Nesse artigo vamos te mostrar 5 dicas incríveis para você aprender como tirar fotos perfeitas, mesmo que você não tenha a melhor câmera do mundo.
Muitas pessoas acreditam que a foto perfeita só pode ser tirada por profissionais altamente capacitados, e que é necessário um equipamento caro e sofisticado para atingir esse objetivo.
Mas com o avanço da tecnologia, principalmente quando nos referimos a imagens digitais, tirar uma foto com qualidade ficou muito mais fácil e prático.
Importante lembrar que não será do dia para a noite que você começará a tirar fotos perfeitas, com qualquer equipamento é possível, seja ele uma máquina profissional de última geração ou um celular com câmera, o fato é que somente com treino e estudo você conseguirá alcançar os seus objetivos como fotógrafo.
1. O que faz uma boa foto perfeita não é a câmera
O que mais vemos hoje em dia, são imagens postadas na internet que foram tiradas com a câmera de um celular, no entanto, a qualidade de muitas imagens parece muito com as tiradas por câmeras profissionais.
O que faz uma foto ficar perfeita é o ângulo que você define a imagem que será fotografada, a iluminação do local – aliás, isso é muito importante – e principalmente, o olhar do fotógrafo para perceber as características ideais para a foto, você tem que ser muito insistente e paciente para conseguir a foto perfeita.
Ou você acha que aquelas fotos magníficas são feitas em apenas um clique?
Muitos fotógrafos clicam centenas de vezes para obter sua foto tão desejada.
2. O domínio da iluminação
Agora que você sabe que pode tirar uma foto perfeita com qualquer aparelho, vou te explicar como trabalhar com a iluminação em suas fotografias.
Para dominar a luz e ter fotos perfeitas, você precisa observar o ambiente e trabalhar com essa luz em seu favor.
Por exemplo, se você vai fotografar em um dia nublado vai encontrar uma luz mais suave e difusa pois, as nuvens diminuem naturalmente essa iluminação solar.
Agora se você irá fotografar em um dia ensolarado, vai encontrar uma luz muito forte, e irá interferir na qualidade de sua foto. Nesses dias procure fotografar até as 11 da manhã ou após as 16 horas, isso porque nesse horário o sol está mais ameno, e você consegue aproveitar melhor a luz.
Entende que o segredo aqui é você estudar a luz que o ambiente te oferece e o seu posicionamento com relação a imagem que pretende obter?
Agora que você compreendeu a necessidade do estudo da luz, vamos para a composição.
3. Você sabe o que é a composição de uma fotografia?
A composição da fotografia é a ordem que são apresentados os elementos, do primeiro plano e dos motivos secundários.
É também através da composição que conseguimos obter a qualidade estética que inclui textura, equilíbrio de cores e formas que combinadas formam uma imagem comunicativa e agradável para os olhos do observador.
O primeiro passo para a composição da fotografia perfeita é a utilização da regra dos terços.
Essa regra consiste em dividir a tela de sua câmera em 9 quadros, sendo que o assunto principal da fotografia deve permanecer em uma das junções destas linhas.
Outra forma de usar a composição na fotografia é através da regra de camadas. Essa técnica consiste em observar os elementos mais próximos e mais distantes de seu objeto principal.
Com essa técnica você pode destacar o primeiro ou segundo plano de uma imagem, dando a percepção de que existem duas camadas na fotografia.
O resultado final é simplesmente surpreendente.
4. Aprenda a usar o obturador
O terceiro passo para tirar uma foto perfeita é aprender a usar o obturador de sua máquina fotográfica.
Sua função basicamente é controla o tempo que o sensor receberá a luz.
Assim sendo, quanto mais tempo o obturador permanecer aberto, mais luz chegará ao sensor da câmera.
A partir do momento que você conseguir dominar essa técnica, você conseguirá tirar, por exemplo, belas fotos das estrelas.
Há duas formas de usar o obturador.
A primeira é no modo manual, no qual você decide o tempo adequado para que o obturador permaneça aberto para que o sensor possa fazer a captação de luz.
Já no modo automático, a câmera que determina a velocidade para os cliques.
5. Aprenda a usar o diafragma
O diafragma é composto por lâminas bem finas sobrepostas dentro de uma objetiva e sua função é deixar passar mais ou menos luz.
Esse é outro elemento fundamental na hora de tirar uma foto perfeita, de forma bem simplificada, quanto mais a abertura do diafragma, maior profundidade de campo terá em sua fotografia.
E não se esqueça, faça bons cursos, leia bons livros, mas principalmente: treine, treine e treine sempre.
Quanto mais treino, mais você irá aprender na prática como tirar fotos perfeitas.