O que é fotografia documental?

O que é fotografia documental?

Se você quer saber o que é fotografia documental, esse é o artigo certo para você. Muitos fotógrafos buscam o aprimoramento nesse segmento, já que, assim como o fotojornalismo, ele é um dos mais rentáveis. Porém, ao mesmo tempo, também se enquadra como um dos mais difíceis.

Isso porque a fotografia documental oferece pouquíssimo controle para o profissional. Isso porque eles registram momentos únicos no tempo. Logo, você não tem muitas chances de conseguir a foto perfeita.

Afinal, esse tipo de foto tem como objetivo registrar fotos que terão a função de documento. Nessa categoria, enquadram-se acontecimentos históricos, reuniões importantes e qualquer outro marco que precise ser registrado para a posterioridade.

Então, como é possível garantir esse registro perfeito se você quase não pode controlar quando esses momentos acontecem? Bem, agora que você já sabe o que é esse segmento de atuação para os fotógrafos, chegou a hora de conferir algumas dicas para aperfeiçoar o seu trabalho.

Ficou curioso? Então vamos lá!

Confira 7 dicas para tirar fotografia documental:

Pesquise sobre o assunto

fotografia documental -

Ao ser contratado para fazer algum tipo de registro documental, é muito importante que você pesquisa sobre o tema da foto antes. Afinal, você precisará não apenas de referências, mas também de conhecimento para entender quais são os elementos mais importantes para a fotografia.

Logo, procure reunir o máximo de informações possível. Uma boa dica é contar com o apoio do contratante por isso. Geralmente, o briefing do projeto já contém instruções importantes para o trabalho. Porém, caso necessário, não deixe de complementar a sua pesquisa.

Procure referências e inspiração

Em seguida, você pode também buscar inspiração em trabalhos semelhantes ao que você precisa executar. Nesse caso, o ideal é procurar grandes fotógrafos do segmento documental para que você encontre diferentes estilos de foto.

Em seguida, será mais fácil entender conceitos técnicos como o enquadramento e o foco da fotografia.

Retrate a realidade

fotografia documental - retrate a realidade

Um dos grandes desafios da fotografia documental e do fotojornalismo é ser fiel à realidade. No caso dos documentos isso é ainda mais importante! Afinal, a foto será utilizada como referência em livros de história, pesquisas e análises de um momento importante.

Um grande exemplo de fotografia documental que pode não retratar a realidade é no registro de protestos e manifestações. Com técnicas da fotografia, é possível aumentar ou reduzir o número de participantes de acordo com o interesse do contratante. Logo, a foto não se torna confiável.

É justamente por esse motivo que você deve buscar ficar o mais próximo da realidade possível!

Preste atenção aos detalhes

Da mesma forma, é imprescindível que você se atente aos detalhes da foto, já que eles podem dizer muito sobre o momento registrado. Esses detalhes podem ser objetos, placas de rua, rostos, enfim. Qualquer coisa que se torne relevante para a fotografia!

Seja paciente

Fotografia Documental

Outro aspecto muito importante da fotografia documental é a paciência. Isso porque muitas vezes será preciso esperar pelo momento certo. Ao ser contratado para esse tipo de serviço ou até mesmo ao trabalhar por conta própria, talvez seja preciso reservar boa parte do dia para ficar à disposição do acontecimento.

Lembre-se de que não existe pós-produção

Como a fotografia documental tem como objetivo retratar a realidade, nem sempre você pode contar com a pós-produção. Logo, o ideal é que você procure deixar a câmera bem configurada para conseguir as melhores fotos de imediato.

Ao editar a foto, ela pode acabar perdendo algum dos elementos que a tornam verossímil. Então, esqueça o mindset de recuperar alguns tiros na pós-produção e procure manter o foco, nitidez, cores e até mesmo a velocidade do obturador bem configurados para alcançar bons resultados no ato.

Fotografia documental -

Compile as melhores fotos

Por último, será a hora de escolher as fotos que melhor retratam o momento fotografado. Independente de se foi uma reunião, um protesto, um pronunciamento ou qualquer coisa que deve ser registrada, essa etapa se torna uma das mais importantes de todos os projetos.

Todas as dicas que apresentamos ao longo desse artigo devem ser relembradas nessa fase. Afinal, você deve buscar uma foto bem tirada, que retrate bem a realidade, que tenha referências e que transmita muitas informações importantes sobre o momento.

Assim que você tiver um bom compilado de fotos, pode entregá-las ao cliente ou começar a buscar agências que possam se interessar pelos registros.

E aí, o que você achou desse artigo sobre fotografia documental? Caso você ainda tenha dúvidas sobre o assunto ou queira compartilhar sua experiência como fotógrafo, aproveite o espaço de comentários abaixo.

Não se esqueça também de compartilhar esse artigo em todas as suas páginas nas redes sociais. Até a próxima!