O uso de redes sociais para divulgação de marcas pessoais e empresas tem gerado um aumento na demanda por fotos corporativas.
Por isso, alguns profissionais estão se especializando nesta modalidade para atender de forma mais estratégica e eficiente este público.
Fotos corporativas possuem suas particularidades. É preciso analisar os objetivos, técnicas, conhecimentos e equipamentos que este gênero requer, para saber se este tipo de serviço “dá um match” com o seu perfil.
Portanto, é importante se atentar a alguns detalhes antes de aceitar uma proposta de trabalho. Afinal, você estará auxiliando na construção da imagem do seu cliente, bem como na mensagem que ele estará transmitindo.
Nesse post, vamos dar algumas dicas essenciais para fazer fotos corporativas profissionais que agreguem valor e gerem bons resultados.
Boa leitura!
O que são fotos corporativas?
Fotos corporativas vão muito além dos retratos tirados dos profissionais da empresa. Esta modalidade também engloba os registros fotográficos de eventos, treinamentos, confraternizações, inaugurações, rotina empresarial, workshops e etc.
O ramo industrial também costuma precisar de fotos empresariais que mostre os ambientes, os maquinários, instalações, bem como sua equipe de trabalho.
Enfim…existem vários componentes que envolvem o ambiente corporativo que podem fazer parte do serviço dependendo das necessidades do seu cliente.
O mais importante é compreender os objetivos destes registros para que você possa alinhar as técnicas e equipamentos adequados.
Além disso, é interessante que você conheça um pouco de branding e marketing pessoal, pois o cliente que está buscando este tipo de foto tem em mente a construção da sua imagem.
Você, como profissional da área, precisa auxiliá-lo para que a foto, junto com todos os seus elementos, estejam de acordo com a mensagem a ser passada.
Por isso, é essencial construir um briefing completo e minucioso que te permita compreender a fundo sobre a empresa.
Com um excelente briefing em mãos, certamente você conseguirá produzir um material que trará resultados satisfatórios para o negócio.
Confira agora algumas informações que você precisa coletar antes de fazer fotos corporativas!
Briefing para fotos corporativas
Muitos profissionais negligenciam esta parte do processo. Além disso, há também aqueles clientes que têm preguiça, ou não compreendem a importância de um briefing bem respondido para o sucesso do projeto.
Portanto, é essencial explicar sua relevância antes de aplicá-lo, para que a pessoa possa entender e responder as perguntas de forma mais cuidadosa.
Para realizar fotos corporativas, é preciso que o seu briefing apure as seguintes informações:
- Principais objetivos da empresa ou marca pessoal (aumentar a visibilidade, humanizar o perfil, divulgar um evento, construir autoridade no mercado…).
- Perfil da empresa e identidade visual.
- Meios onde as fotografias serão vinculadas (sites, redes sociais, vídeos…).
- Detalhes sobre o público-alvo (B2B ou B2C).
- Perfil do profissional, caso a foto seja centrada em uma pessoa específica.
Cada empresa é única e preciso de um briefing personalizado! Dependendo do projeto, as perguntas podem ser diferentes.
Dicas para fazer fotos corporativas
Escolha ou prepare um fundo ideal
O fundo é um elemento essencial que precisa ser preparado com cuidado. Uma vez que o cliente escolhe tirar as fotos em seu próprio escritório ou consultório, observe se não há um excesso de elementos.
Caso as fotos sejam dos funcionários da companhia registradas no ambiente onde há outras pessoas em suas baias, o ideal é que o fundo seja desfocado.
Mas, se você tem seu próprio estúdio, ou um estúdio móvel, opte por fundos mais neutros que ajudem a destacar o cliente, que é o foco principal!
Teste diferentes poses
Algumas pessoas acham que fotos de braços cruzados já estão ultrapassadas. Outras gostam dos clichês e acreditam que o simples e convencional sempre funciona!
Todavia, essa questão é muito relativa, pois há vários fatores que influenciam na construção da imagem que está sendo feita.
Por isso, o ideal é testar diferentes poses e analisar aquelas que têm maior potencial de transmitir a mensagem adequada. A fim de te ajudar nesta questão, vamos listar algumas poses que funcionam bem para fotos corporativas:
- Sentado em uma mesa de trabalho. A foto pode ser com a pessoa olhando diretamente para a câmera ou virada para o computador.
- Encostado em alguma parede em um dos ambientes da empresa. A foto pode ser de frente ou de perfil. O enquadramento pode ser em plano aberto, americano ou médio.
- Sentado em uma cadeira ou poltrona com um dos braços apoiados.
- Foto frontal com os braços dobrados na altura do umbigo e as mãos levemente entrelaçadas.
Uma dica bacana é buscar fotos de outros profissionais do mesmo ramo como inspiração!
Dê sugestões sobre o vestuário
Uma pessoa de jaleco certamente será relacionada com um profissional da saúde. Agora, uma pessoa de terno pode remeter a um empresário, ou talvez a um advogado.
As roupas, assim como as cores, transmitem uma mensagem sem dúvida alguma! Por isso, não dá pra ignorar estes fatores na hora de tirar uma foto corporativa.
Analisar o ramo de atuação do seu cliente é essencial para selecionar um vestuário adequado. Lembrando que certas áreas te permitem que você faça coisas mais inovadoras e criativas, como é o caso de empresas de marketing, moda ou tecnologia.
Leve os equipamentos adequados
Sempre faça um check list dos equipamentos necessários antes de realizar a sessão! Algumas ferramentas são essenciais dependendo do tipo de registro que você irá realizar.
O tripé, por exemplo, vai te ajudar caso você precise fazer fotos para os crachás dos funcionários. A uniformização das fotografias, nestes casos, é muito importante!
Refletores fotográficos também não podem faltar caso o local não tenha uma iluminação muito favorável.
Além disso, levar uma bateria extra nunca é demais! Fotógrafos sempre precisam estar bem preparados para evitar qualquer transtorno, principalmente em eventos!
Cuidado com a Iluminação
Você já deve ter escutado que a iluminação de uma foto é tudo! Mas, qual a melhor forma de adequá-la para que ela favoreça o resultado final?
Primeiramente, é preciso que você saiba bem manusear sua câmera fotográfica e conheça as funcionalidades que influenciam na iluminação.
Além disso, a utilização de um difusor fotográfico também ajuda bastante, principalmente se você for usar o flash.
Caso as fotos sejam feitas em ambientes externos, cuidado com a luz dura que deixa as sombras muito marcadas. Nossa sugestão é usar o flash de preenchimento que atribui mais luz para as áreas sombreadas.
Enfim vamos encerrar esse artigo mas seus estudos não precisam parar. Assim, sugerimos que você também conheça Fotografia Still: Entenda o que é e aprenda como fazer! e também o Use o efeito bokeh nas suas fotografias e inove nos resultados.
Gostou de todas estas dicas?
Conta pra gente nos comentários o que você acha que não pode faltar na hora de fazer fotos corporativas!