Concurso de fotografia: saiba o que é preciso para vencer

Ter a chance de entrar para um concurso de fotografia é uma experiência de aprendizado incrível. Isso porque, o profissional tem a oportunidade de conhecer novas técnicas e fotógrafos. Portanto, entenda como funciona e como vencer uma competição de fotos.

O que é um concurso de fotografia?

É, acima de tudo, uma ótima chance que alguém do ramo tem de mostrar o seu trabalho e ganhar visibilidade no mercado. Pode ser bastante lucrativo também, porque há revistas do mundo todo que pagam um valor alto para quem vence esse tipo de evento.

Os concursos não valem apenas para fotógrafos renomados, aliás, boa parte deles é aberta para amadores. Assim, todos os anos há um grande número de exposições de vários gêneros e estilos.

É uma experiência única para quem está iniciando na carreira ou está em busca de novos desafios na profissão. Além disso, é o momento ideal para construir e melhorar seu portfólio.

Saiba onde acontecem os concursos de fotografia

Eles ocorrem no mundo todo, inclusive, online. Dessa forma, hoje em dia, é muito mais fácil participar de um evento desses, tanto no cenário nacional quanto no exterior. Os mais famosos, por exemplo, são os da Nikon, Pilsner Urquell e National Geographic.

Veja como participar de um concurso de fotografia

Primeiro, você precisa se informar sobre quais eventos estão com inscrições abertas, aliás, é bom ressaltar que alguns são pagos e outros gratuitos. Também é essencial ler as regras com muita atenção, pois cada concurso de fotografia tem as suas próprias condições.

Além disso, antes de se inscrever:

  • Procure saber qual é o tema;
  • Qual o prêmio em questão: dinheiro, troféu e/ou exposição do trabalho;
  • Quem pode participar;
  • Data limite para mandar a sua inscrição.

Participe de competições em que você tenha mais afinidade com o assunto. Já que ter paixão pela temática, faz toda a diferença no momento de criar o seu trabalho.

O que se ganha participando de um concurso de fotos

A todo momento surge uma nova competição do tipo, tanto no Brasil quanto no exterior. Ainda mais com os eventos virtuais ganhando cada vez mais espaço, todo o processo se tornou bem mais prático e acessível.

Os temas podem ser específicos ou oferecem total liberdade de criação para o profissional. Seja como for, veja três motivos para superar o receio e entrar em um concurso de fotografia.

1 – Prêmio

É claro que essa é uma das razões que mais motivam os fotógrafos a participarem dessas competições. Afinal, as opções de prêmios são variadas:

No geral, não é apenas o primeiro colocado que garante prêmios, mas o segundo e o terceiro também.

2 – Reconhecimento

Vencer um concurso ou estar entre os finalistas traz destaque para o profissional. Serve para tornar visível o trabalho, mesmo que você tenha acabado de estudar fotografia e não tenha muita experiência. Assim, aumentando seu reconhecimento é um bom modo de iniciar sua carreira.

Isso por si só, já é ótimo, porque pode gerar um convite de alguma galeria para fazer uma exposição, um artigo em uma revista ou demais meios de mídia. E isso, sem dúvida, atrai mais clientes e boas oportunidades na carreira.

3 – Aprendizado

O concurso de fotografia é indicado, em especial, para quem está iniciando na profissão ou está em busca de melhorias. Assim, tal evento é uma maneira de conseguir mais motivação para aprimorar suas técnicas e também conhecer novas.

Ajuda, inclusive, a ter um olhar mais crítico. Seja em relação ao próprio trabalho quanto nos dos concorrentes. Aliás, você pode aprender mais com seus concorrentes e com as tendências do mercado.

Veja agora quatro dicas de como vencer um concurso de fotografia

Como vencer um concurso de fotografia

Todo o processo na escolha das fotos finalistas e da vencedora, na maioria das vezes, acontece em segredo. Dessa forma, os competidores não sabem porque foram eliminados, assim, ficam em dúvida sobre como melhorar para a próxima vez.

Não entender o erro, pode deixá-lo inseguro e com receio de enfrentar um novo desafio. Levando isso em conta, veja algumas dicas, a seguir, que vão te ajudar a aumentar as suas chances de ganhar um concurso de fotografia.

1 – Seja o seu pior crítico

Em muitas competições de fotos, quem organiza o evento conta com uma equipe que realiza uma triagem dos trabalhos submetidos. As imagens que não são aprovadas, nem mesmo chegam até os juízes e os principais motivos de serem desclassificadas são:

  • Fotos fora de foco;
  • Iluminação ruim;
  • Tiro borrado ou qualquer outro defeito técnico.

Para que o fotógrafo tenha uma chance de vencer, é necessário que ele enxergue o próprio trabalho de modo crítico. No entanto, caso não consiga fazer isso, procure algum colega do ramo que possa avaliar de modo mais objetivo e honesto.

Atenção aos pequenos detalhes

Para vencer, é preciso ficar de olho em qualquer erro bobo que possa eliminá-lo. Portanto, confira o trabalho várias vezes antes de entregá-lo, verifique se há alguma mancha, mesmo que mínima.

Fique atento ao enquadramento da foto e a possíveis olhos vermelhos. Em um concurso de fotografia, não há abertura para qualquer descuido.

2 – Não cometa plágio

Há uma diferença entre se inspirar no trabalho alheio e copiá-lo. Sem dúvida, é indicado estudar imagens premiadas de quem já venceu um concurso, já que com isso, é possível aprender mais e melhorar a sua técnica.

Para ganhar, no entanto, é necessário ter bom senso e evitar qualquer tipo de plágio deliberado. Afinal, grande parte dos juízes são experientes e sabem reconhecer uma cópia e, por isso, vão desclassificá-lo. Além disso, fotografia é arte e exige criatividade.

3 – Originalidade é o segredo

Ser original é expor a sua foto de uma perspectiva diferente. Por exemplo, outros profissionais podem ver a mesma imagem, no entanto, não terão o mesmo olhar que o seu.

Ao escolher o trabalho que irá enviar para o concurso, coloque-se no papel de jurado. Ou seja, faça edições, cortes, o que lhe parecer melhor, mas que no final te deixe orgulhoso do que criou.

4 – Cuidado com as tendências do momento

A internet é o principal meio para propagar modas e tendências. Aliás, se manter bem informado é essencial, mas se deixar guiar por elas é um risco quando se trata de concursos de fotos.

Isso porque, se você vai fotografar o mesmo lugar ou objeto que os demais profissionais, o seu trabalho será mais do mesmo. Ou seja, nada de original, como resultado, não vai ganhar o destaque que precisa para ter a chance de vencer.

Por fim, transmita emoção em toda foto que produzir. Afinal, ousar nem sempre é o melhor caminho, mas transmitir sentimentos por meio de uma imagem sim.

Em um concurso de fotografia o importante é competir

E para finalizar tenha em mente que o fato de não ter ganho uma competição, não significa que o trabalho foi ruim. 

Os melhores concursos, devido ao grande número de participantes, não conseguem reconhecer todos os profissionais, não desanime, treine bastante e persista.

Então é isso por hoje ficamos por aqui, espero que tenha gostado do nosso artigo.

Lhe desejamos boa sorte em sua jornada!

Um abraço e até a próxima oportunidade

1 comentário em “Concurso de fotografia: saiba o que é preciso para vencer”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima