Equipamentos fotográficos: quais são os essenciais

Equipamentos fotográficos

Bons equipamentos fotográficos podem influenciar muito no resultados das fotos ao longo da carreira.

Portanto, é essencial que a pessoa entenda quais são os principais itens e como escolher os melhores para começar a fotografar.

Veja quais são os principais equipamentos fotográficos

Para começar, a câmera é o principal, visto que sem ela não tem trabalho. Nesse sentido, vale lembrar que não é preciso ter a melhor possível. Afinal, a área da fotografia é cara e tem equipamentos com preço bem elevado.

Mas não para por aí, já que é preciso ter uma ou mais lentes fotográficas. Dessa forma, ela segue a mesma linha da câmera, ou seja, sem ela não tem foto, não tem ensaio e nem nada do gênero. Porém, há mais equipamentos importantes, como:

  • Baterias reservas;
  • Cartões de memória reserva;
  • Equipamentos auxiliares;
  • Bolsas, cases e mochilas.

Foto: Os equipamentos fotográficos ajudam a melhorar os resultados das fotos feitas.

Câmeras

Esse é um dos equipamentos fotográficos mais óbvios, mas que não pode deixar de ser dito. Acima de tudo, a câmera impacta de forma direta na qualidade do seu trabalho. Além disso, sempre que puder, vale carregar mais de uma máquina consigo.

Isso porque emergências podem ocorrer a qualquer momento, então é preciso estar prevenido neste ponto. Portanto, é muito comum ver fotógrafos profissionais levando mais de uma câmera para trabalhar.

Baterias

Elas são essenciais para fazer a sua câmera funcionar e evitar qualquer tipo de imprevisto no meio do ensaio. Logo, o ideal é ter não somente uma, mas duas ou mais baterias.

Isso porque a autonomia do componente rende algumas centenas de fotos e isso pode ser insuficiente. Afinal, ao longo de um trabalho, é muito comum precisar ou optar por fazer mais fotos do que o planejado para evitar problemas.

Cartões de memória

Este não chega a ser um dos equipamentos fotográficos mais óbvios de se lembrar. No entanto, é crucial levar mais de um cartão porque é fácil de encher a memória do primeiro, ainda mais se fotografar em RAW.

Lentes não pode faltar entre seus equipamentos fotográficos

Tão importante quanto a própria máquina, as lentes são cruciais para qualquer trabalho de fotografia. Dessa forma, o fotógrafo precisa ter mais de uma objetiva à disposição para fazer fotos.

No caso de um ensaio, por exemplo, cada lente dá um aspecto diferente no trabalho. Por isso que existem equipamentos ideais para retrato (como uma 50mm) ou teleobjetivas para fotos a uma certa distância.

Em geral, esse é um dos equipamentos fotográficos que ajuda a variar os resultados obtidos. Portanto, o ideal é levar consigo pelo menos umas três lentes de diferentes distâncias.

Sobre a lente do kit

Vai depender muito da ideia que o próprio profissional tem em mente para o trabalho. A princípio, a opção que vem no kit da câmera não é muito indicada. Ainda assim, isso não significa que ela sempre vai gerar resultados ruins.

Prepare-se

De maneira geral, pense nela mais com uma lente para emergências ou para quem está iniciando. Logo, se quiser fazer trabalhos mais profissionais, o melhor é obter lentes como:

  • 35mm a 70mm: consideradas normais por não haver distorção;
  • 70mm a 2000mm: as teleobjetivas, para captar objetos distantes;
  • 35mm a 8mm: as grande-angulares, também chamadas de olho de peixe.

Equipamentos fotográficos auxiliares

Equipamentos fotográficos fundamentais

São tidos como auxiliares porque não estão entre os equipamentos mais essenciais de trabalho. Ou seja, é possível fazer um job sem eles, porém, se puder usá-los, eles sobem o patamar de qualidade.

Flash

Este é um equipamento que muito profissional gosta de usar e ele possui várias funções. Nesse sentido, é possível ir além daquele que já vem acoplado na câmera para fotografar.

De modo geral, ele pode ser usado como preenchimento em dias ensolarados para suavizar sombras. Além disso, dá para utilizá-lo para congelar objetos em movimento quando for necessário. Para usá-lo bem, evite erros como:

  • Olhos vermelhos;
  • Luz Dura;
  • Uso em objetos distantes.

Rebatedor

Entre os equipamentos fotográficos, o rebatedor pode ajudar a redirecionar uma fonte de luz. Dessa forma, o fotógrafo pode destacar alguma região específica ou dar uma coloração diferente para o objeto, já que existem rebatedores de cores distintas.

Rádio

O rádio é um componente bom para se usar em conjunto com o flash. Afinal, ele envia sinais para os componentes externos para funcionar como um disparador sem fio.

Como resultado, é possível obter uma foto bem iluminada e nítida, sem sombras marcadas.

Tripé

Caso seja preciso fotografar à noite, o uso do tripé é crucial para o trabalho. Além disso, é um acessório necessário quando se está usando uma teleobjetiva. Afinal, ela deve estar estável para conseguir focar no assunto da foto.

Este pode não ser um dos equipamentos fotográficos indispensáveis, porém, ele ajuda muito na fotografia. Nesse sentido, o profissional pode utilizar ele para alguns trabalhos em específicos, como:

Mas não pára por aí, já que ele é útil em várias situações além destas. Então, certifique-se de ter um tripé para ampliar mais o leque de possibilidades. Por fim, é um componente que pode ajudar até em autorretratos.

Tripé para gravação de vídeo

Caso queira fazer algumas filmagens, o tripé se torna mais importante por fornecer a estabilidade necessária. Dessa maneira, é muito comum encontrar bons acessórios e até variações como Steadycam e Gimbal.

Steadycam

É um acessório para ajudar nas filmagens mantendo a câmera acoplada ao corpo do usuário. Dessa forma, fica a impressão de que a máquina está flutuando no resultado final.

Gimbal

Popular no uso de drones, mas também comum para usar com celular ou câmera. A princípio, o gimbal possui eixos e uma estrutura que mantém o aparelho estável independente dos movimentos feitos.

Case e mochilas também são equipamentos fotográficos

Mochila com divisória para equipamento fotográficos

Pode não parecer, visto que passam um pouco sem que o usuário note sua importância. Entretanto, ter cases, bolsas e mochilas é algo essencial para quem trabalha com fotografia.

Isso porque são muitos equipamentos para carregar e alguns chegam a ser um pouco pesados. Portanto, para facilitar o transporte, o melhor é ter essas cases adequadas para cada produto.

Vale lembrar que é importante escolher bem o tipo de bolsa para carregar os equipamentos. Afinal, a câmera, as lentes e outros acessórios possuem componentes frágeis, que necessitam de cuidado.

Tipos de cases e mochilas

Hoje, há várias opções para guardar os seus equipamentos de forma segura. Nesse sentido, há três escolhas que o usuário pode fazer, cada uma com suas características:

  • Bolsas compactas: modelo mais custo-benefício, mas sem muita versatilidade;
  • Tiracolo: tipo mais prático, para quem não possui tantos equipamentos;
  • Mochila multi-divisória: ideal para quem tem uma rotina mais corrida.

Saiba como escolher seus equipamentos

O primeiro ponto que você deve levar em conta é em relação a sua necessidade. Acima de tudo, porque todas as escolhas de equipamentos vão se basear no foco do teu trabalho.

Por exemplo, se a intenção é trabalhar na área ou só ter um hobby.

Com isso em mente, vai ser mais simples priorizar alguns tipos de componentes. Do mesmo modo, é uma forma de evitar gastos além do necessário. Afinal, nem todo mundo vai precisar do melhor que o mercado oferece.

Mas antes de seguirmos, se você chegou até aqui talvez também se interesse em: Estúdio de Fotografia: dicas para montar o seu.

Equipamentos fotográficos -acessórios e pós-produção

Escolher os acessórios também se usa essa mesma linha de raciocínio na hora da aquisição. A princípio, algo mais acessível pode ser o suficiente e, a longo prazo, um item com melhor acabamento faz a diferença.

Isso vale também para a questão da limpeza dos equipamentos fotográficos, como as lentes. Caso não saiba, elas são suscetíveis a fungos, então, é crucial mantê-las limpas com produtos de boa qualidade.

A pós-produção, enfim, é parte crucial de qualquer trabalho fotográfico e que pode ser parte da lista de compras. A partir disso, o usuário deve procurar um computador capaz de tratar as fotos feitas.

Os equipamentos fotográficos que é preciso ter para começar uma carreira

Essa é uma dúvida que muitas pessoas têm e acham ser difícil, além de pouco acessível. No entanto, saiba que é muito mais simples do que parece. Afinal, para começar na fotografia, basta ter uma câmera e nem precisa ser das mais caras.

Na prática, isso quer dizer que pode ser o seu celular ou uma câmera compacta. Seja como for, o ideal aqui é ter algo para conhecer e aprimorar seu aprendizado. A partir disso, dá para pensar em adquirir itens mais complexos para fotografar.

Quando for comprar a máquina, lembre-se que não precisa ser de segmento topo de linha. Aliás, o mercado de usados é sempre uma boa opção para esse caso. Assim, o fotógrafo vai comprando mais equipamentos conforme as suas necessidades.

Encerramos por aqui, mas antes de tudo gostaríamos de agradecer e pedir que você converse com agente no campo de comentários abaixo.

Queremos saber como foi sua experiência aqui no nosso site.

Volte mais vezes, será um prazer!

4 thoughts on “Equipamentos fotográficos: quais são os essenciais

  1. Gostei muito das dicas apresentadas na matéria. Amo fotografia desde a infância, mas só agora pude obter uma câmera profissional.

  2. Como sou um amante da fotografia de todos os gênero, tenho uma verdadeira paixão por equipamentos de qualidades só que pra acompanhar toda a evolução no qual a fotografia passou e está passando financeiramente é difícil de acompanhar e tem que se pensar bem para investir nos equipamentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.