O que é a fotografia NFT e como ela pode ser uma fonte de renda? Qualquer coisa que possa ser digitalizada pode se tornar um NFT e com as artes digitais e a fotografia não é diferente.
Por isso, os fotógrafos estão encontrando novos lugares para vender seus trabalhos em mercados NFT e em galerias que suportam esse formato. Porém, primeiro explicaremos do que se trata esse mercado.
Se você está se perguntando como pode ganhar dinheiro vendendo suas fotografias como NFT ou mesmo como você pode começar a entender essa tendência, leia este artigo.
Vamos esclarecer o conceito básico de NFT, como começar a usar esse tipo de fotografia e como potencialmente ganhar dinheiro com isso.
O que são NFTs?
Uma ramificação da criptomoeda, o NFT significa “token não fungível”. Em poucas palavras, um token não fungível é algo único. A Mona Lisa, por exemplo, não é fungível. Assim como sua casa ou certidão de nascimento. Ou seja, um NFT é algo que não pode ser replicado ou dividido em partes menores.
Portanto, um token não fungível é um certificado digital que reconhece que um item é único. A tecnologia por trás do blockchain torna fisicamente impossível falsificar, hackear ou alterar a propriedade de um NFT. Isso significa que quando alguém compra um NFT, ele se torna indiscutivelmente o proprietário do NFT.
Ao contrário de uma imagem JPEG, um NFT não pode ser copiado ou duplicado. Cada um recebe um código de identificação exclusivo em que é registrado em um livro-razão público gigante e armazenado em uma rede descentralizada de computadores, chamada de “blockchain”.
Sendo assim, JPEGs, MP3s, GIFs comuns e comuns ou qualquer outro tipo de ativo digital podem ser associados de forma imutável a um NFT por meio de um processo chamado “cunhagem”. Após cunhado, o token atua como a escritura digital desse bem digital específico.
O que é a fotografia NFT?
A fotografia NFT é uma evolução da fotografia. Em primeiro lugar, os criadores recebem mais reconhecimento e benefício financeiro de seu trabalho e podem existir fora do modelo de redes de distribuição online ou espaços tradicionais. Os dados mantidos nesse tipo de imagem podem ser visualizados, rastreados e verificados, garantindo a propriedade do arquivo digital.
Os contratos inteligentes regem como um NFT pode ser vendido ou retido. Logo, isso significa que você pode ganhar dinheiro com vendas futuras, mesmo que venda a foto NFT.
Ou você pode doar toda a propriedade e permitir que a comunidade use a fotografia NFT como desejar, por exemplo, em suas artes, vídeos e instalações.
O mercado de fotografia NFT
As fotos NFT são vendidas no mercado, através de plataformas como a Seed.photo, projetada para ser semelhante a um banco de fotos. A diferença é que nela você possui o controle sobre cada uso e reutilização, direitos autorais e propriedade. Isso pode incluir arquivos digitais e impressões físicas.
Um relatório da Forbes de 2021 estimou que o mercado de fotografia NFT valia mais de 23 bilhões de dólares. Embora os NFTs tenham caído em popularidade no ano passado, houve um aumento no interesse nos últimos meses.
O que provavelmente estamos vendo agora é que os investidores foram embora e os colecionadores, artistas e fotógrafos, voltaram e estão comprando. Então agora pode ser o melhor momento para começar sua carreira de fotógrafo NFT.
Nova fonte de renda
Para os fotógrafos, os NFTs são uma nova maneira de ganhar dinheiro com o trabalho e, ao mesmo tempo, proteger as fotos digitais ao usá-las on-line ou alugá-las e vendê-las.
Um NFT registra sua foto em um blockchain como um pedaço de código único, quando você ‘cunha’ sua foto como um NFT, você está essencialmente sendo capaz de vender este ‘código’ e registro, e o contrato inteligente que o acompanha.
Você nem precisa incluir a foto original no contrato NFT, pode manter os direitos autorais e essencialmente vender os direitos de uso a um colecionador.
Ou você pode vender o original e reter os direitos de venda secundários, o que significa que você e o comprador também vã lucrar com as revendas e como a foto é usada. Mas isso depende muito de você e do projeto que está criando.
Como é a fotografia NFT?
A fotografia NFT pode ser semelhante à fotografia linear, com retratos e paisagens se mostrando populares, por exemplo.
Mas as fotos NFT podem ser mais, e muitas vezes os fotógrafos populares são os que quebram as regras, adotam o photoshop ou incluem ilustrações.
Como as fotografias se tornam NFTs?
Os fotógrafos podem entrar no mercado NFT, fazer um perfil, cunhar suas fotos (transformando-as em NFTs) em uma plataforma NFT ou no mercado escolhido e colocá-las à venda ou leilão.
Os fotógrafos têm várias opções durante esse processo. Eles podem pesquisar mercados selecionados, onde existe um sistema para escolher que tipo de obra de arte está listada para venda.
Embora isso adicione uma barreira à entrada, também significa que seu trabalho será exibido entre outras imagens de alta qualidade, em vez de ser uma das inúmeras em um mercado aberto.
Os criadores podem optar por vender suas fotografias NFT como parte de uma edição limitada ou como uma obra de edição ilimitada.
É possível também optar por adicionar leis de direitos autorais à imagem como parte do comércio NFT, oferecendo maior valor ao comprador já que ele se torna o único proprietário.
Os fotógrafos podem escolher os royalties padrão de 10% que ganharão com cada venda posterior de suas fotos NFT após a venda original ou alterar a taxa.
Como cunhar sua fotografia como um NFT
Cunhar uma fotografia em uma plataforma NFT aberta é um processo razoavelmente fácil.
O processo inclui:
- Escolher a plataforma para seus objetivos
- Criar uma conta e comprar criptomoeda
- Carregar sua fotografia NFT
- Criar o NFT (você precisará pagar uma taxa usando sua criptomoeda aqui)
- Definir as informações do NFT, como preço e explicação
- Confirmar ou finalizar sua listagem
O processo de cunhagem de um NFT é simples para algo que oferece grandes recompensas em potencial para os fotógrafos.
Vantagens da fotografia NFT
Garante propriedade e autenticidade
Quando um fotógrafo cria uma fotografia como um NFT, ele cria também um certificado de autenticidade para seu trabalho.
Os fotógrafos normalmente não têm esse tipo de controle devido à facilidade de distribuição de imagens tanto online quanto offline.
Venda direta
A venda desse tipo de trabalho pode ser feita sem a necessidade de intermediários. Ou seja, os fotografos podem acessar as plataformas digitais, onde podem vender diretamente aos compradores.
Dessa forma não precisam preencher requisitos e esperar que uma galeria que te escolha e realizar melhores conexões entre artistas e seus apoiadores.
Proteção contra falsificação
Para artistas, fotógrafos e criadores, (e também investidores e colecionadores), a falsificação é uma questão de preocupação genuína.
Como os NFTs são criados e armazenados para garantir a autenticidade, então isso deixa de ser um problema.
Recompensas contínuas
Com os NFTs, os fotógrafos se beneficiam financeiramente quando suas peças aumentam de valor. Sendo assim, os mercados criam royalties de 10% para ocada venda e os criadores também podem definir suas próprias taxas em alguns casos.
Portanto, não importa quantas vezes a plataforma revenda o trabalho, os fotógrafos sempre receberão royalties contínuos pela criação dele.
Mercado de fotografia NFT
Alguns dos mais populares mercados NFT para fotografia:
Conte sua história
Existem várias maneiras de vender fotos NFT (air drops, leilões e coleções), mas todas elas contam uma história sobre o criador do trabalho. Afinal, bagagem do fotógrafo e como ele deseja que o cliente use e observe a sua fotografia NFT faz muita diferença.
Então pratique o storytelling nas suas fotos e experimente novas abordagens e assuntos.