mercado e tirar fotos incríveis!

Gostou das nossas dicas? Caso você ainda tenha dúvidas sobre a fotografia de moda, deixe seu comentário no espaço abaixo. Aproveite também para compartilhar o artigo em todas as suas páginas nas redes sociais!

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