Como Ganhar Dinheiro com Fotografia

Tempo de leitura ~6 minutos

Como você se sente com a possibilidade de ganhar dinheiro trabalhando no ramo que realmente gosta?

Pergunte a você mesmo qual atividade te faria atingir o topo do sucesso na carreira executando um trabalho com muito prazer e qualidade.

Se a resposta for ‘fotografar’, saiba que é possível ganhar dinheiro com fotografias.

Vamos falar um pouco sobre as oportunidades disponíveis no mercado e dicas que lhe ajudará a atingir com êxito esse objetivo.

Antes de mais nada, é importante deixar algo bem claro, ser fotógrafo profissional é ser remunerado por isso não é para qualquer um.

É necessário se estudar bastante, fazer cursos, ler muitos livros para aprender as técnicas corretas e entregar fotografias de boa qualidade.

Um dos grandes desafios para quem decide trabalhar como fotógrafo é a escolha da modalidade que deseja fotografar e como ser rentabilizado de fato pelo seu serviço.

O leque de categorias é enorme tanto para o fotógrafo profissional quanto para o fotógrafo iniciante. São tantas opções que você acaba ficando desorientado.

Modelos de Negócios Comuns

Antes do avanço tecnológico, a procura por fotógrafos se restringia a bailes de debutantes, festas de formatura, casamentos, festas de aniversários e ocasionalmente, encontros familiares.

Ainda hoje existe uma demanda muito grande nesse nicho e nada impede de você estudar o mercado em sua região, analisar o que oferecem os concorrentes e tentar se diferenciar.

Além disso a busca de parcerias é muito interessante, oferecer seus serviços para empresas que organizam os bailes e festas, geralmente abre muitas portas e te ajuda a conquistar novos clientes.

Porém, com uma boa dose de criatividade uma nova lista de opções de negócios surge. São ideias que demandam baixo investimento e estão crescendo a cada dia.

Fotografia de Pessoas (Modelos)

Estudio de fotografia

Fotografar modelos tradicionais é a área de atuação mais conhecida e possivelmente uma das mais explorada pelos fotógrafos.

Trata-se de um grande negócio que exige pouco investimento e lhe dá inclusive a oportunidade de executar seus serviços através de Home Office, basta um estúdio fotográfico simples montado no conforto do seu lar.

Em contrapartida, é um segmento que pode gerar um leve desgaste se levar em consideração os recursos oferecidos pelo avanço tecnológico e a ampla concorrência no setor.

As fotos podem ser vendidas para agências de publicidades e empresas que desejam divulgar um produto ou serviço associando a imagem dos modelos.

Fotografia de Bebês (Newborn)

Fotografia de Bebês

Estimulado pelo sucesso nos Estados Unidos, Austrália e alguns países da Europa, as fotografias com bebês recém-nascidos estão em alta no Brasil.

Afinal de contas, quais pais não desejam ter registrado momentos encantadores e graciosos de seu recém-nascido?

Conhecidos também como ‘New Born’ ou ‘Baby Books’, essa modalidade de fotografia exige certos cuidados do fotógrafo para que as fotos saiam deslumbrantes e demonstre todo fascínio que a chegada de uma criança representa para uma família.

Cuidados como orientação dos pais para que o bebê utilize vestimentas leves e adequadas ou para que se atentem à saúde da criança devem ser levados em consideração.

Um bebê que esteja com cólicas, por exemplo, afetaria no resultado final das fotos. Manter o recém-nascido em sono profundo permite a escolha de variadas poses, o que não seria possível se ele sofrer com algum tipo de desconforto. Falamos também um pouco sobre fotografia infantil em outro artigo.

Além disso, programar-se com antecedência ajuda a gerar uma segurança para os pais. Lembre-se, nesse tipo de trabalho, a relação entre pais, bebês e fotógrafos funciona como em uma engrenagem, um depende do outro.

Ensaios ‘Baby Books’ exigem baixo investimento e muita criatividade. Os cenários dependem do tipo de fotos que os pais desejam realizar, seja no estúdio, residência ou até mesmo ao ar livre, desde que o ambiente esteja limpo, seguro e aquecido.

Fotografia de Pets

Outra categoria que vem ganhando um empurrão em terras brasileiras é a fotografia de pets. Se você aprecia animais e deseja ganhar dinheiro com fotografias, essa modalidade é uma ótima opção de negócio.

O pensamento é equivalente ao das fotos de recém-nascidos. Quem tem um animal de estimação trata-o como um ente querido, um membro da família.

Em virtude disso que realizar fotografias de animais de estimação entra na nossa lista de dicas de como ganhar dinheiro com fotografias.

Vale lembrar que a opções de fotos de pet são muitas, porém, como lembrado logo acima, é necessário gostar muito de animais e ter bastante paciência para alcançar aquela fotografia perfeita.

Para te ajudar a conter a euforia do cãozinho, gato ou qualquer outro pet, montar um cenário com acessórios e brinquedos especiais para a espécie é uma opção altamente considerável, pois ajuda a acalmar o pet e conseguir aquela foto singular. Também propõe um destaque no serviço prestado.

Clientes tendem a optar por profissionais que ofereçam um serviço mais completo e amplo e que disponham de instrumentos apropriados para o trabalho.

O investimento para essa modalidade é equivalente aos investimentos da mesma natureza, entretanto, como já destacado anteriormente, é necessário muita paciência e paixão pelos animais somado àquela boa dose de criatividade.

Fotos de produtos para E-commerce

Mais uma sugestão para quem deseja lucrar fazendo a arte que mais adora é a criação de anúncios para o comércio digital. É um mercado que está em amplo crescimento no graças a ascensão dos negócios no mundo virtual.

Devido à escassez de fotógrafos para e-commerce, os administradores de lojas eletrônicas encontram obstáculos na contratação de um profissional que execute com fineza esses registros fotográficos. Esse fato torna a concorrência menor e, consequentemente, aumenta a demanda do serviço.

As fotos capturadas para e-commerce têm papel fundamental na divulgação de um produto e sucesso nas vendas. Por esse motivo os administradores de lojas virtuais se preocupam em apresentar um anúncio cada vez mais detalhado de suas mercadorias.

Essa categoria também uma opção que exige baixo investimento financeiro, além de ser uma ótima oportunidade de mercado, conforme demonstrados acima.

Fotografias com Drones

Fotografia Com Drones

Um segmento que exige um pouco mais de investimento financeiro é a realização de fotografia utilizando-se de drones. Nesse sentido, além do equipamento usual para realização de um ensaio, ainda teria que investir em um drone.

A boa notícia é que devido à popularização dos aparelhos já se encontra no mercado drones com preços acessíveis, sem contar que o fotógrafo realizaria um trabalho profissional de destaque, com fotos aéreas e ângulos extraordinários.

Venda de fotos para bancos de imagens

Também existem sites que são verdadeiros ‘mercado de fotos’, funciona assim: Eles colocam suas fotos no portfólio deles e cada venda realizada através do site gera uma receita para você, que repassa uma comissão ao site.

Existem muitas opções, com uma pesquisa rápida você consegue encontrar as opções que irão te atender melhor.

Para diversificar, crie contas em mais de um banco de imagem e coloque um número de fotos disponível em cada um deles. Faça fotos exclusivas para cada plataforma e com uma boa qualidade, assim terá uma renda adicional e passiva.

Conclusão

Obviamente, apresentamos somente algumas das inúmeras opções para se obter renda através da fotografia.

Existe ainda várias maneiras de ganhar dinheiro no mundo fotográfico, basta ter muita imaginação e originalidade, porém, não existe uma regra na hora de escolher qual categoria será o carro chefe do seu negócio.

Investir em conhecimento para você mesmo será determinante para que se sobressaia em qualquer ramo que deseja trabalhar. Participar de cursos, workshops, palestras, adquirir livros, conversar com outros profissionais são cuidados que qualquer profissional precisa levar em consideração.

Nenhum negócio é fácil e cresce da noite para o dia sem dedicação e trabalho. Estude, desenvolva suas habilidades e corra atrás do seu sonho. Ganhar dinheiro com fotografia é possível e só depende de você.

comments powered by Disqus