Dia Mundial da Fotografia: conheça a história desta data

Dia Mundial da Fotografia

O Dia Mundial da Fotografia é cheio de curiosidades e ciência. Afinal, é uma das maiores invenções humanas e desde então, sofreu grandes mudanças ao longo do tempo.

Portanto, conheça mais da história dessa arte e os motivos da data comemorativa só para ela.

Qual é o Dia Mundial da Fotografia?

A data em homenagem aos fotógrafos e às fotos em si é o dia 19 de agosto para o mundo todo.

Então, sem dúvida, tem um significado importante, pois marca uma das maiores revoluções tecnológicas da fotografia.

Perceba que a história do registro em imagens passou por muitas mudanças até chegar ao que se tem agora. Dessa forma, foi preciso fazer descobertas nos campos de:

  • Ótica;
  • Física;
  • Química.

Motivo do Dia Mundial da Fotografia

Essa data marcante celebra a apresentação do daguerreótipo, um método criado pelo francês Louis Daguerre.

A sua contribuição, portanto, ganhou o status de presente, pois até então, não era possível registrar uma imagem de forma permanente.

Após quatro anos de estudo, no dia 19 de agosto de 1839, ele mostrou a sua invenção para a Academia Francesa de Ciências.

Dia Nacional da Fotografia

No Brasil, também existe uma data para prestar homenagem aos amantes das fotos, que é o dia 8 de janeiro, porque foi nesse dia, no ano de 1840, que a primeira câmera chegou ao país.

Quem foi Louis Daguerre?

Louis Daguerre - dia mundial da fotografia
Louis Daguerre

Antes de tudo, ele era um pesquisador e também físico, cenógrafo e pintor.

Seu nome entrou para a história do Dia Mundial da Fotografia, com a patente do seu método em parceria com o também francês Nicéphore Niépce.

Juntos, eles criaram um meio de tirar fotos mais ou menos como se conhece hoje, mas com muito mais trabalho e em menor escala.

Niépce

Assim como Daguerre, ele era um inventor e dedicou anos de sua vida a diversas criações técnicas.

Mas, o que mais se destaca na sua obra é a análise e tentativa de usar a litografia para gravar imagens com a luz do sol, estudo que foi útil para a parceria posterior.

Como eram as fotos antes do marco do Dia Mundial da Fotografia?

O processo até a chegada do Dia Mundial da Fotografia, em 1839, começou ainda na Idade Antiga, quando já se estudava formas de gravar uma imagem, mesmo que a maioria delas fossem com a pintura.

A câmara escura

Há registros, portanto, do que estudiosos desse período descobriram sobre um princípio ótico e conseguiram criar a câmara escura, ainda no século V a.C. Então, esse era um espaço onde toda a luz externa era bloqueada, a não ser por uma pequena abertura.

A luz refletida no lado oposto a abertura na câmara escura abriu portas para:

  • Ver uma imagem invertida, tal qual funciona o olho humano;
  • Enxergar um reflexo fiel ao que se pode ver com os próprios olhos;
  • Além disso, foi muito usada por artistas da pintura.

Niépce foi quem, então, a partir desse conhecimento, conseguiu fixar a primeira foto, mas ela levava horas para ficar pronta.

Primeira foto na história do Dia Mundial da Fotografia

Esse pesquisador francês usou a escrita solar para fixar o retrato do quintal da sua casa em 1826. Então, ela carrega esse título mesmo hoje, porque até esse ponto, não existia uma imagem que não fosse um desenho à mão. Para chegar a esse marco, ele usou:

  • Uma folha de estanho;
  • Cobriu-a com betume;
  • A deixou em exposição por oito horas seguidas, por fim.

Como era o método que marca o Dia Mundial da Fotografia?

O método de Daguerre era um passo a passo complexo que exigia muitos materiais, alguns deles perigosos, para formar a imagem em uma placa de cobre.

É por esse motivo que, ainda que ele tenha vendido a patente para o governo francês, a foto era um artigo de luxo.

Nessa criação que o Dia Mundial da Fotografia celebra, ele usava, por exemplo:

  • Uma placa de cobre coberta de prata;
  • Vapor de iodo para tornar essa placa sensível a luz;
  • Uma mini câmara escura;
  • Vapor de mercúrio para revelar a imagem;
  • Uma solução salina para fixá-la, por fim.

O resultado de tudo isso era uma imagem fiel, bonita e única, isso porque não era possível copiar ou nem mesmo tirar a mesma foto de novo.

Quem criou o Dia Mundial da Fotografia?

Dia Mundial da fotografia - quem nomeou

Apesar de todo o trabalho científico de Daguerre, apenas anos após sua invenção e com a evolução de câmeras, bem como registro de imagens, foi que o Dia Mundial da Fotografia passou a existir, em 1991.

Quem incentivou essa homenagem foram as associações de fotografia ASMP e RSP, a partir da ideia do indiano e fotógrafo Sharma. Então, a campanha foi um sucesso e vários países adotaram a data.

Quem teve a primeira foto no Brasil?

Dom Pedro I foi uma figura histórica marcante do país e era um entusiasta por guardar imagens dos lugares por onde passou. Assim, também foi ele o primeiro a ter um daguerreótipo e ser o primeiro fotógrafo do Brasil.

Apenas dois anos após a exposição à Academia Francesa de Ciências, essa tecnologia chegou ao país e se tornou um hobby do imperador. Aliás, ele guardou ao longo da vida mais de 25 mil fotos, as quais ele doou para a Biblioteca Nacional.

O que fazer no Dia Mundial da Fotografia?

Nesse dia, os que a têm como arte ou como ciência, podem participar de diversos eventos com profissionais da fotografia ou amadores. Então, há opções para quem quer ver, aprender ou praticar como tirar uma boa foto, por meio de:

  • Workshops;
  • Oficinas;
  • Exposições;
  • Aulas;
  • Minicursos;
  • Palestras.

Quem apenas quer prestar a sua homenagem nas redes sociais, pode postar uma foto e colocar uma legenda explicativa lembrando do Dia Mundial da Fotografia.

Saiba onde encontrar esses eventos

Em geral, eles podem acontecer de forma presencial ou online no perfil de pessoas que trabalham com isso. Além disso, universidades também podem oferecer eventos abertos ao público nesta data especial. Portanto, aproveite esse dia para se aprofundar nessa arte.

Dia Mundial da Fotografia

Perguntas frequentes

Quando se comemora o Dia Mundial da Fotografia?

No dia 19 de agosto, porque foi a data em que Daguerre apresentou um método de gravar uma imagem permanente na Academia Francesa de Ciências, em 1839.

Porque dia 19 de agosto é considerado o Dia da fotografia?

Porque é a data em que o cientista Daguerre apresentou um daguerreótipo a Academia Francesa de Ciências, o que permitiu a população do país criar suas primeiras fotos.

O que fazer no Dia Mundial da Fotografia?

As opções variam entre participar de aulas, minicursos, workshops, oficinas e exposições de fotos. Além disso, é possível aproveitar o dia para pesquisar mais sobre sua origem.

Então é isso amigos! Gostou desse conteúdo? Nos conte abaixo no campo comentários o que você achou desse artigo!

Confira também outros artigos aqui no nosso site: História da fotografia: Onde surgiu e como a fotografia evoluiu e ainda Foto polaroid é a opção ideal para fazer imagens estilosas.

E talvez você curta também ler sobre: Fotos artísticas: 5 Dicas que você precisa saber.

Então boa leitura! Obrigada, até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.