A medir a luz é uma parte fundamental de qualquer fotografia. O fotômetro é um dispositivo que faz essa medição para determinar a exposição correta ao fotografar um objeto ou cena.
Ele serve para que o fotógrafo saiba se a imagem está superexposta ou subexposta.
Para obter a exposição adequada é possível utilizar o fotômetro interno da câmera ou um fotômetro externo. Os fotômetros estão disponíveis em uma variedade de formas, tamanhos e têm diferentes capacidades.
Neste texto conheceremos mais sobre a utilidade dessa ferramenta na fotografia.
Para um melhor compreensão deste assunto sugerimos também a leitura do nosso artigo Fotometria: o que é qual a importância em fotos profissionais.
Como o equipamento funciona?
A maioria dos fotômetros fornecerá as mesmas informações básicas, não importa como são exibidas. Ao medir a luz disponível, ele fornecerá a combinação correta de abertura /f-stop para uma determinada cena.
O fotômetro embutido na câmera tem essa mesma função, mas é menos preciso e consistente.
Fotômetro embutido na câmera
Um fotômetro embutido na câmera digital usa a medição reflexiva para indicar a exposição. Normalmente, ele é ativado quando a câmera está ligada ou pressionando o botão do obturador pela metade.
Primeiro, a câmera captura a luz refletida do objeto através da lente. Em seguida, esse fotômetro integrado informa se a imagem está subexposta (luz insuficiente), bem exposta ou superexposta (muita luz).
Normalmente, você pode visualizar o medidor de luz na câmera ao longo da base do visor eletrônico, visor óptico ou tela LCD. Uma linha simples com seções e um eixo -/+ compõem a totalidade da exibição do medidor de exposição integrado.
Fotômetro portátil
Um fotômetro portátil pode medir a luz que incide sobre um objeto e a luz refletida em um objeto. A medição incidente mostra a quantidade de luz que incide sobre o que está sendo fotografado, enquanto a medição refletida mede a luz que está refletindo na superfície do objeto.
É importante manter o medidor de luz incidente diretamente na luz que incide sobre o assunto da foto.
A principal diferença nessas duas medições é que a luz refletida capta as qualidades reflexivas da superfície que você está medindo. Ou seja, a medição refletida não é exatamente precisa. Já o medidor de incidência proporciona uma melhor leitura.
Diferenças entre a luz refletida x incidente
As câmeras digitais podem avaliar uma cena usando dezenas de pontos para obter o que seria a exposição correta para a cena.
Além disso, é possível se basear no julgamento da área central da cena, em pequeno ponto na imagem (medição pontual) ou na avaliação de toda a cena.
A medição reflexiva é o tipo usado pela câmera e por alguns medidores portáteis. A luz que entra no fotômetro, nesse caso, foi refletida no objeto. Dependendo das configurações de medição, essa luz é avaliada e uma exposição é determinada.
A medição da luz incidente funciona medindo o que incide sobre o objeto ou cena. Em vez de depender do que reflete do assunto da foto, essa medição é baseada na quantidade de luz que incide sobre o objeto.
Ao medir a quantidade de luz proveniente da fonte, a exposição correta é objetiva ao invés de subjetiva, como nas leituras reflexivas.
O fotômetro portátil pode medir a luz incidental (ou ambiente), bem como a luz reflexiva (o mesmo tipo de medição de luz que o fotômetro integrado da câmera faz). Portanto, ele serve para ajustar sua câmera para uma exposição precisa e ideal.
Por que usar um fotômetro?
Ele elimina as suposições da exposição
Um fotômetro medirá a luz em uma cena e fornecerá uma leitura precisa de qual deve ser a exposição correta. Isso elimina todas as suposições da exposição e garante que suas fotos sejam feitas corretamente.
Ele ajuda a entender a iluminação
Um fotômetro pode ajudá-lo a entender a iluminação em uma cena e como isso afetará sua exposição. Esse recurso é especialmente útil ao fotografar em situações difíceis de iluminação.
Para fotografias de retrato
Os fotômetros portáteis podem ser inestimáveis ao tirar retratos. Ao usar um medidor de luz incidente, segure-o na direção do objeto da foto e próximo à fonte de luz.
Existe um pouco mais de liberdade com a fotografia de retrato porque, se quiser produzir uma imagem mais clara, basta ajustar a exposição para um valor superior ao sugerido pela leitura. Se você quiser que sua imagem fique um pouco mais escura, ajuste suas configurações para imitar a medida mais escura.
O que procurar em um fotômetro?
Há muitas opções a serem consideradas na fotografia com fotômetro, começando pelo tipo de fotômetro, os vários recursos que ele possui e também o fabricante de sua preferência.
Tipos:
- Fotômetro que mede a luz incidente: determina a exposição com base na luz que incide sobre o objeto e também fornece uma estimativa rápida de exposição para várias fontes de luz.
- Fotômetro de luz refletida: mede a luz que é refletida pelo ambiente fotografado.
- Medição de Flash: existe o modo dedicado que coloca seu fotômetro em espera e ele irá capturar e salvar as medições quando o flash for acionado.
Os fabricantes só importam se você já tiver um vínculo pré-existente e conhecer pessoalmente a qualidade de seus produtos. Alguns fabricantes famosos de medidores de luz são Sekonic, Phottix, Nikon e Canon.
Afinal, vale a pena ter um fotômetro?
Um fotômetro é algo que todo fotógrafo deveria usar; não importa se é um fotógrafo profissional ou aspirante a fotógrafo.
Esse equipamento pode melhorar significativamente sua fotografia, já que ele mede a luz real em uma cena e informa qual a melhor combinação de velocidade do obturador, abertura e ISO resultará na exposição correta.
Um dos grandes benefícios de usar um fotômetro dedicado, é que ele também pode ajudar a “calibrar” seus olhos, para que você possa avaliar mentalmente uma exposição para qualquer ambiente específico.
Sendo assim, em algum momento, o fotógrafo saberá instintivamente quais configurações precisará para expor adequadamente sem precisar medir e com precisão.
O uso eficaz de um fotômetro fornecerá as leituras de luz (e configurações de exposição) mais precisas.
Lembre-se de que uma foto exposta incorretamente pode perder sombras sutis e detalhes de destaque, e é praticamente impossível recuperar informações perdidas nos destaques com a fotografia digital.
Chegamos ao fim de mais artigo, mas gostaríamos de saber como foi sua experiência aqui no site. Então comenta aqui abaixo no campo de comentários o que você achou deste artigo! Será um prazer conversar com você.
Obrigada por prestigiar nosso trabalho aqui no FotoInfoco! Até a próxima!