Dicas de fotografias com celular

Tempo de leitura ~6 minutos

Nesse artigo você vai ver as principais dicas para tirar ótimas fotografias com celular

Com o avanço tecnológico dos últimos anos adquirimos o hábito de estarmos sempre conectados registrando as inúmeras situações do nosso cotidiano para compartilhar no mundo virtual.

Registramos quase tudo! Situações pessoais marcantes, um jantar especial, o show da nossa banda favorita, perdas importantes, fatos históricos.

Desde a antiguidade nos utilizamos de imagens pra ilustrar um acontecimento. E atualmente isso não é diferente.

Alguns profissionais garantem que um bom equipamento fotográfico é essencial na captura daquela imagem perfeita, porém é possível, utilizando as técnicas corretas, obter imagens extraordinárias utilizando apenas a câmera fotográfica de um celular.

Fotografia com celular

Pensando nisso, elaboramos algumas dicas de fotografias para você saber que também pode fazer fotos excelentes com qualquer tipo de câmera, inclusive a do celular, mesmo se você for um iniciante.

Diferenças entre câmeras de celular e câmeras profissionais

Primeiramente, é preciso entender que, por mais avançado que os celulares atuais estejam, eles ainda perdem em alguns quesitos se comparado com uma câmera profissional.

Enquanto o celular tem uma vantagem no quesito praticidade, portabilidade e rapidez, ele perde na questão da qualidade e tem limitações.

A principal diferença está nas lentes dos aparelhos; as lentes de uma câmera DSLR permitem mobilidade e possibilidades que as lentes dos celulares não oferecem, mas ainda assim é possível obter ótimas fotografias utilizando somente seu celular.

Explore as funções da câmera do seu celular

É muito importante explorar todas as funções que seu aparelho disponibiliza. Existem configurações como ISO, Valor de Exposição, Resolução da câmera, Qualidade de imagem, que muitas vezes são ajustadas automaticamente pelo celular.

Você pode alterar manualmente estas funções e descobrir qual a melhor configuração para cada tipo de iluminação e cenário da foto.

Tem vários modelos de celular com configurações diferentes umas das outras, por isso é importante pesquisar e descobrir a funcionalidade de cada função disponível.

Conhecer cada função do aparelho contribui para o resultado final da sua fotografia, pois auxilia a escolher o modo correto para cada tipo de fotografia.

Lentes limpas sempre

Ao contrário das câmeras fotográficas que tem um protetor para suas lentes, as lentes das câmeras digitais dos celulares ficam expostas.

O manuseio constante dos aparelhos deixa a lente suja e com impressões digitais. Até parece uma dica superficial, mas essa sujeira e marcas de dedos deixa a lente embaçada e pode confundir os sensores do celular, alcançando apenas uma foto borrada como resultado.

Além disso, prefira capturar suas imagens sem o uso de capinhas e outros acessórios que possam obstruir a lente, mesmo que parcialmente, pois pode atrapalhar no foco da câmera.

Foco

O foco das câmeras fotográficas faz com que uma determinada imagem atinja o expectador de forma clara e objetiva, focando no objeto específico e deixando todo o restante desfocado ou dando um foco amplo para toda a imagem.

Esse tipo de recurso é bastante utilizado em câmeras profissionais, mas também está disponível em muitos modelos de celulares. Novamente a importância de você explorar as funções da câmera de seu celular.

Se você deseja fazer uma foto com estilo focando num objeto ou pessoa e deixando o fundo desfocado, procure o sistema de foco manual do seu smartphone, basta escolher qual objeto principal da cena deseja privilegiar e fazer testes mudando a configuração até conseguir o resultado que te agrada.

Evite o uso de zoom

O zoom das câmeras de celulares não é tão desenvolvido quanto das câmeras profissionais (DSLR). A maioria dos celulares utiliza-se de zoom digital, o que significa que a lente não é projetada pra frente antes de capturar uma imagem como acontece nas câmeras profissionais.

Essa situação demonstra que o zoom cria um efeito ilusório. A imagem é apenas ampliada e ganha granulações, prejudicando a qualidade das fotos.

Nesses casos é recomendado que o fotógrafo se aproxime do objeto que deseja fotografar ou fotografe-o sem o auxílio do zoom para depois editar, evitando a perda da qualidade das fotos.

Cenários com baixa luminosidade

Na busca pela foto perfeita, evite ambientes com baixa luminosidade, pois a luz é uma aliada para fotografias com celular. Na falta de luz no ambiente o aparelho tenta compensar essa ausência de algum modo.

Fotografia com celular em cenário de baixa luminosidade

Isso afeta no momento de capturar a imagem, já que o celular vai aumentar o tempo de exposição do objeto resultando quase sempre naquela foto tremida ou granulada.

Em circunstâncias de cenários com pouca luz o ideal é manter a estabilidade do telefone, de preferência segurando com as duas mãos, a fim de evitar qualquer tremedeira.

Porém, se o objeto da foto estiver em movimento como em uma partida de futebol, por exemplo, dificilmente isso funcionará.

Em contrapartida, é necessário se atentar com cenários com um alto grau de luminosidade para evitar que a luz apareça em primeiro plano. Evite reflexos muito fortes.

O sensor da câmera captura a luz que é refletida no objeto que está sendo fotografado. Sendo assim, o sensor ajustará a lente de maneira que a claridade emitida seja reduzida e o resultado pode ser uma foto escura.

Um recurso muito utilizado por fotógrafos profissionais é a ‘hora mágica’, ou ‘hora dourada’. Trata-se de alguns minutos durante o amanhecer ou durante o por do sol que gera uma iluminação suave e dourada, resultando num efeito único e particular.

HDR

Você sabe como funciona a função HDR, que existe na maioria dos celulares?

HDR significa, em tradução livre, ‘alto alcance dinâmico’. É um efeito fotográfico que se utiliza de imagens com diferentes níveis de exposição para aumentar seu alcance dinâmico.

O resultado são imagens com cores mais vivas, com melhores níveis de contrastes, tons claros com mais brilho e tons escuros mais fortes.

Para conseguir esses efeitos, ao tirar uma foto, o aparelho realiza três capturas da mesma imagem com níveis diferentes de exposição e combina as áreas com maior quantidade de detalhes, formando um único registro.

Esse método também é necessário que o fotógrafo mantenha o aparelho estável para evitar fotos borradas.

Uso de editores

Existem diversos aplicativos que realizam funções semelhantes ao photoshop ou qualquer outro editor profissional. Basta pesquisar na loja de aplicativos do seu celular que surgirá uma lista desses aplicativos prontos para você editar, corrigir e retocar sua imagem.

É recomendado que o usuário teste e escolha o aplicativo que melhor se encaixa nas suas particularidades.

Essa diversidade de aplicativos é importante, pois assim como não existe um padrão para tirar fotografias com seu celular, também não existe uma regra ideal na hora da edição, depende muito da criatividade do fotógrafo.

Outras dicas

Claramente, quanto maior a memória disponível no aparelho para armazenamento das fotos será melhor. Grande parte dos celulares modernos possui opção de inclusão de cartão de memória. Além disso existe a possibilidade de usar serviços de armazenamento nas nuvens como Flickr, Dropbox, Google Fotos e outros.

A escolha do cenário também torna sua foto mais bonita. Prepare o ambiente, experimente ângulos novos, brinque com o foco, você perceberá que é possível obter um resultado extraordinário tirando fotos somente com seu celular e compreender que, independente do equipamento, quanto maior o conhecimento e experiência que tiver, melhor será o resultado final.

Se voce quer aprender ainda mais sobre como tirar excelentes fotos com seu aparelho celular, você pode fazer um curso gratuito online de fotografia digital, junto com essas dicas o curso vai agregar muito mais em seu conhecimento.

Gostou do artigo, tem uma dúvida ou sugestão? Deixe abaixo nos comentários e não esqueça de compartilhar nas redes sociais.

comments powered by Disqus