O que é a Golden hour e como fotografar?

O que é a Golden hour e como fotografar?

Você já ouviu falar na Golden hour? Esse termo é muito utilizado entre os fotógrafos e aqui pode ter as dicas que você buscava para conseguir a fotografia perfeita.

Basicamente, o termo significa “hora dourada” e refere-se ao período no dia onde a luz natural é mais puxada para o dourado, estável e sem muitas sombras.

Nós sabemos que a maioria dos ensaios fotográficos é feita dentro dos estúdios, com luzes artificiais.

Porém, aproveitar esse período no dia pode garantir um resultado muito mais natural e belo para a sua fotografia.

Ao longo desse artigo, você vai entender exatamente o que é a Golden hour e quais são as melhores técnicas para fotografar nesse período de tempo.

Então não deixe de ler até o final para se tornar um especialista no tema! Sem mais delongas, vamos começar.

O que é a Golden hour?

Golden Hour

Conhecida como hora dourada ou hora mágica, esse período geralmente engloba a faixa de tempo entre as 16h e as 18h – ou seja, uma hora antes e uma hora depois do pôr do sol.

Nesse período, a luminosidade é mais suave porque o sol está em seu ponto mais baixo.

Porém, essa suavidade não faz com que ela perca sua força, então ela ainda é intensa o suficiente para que o fotógrafo tenha toda a iluminação que precisa.

Além disso, a Golden hour é conhecida por não projetar muitas sombras, o que poderia prejudicar a nitidez da imagem.

Pelo contrário, essas sombras são muito mais suaves, ajudando a criar efeitos diferentes para cada retrato.

O único ponto negativo de fotografar durante a hora dourada é que ela pode ser muito curta.

Dependendo das condições climáticas e da estação do ano, essa faixa de tempo pode ser muito rápida, o que não permite que o fotógrafo demore muito para fazer as fotos.

Portanto, é preciso ter muita habilidade, planejamento e organização para conseguir aproveitar esse momento. Quer saber como?

3 dicas para fotografar Golden Hour:

Planeje-se com antecedência

O primeiro passo é se planejar. Além de saber exatamente o que/quando e como você quer fotografar, é preciso também calcular o horário perfeito para os cliques.

Existem alguns aplicativos que ajudam você a identificar qual é esse momento. Tê-los em seu celular pode fazer toda a diferença!

Além disso, aproveite os momentos antes da Golden hour propriamente dita para arrumar todo o seu equipamento. Assim, você não perde muito tempo organizando tripés, câmeras e acessórios de iluminação.

Observe o clima no dia anterior

Como já mencionamos acima, as condições climáticas podem afetar diretamente a hora mágica.

Caso o céu esteja muito nublado, por exemplo, você dificilmente vai encontrar as condições necessárias de iluminação para a foto.

Portanto, preste muita atenção no clima do dia anterior ao ensaio. Isso vai dar uma ideia melhor de se será possível aproveitar a iluminação natural ou se outros equipamentos serão necessários para conseguir as configurações perfeitas.

Fotografar Golden Hour

Fotografe no modo manual

Outra dica muito importante, ainda que pareça clichê e básica para os fotógrafos, é utilizar o modo manual das câmeras profissionais.

Afinal, é só assim que você consegue ajustar todas as configurações para encontrar o modo fotográfico ideal.

Tome muito cuidado com a compensação de exposição e o balanço de branco durante a Golden hour.

O ideal é que você mantenha a exposição mais baixa do que o normal, já que a luz natural será mais intensa.

Como essa luz também é mais puxada para o dourado, você pode ajustar o balanço de branco para nublado. Com isso, as cores ficam mais fiéis à realidade.

Por mais que seja um período de tempo curto e que exija mais atenção na hora de fotografar, não há como negar os benefícios da hora mágica para quem é apaixonado por fotografia.

Então, que tal começar a testar as suas fotos agora mesmo: Boa sorte!

Caso você ainda tenha dúvidas sobre o tema, deixe seu comentário no espaço abaixo. Aproveite também para compartilhar esse artigo nas redes sociais.