5 Dicas Sobre Como Tirar Fotos Perfeitas

Tempo de leitura ~4 minutos

Muitas pessoas acreditam que a foto perfeita só pode ser tirada por profissionais altamente capacitados, e que é necessário um equipamento caro e sofisticado para atingir esse objetivo.

Mas com o avanço da tecnologia, principalmente quando nos referimos a imagens digitais, tirar uma foto com qualidade ficou muito mais fácil e prático.

Importante lembrar que não será do dia para a noite que você começará a tirar fotos perfeitas, com qualquer equipamento é possível, seja ele uma máquina profissional de última geração ou um celular com câmera, o fato é que somente com treino e estudo você conseguirá alcançar os seus objetivos como fotógrafo.

O que faz uma boa foto não é a câmera

O que mais vemos hoje em dia, são imagens postadas na internet que foram tiradas com a câmera de um celular, no entanto, a qualidade de muitas imagens parece muito com as tiradas por câmeras profissionais.

O que faz uma foto ficar perfeita é o ângulo que você define a imagem que será fotografada, a iluminação do local – aliás, isso é muito importante – e principalmente, o olhar do fotógrafo para perceber as características ideais para a foto, você tem que ser muito insistente e paciente para conseguir a foto perfeita.

Ou você acha que aquelas fotos magníficas são feitas em apenas um clique? Muitos fotógrafos clicam centenas de vezes para obter sua foto tão desejada.

O domínio da iluminação

Agora que você sabe que pode tirar uma foto perfeita com qualquer aparelho, vou te explicar como trabalhar com a iluminação em suas fotografias.

Para dominar a luz e ter fotos perfeitas, você precisa observar o ambiente e trabalhar com essa luz em seu favor.

Por exemplo, se você vai fotografar em um dia nublado vai encontrar uma luz mais suave e difusa pois, as nuvens diminuem naturalmente essa iluminação solar.

Agora se você irá fotografar em um dia ensolarado, vai encontrar uma luz muito forte, e irá interferir na qualidade de sua foto. Nesses dias procure fotografar até as 11 da manhã ou após as 16 horas, isso porque nesse horário o sol está mais ameno, e você consegue aproveitar melhor a luz.

Entende que o segredo aqui é você estudar a luz que o ambiente te oferece e o seu posicionamento com relação a imagem que pretende obter?

Agora que você compreendeu a necessidade do estudo da luz, vamos para a composição.

Você sabe o que é a composição de uma fotografia?

A composição da fotografia é a ordem que são apresentados os elementos, do primeiro plano e dos motivos secundários. É também através da composição que conseguimos obter a qualidade estética que inclui textura, equilíbrio de cores e formas que combinadas formam uma imagem comunicativa e agradável para os olhos do observador.

O primeiro passo para a composição da fotografia perfeita é a utilização da regra dos terços. Essa regra consiste em dividir a tela de sua câmera em 9 quadros, sendo que o assunto principal da fotografia deve permanecer em uma das junções destas linhas.

Outra forma de usar a composição na fotografia é através da regra de camadas. Essa técnica consiste em observar os elementos mais próximos e mais distantes de seu objeto principal.

Com essa técnica você pode destacar o primeiro ou segundo plano de uma imagem, dando a percepção de que existem duas camadas na fotografia. O resultado final é simplesmente surpreendente.

Aprenda a usar o obturador

O terceiro passo para tirar uma foto perfeita é aprender a usar o obturador de sua máquina fotográfica.

Sua função basicamente é controla o tempo que o sensor receberá a luz.

Assim sendo, quanto mais tempo o obturador permanecer aberto, mais luz chegará ao sensor da câmera.

A partir do momento que você conseguir dominar essa técnica, você conseguirá tirar, por exemplo, belas fotos das estrelas.

Há duas formas de usar o obturador.

A primeira é no modo manual, no qual você decide o tempo adequado para que o obturador permaneça aberto para que o sensor possa fazer a captação de luz.

Já no modo automático, a câmera que determina a velocidade para os cliques.

Aprenda a usar o diafragma

O diafragma é composto por lâminas bem finas sobrepostas dentro de uma objetiva e sua função é deixar passar mais ou menos luz.

Esse é outro elemento fundamental na hora de tirar uma foto perfeita, de forma bem simplificada, quanto mais a abertura do diafragma, maior profundidade de campo terá em sua fotografia.

E não se esqueça, treine, treine e treine sempre. Quanto mais treino, mais perfeita será sua fotografia.

comments powered by Disqus