Trabalhar com a fotografia publicitária é um dos grandes objetivos dos profissionais da área. Afinal, esse mercado é muito promissor!
Além da possibilidade de trabalhar com grandes marcas, não há como negar que é um dos segmentos mais rentáveis e versáteis dentro da fotografia.
Porém, é preciso lembrar que cada um desses nichos fotográficos tem suas próprias particularidades. Logo, será preciso especializar-se para garantir um bom trabalho e conseguir as melhores oportunidades.
Felizmente, existem algumas dicas simples que podem ajudá-lo nessa trajetória. Ao longo do artigo, vamos apresentar um panorama do mercado publicitário e alguns truques para que você consiga ótimas fotos.
Ficou curioso? Então não deixe de ler até o final! Vamos lá.
Como é trabalhar com fotografia publicitária
Antes de mais nada, precisamos entender melhor como funciona esse mercado.
Existem algumas divisões entre a fotografia publicitária, como a jornalística, didática e comercial – geralmente esta última é a mais desejada entre os fotógrafos.
Porém, em todos os casos, o objetivo da foto é o mesmo: vender ou divulgar um produto ou conscientizar o público, mas sempre com o foco na marca e nos produtos em si.
Ao contrário da fotografia artística, geralmente o trabalho de quem trabalha com publicidade é maior antes de tirar as fotos.
Isso porque é preciso estudar muito sobre o cliente. Além de compreender sua identidade visual, é preciso entender também quais são os seus valores, posicionamentos e até mesmo a essência da marca.
Afinal, tudo isso deve ser traduzido na foto. Além de representar a marca, esses quesitos também são importantes para instigar o sentimento de desejo nos clientes.
Portanto, esse planejamento e compreensão extra são imprescindíveis para quem deseja atuar na área.
Quais são os tipos de fotografia publicitária?
Como mencionamos acima, existem diferentes tipos de fotografia publicitária. Um deles é a fotografia de produtos, onde apenas o item é fotografado e ele deve apelar para o desejo do cliente.
Nesse caso, geralmente a foto é feita com o still, fundo neutro que é recortado após a produção. Assim, é possível situar o item em diferentes cenários.
A fotografia de alimentos também é muito popular no ramo. Aqui, existem técnicas específicas não apenas de fotografia, mas também de preparação e manuseio para que as comidas pareçam saborosas e extremamente apelativas para os consumidores.
Além disso, podemos citar também a fotografia de moda. Nesse ramo, o fotógrafo pode ser mais conceitual e artístico, já que a moda também é uma forma de arte para retratar. Porém, ele não deve confundir a fotografia publicitária de moda com o editorial. Lembre-se de que o maior objetivo aqui é vender!
Agora que você já conhece melhor a área, vamos falar sobre algumas dicas que você pode seguir para se tornar um profissional completo.
4 dicas para trabalhar com fotografia publicitária
Entre em contato com agências
Geralmente, a contratação do fotógrafo publicitário é feita por meio de agências de casting. Portanto, é imprescindível que você faça parte da cartela de profissionais desses locais.
Para isso, você vai precisar de um portfólio. Mesmo que ainda não tenha trabalhos produzidos, tente tirar algumas fotos em casa ou com o apoio de colegas de trabalho. O importante é que você tenha material para vender o seu trabalho.
É possível entrar em contato por e-mail ou pessoalmente. Não tenha medo!
Saiba precificar o seu trabalho
Mesmo com o intermédio das agências, você verá que é preciso entender como precificar o seu trabalho. Ao definir o seu valor, você deve levar em conta alguns aspectos importantes, como por exemplo:
· Duração da campanha: você vai precisar de mais de um dia para tirar as fotos?
· Estúdio: quem vai compor a cena?
· Alimentação e transporte: esses quesitos são importantes independente de se você será o único profissional ou se precisará de uma equipe. Inclusive, caso precise de apoio, o valor dos demais profissionais também entra no orçamento;
· Pós produção: será preciso editar as fotos ou elas serão entregues cruas para o cliente?
Tudo isso é muito importante para que você consiga definir o preço do seu trabalho.
Preste muita atenção ao briefing
Conforme citados acima, trabalhar com fotografia publicitária envolve muita atenção ao briefing. É preciso compreender o que o cliente espera das fotos e qual é o público alvo da marca.
Assim, você consegue tirar fotos que realmente incitem o desejo de compra e atinjam o maior objetivo de todas as campanhas: vender.
Se você estudar bem o projeto, tirar as fotos, de fato, será muito mais fácil. Portanto, não pule essa etapa tão importante do trabalho!
A verdade é que trabalhar com fotografia publicitária tem suas particularidades, mas é, com certeza, um dos segmentos com mais espaço para a criatividade. Logo, se torna um trabalho muito satisfatório e rentável!
Veja também nosso artigo sobre como ganhar dinheiro com fotografia. Você irá encontrar outras dicas de mercado interessante para aqueles que querem se aventurar no mundo da fotografia.
Você ainda tem dúvidas sobre o tema? Então deixe seu comentário no espaço abaixo. Aproveite também para compartilhar o artigo nas redes sociais!
Quer realmente aprender fotografia de forma profissional? Veja nossa análise dos melhores cursos de fotografia online.
Muito bom o conteúdo de vocês, sou fotógrafo de casamentos e sempre busco este tipo de conteúdo, e te confesso que tem sido difícil encontrar conteúdos tão ricos de informações. Parabéns.
Olá Leoncio! Muito obrigada! É muito gratificante receber esse feedeback do nosso trabalho!
Abraço!