O vento, clima, a quantidade de banhistas. Todos esses elementos interferem na qualidade das fotografias.
Hoje, vamos te ensinar como fotografar na praia com resultados de um verdadeiro profissional.
Acompanhe nossa matéria. Ao fim, você será capaz de fotografar na praia com desenvoltura, colhendo o melhor de seu talento.
O que ter em mente ao tirar fotos na praia
A primeira coisa a se pensar é que estamos diante do paraíso. Porém falamos de um ambiente selvagem.
Inóspito, se cabe dizer. A praia vive sua própria existência. Nós somos apenas visitantes.
Por isso, para fotografar na praia de forma correta, temos que nos atentar a uma série de fatores. Comecemos pelo clima:
Clima: o principal determinante para fotografar na praia
Quando pensamos em fotografar na praia, a primeira coisa que nos vem à mente é o sol. Porém não é essa a realidade da natureza.
Dias chuvosos, nublados, mar bravio podem frustrar nossa tentativa. A natureza segue seus próprios caminhos.
Contudo, para evitar surpresas, o melhor é consultar a meteorologia.
Ainda que possa cair em erros, ela nos garante certa segurança, no planejamento de nossas janelas.
O ideal é escolher períodos de estiagem, na primavera ou no verão. Ter um tempo já pensado antes ajuda a conseguir bons resultados. Reserve alguns dias, se o tempo estiver instável.
Respeitando a natureza, ela, com certeza, vai retribuir o sentimento.
Equipando-se bem para tirar fotos na praia
Uma boa câmera não faz o fotógrafo. Porém o melhor dos fotógrafos não trabalha com uma câmera ruim.
Ao decidir fotografar na praia, pense no que você precisará. Se for possível, leve mais do que, no fim, possa ser necessário.
Apesar da abundância de luz, refletores e mesmo spotlights podem ser necessário. Eles ajudarão a cancelar sombras e dirigir a iluminação.
Não é por estarmos num ambiente aberto que não precisamos de luz artificial. E o mesmo vale para o flash da câmera. Experimente variações para conquistar novidades antes impensadas.
Domine todas as funções de sua câmera
Esta dica não é exclusiva para fotografar na praia. Ao contrário: ela mudará todos os seus trabalhos de agora em diante.
E, embora pareça simples, carrega toda a importância: domine as funções de sua câmera. Saiba operar e configurar ISOs, obturador, filtros (se houver). Saiba qual lente funciona melhor.
Caso não tenha os conhecimentos necessários, não tem problema. Basta você fazer um bom curso online de fotografia.
Toda a diferença entre uma foto amadora e uma profissional repousa nisto: saber o que se está fazendo. E não há outro jeito para dominar as técnicas senão estudar.
Saiba o que quer antes mesmo de chegar na praia
Todo ensaio, seja um casamento ou um simples registro de passeio, merece planejamento. Talvez você queira tirar boas fotos na primeira ida de seu pequeno ou pequena ao oceano.
Renda um pouco de tempo à idealização.
Por outro lado, se apenas quer registrar a natureza, saiba que, também, será necessário planejar.
É preciso escolher os planos. Conhecer o ambiente dá liberdade adicional, nesta etapa. Com planejamento, você saberá exatamente o que espera. Clicar será a parte fácil.
Cuidado com modelos não quistos
Por ser um local público, a praia pode estar repleta de outros turistas. Você com certeza não deseja ter desconhecidos em seus cliques.
Justamente por isso, ao fotografar na praia, é preferível apostar num horário bem cedo.
Lembre-se que, nos momentos de maior calor, mais banhistas ocuparão a água. Vale muito a pena pular da cama já ao nascer do sol.
O mesmo funciona bem para evitar excesso de transpiração nas fotografias. Especialmente em ensaios mais longos.
Além disso, é possível valer-se de maquiagens à prova d’água.
Outros pontos importantes sobre fotografia na praia
Ao tirar fotos na praia, o vento pode se tornar um inimigo. Isso porque os grãos de areia arrastados por ele podem danificar as lentes da câmera.
Há, disponíveis no mercado, proteções especiais para fotografar na praia. Elas impedem a invasão de areia. Películas protetoras tornam-se essenciais no combate a arranhões.
Ainda, especialmente no alto verão, tenha cuidado com chuvas repentinas. Se você montou um set, a preocupação deve ser em dobro.
E, por fim, prese por sua segurança. Evitar estar sozinho num local deserto pode prevenir sustos e prejuízos.
No caso de uma sessão simples, um bom celular pode funcionar melhor que uma câmera profissional.
O último ingrediente da receita para tirar fotos na praia como profissional
Você já tem uma série de dicas e pontos interessantíssimos sobre como fotografar na praia como um profissional. Já conhece alguns obstáculos, estratégias de como superá-los. Já sabe, também, da importância do planejamento.
Agora, chegou a hora de colocar a receita neste nosso bolo: fotografia é arte. E mesmo simples fotos na praia depende de muita criatividade.
Nessa hora, vale conhecer trabalhos de outros profissionais e se inspirar nas redes sociais. Redes focadas em fotografias como Tumblr e Pinterest serão uma mão na roda para conhecer o que outras pessoas estão fazendo.
Acompanhe hashtags pertinentes, e deixe fluir sua imaginação. Com toda certeza, o seu trabalho mais modesto já será muito superior.
Gostou das dicas? Então por que você não compartilha esta matéria em suas redes sociais? E não deixe de comentar, contando suas experiências.
E, se ficou alguma dúvida, basta entrar em contato conosco. Será um imenso prazer ajudar você a fotografar na praia como um verdadeiro profissional.