Distância focal na fotografia: aqui tem dicas incríveis pra você!

Distância focal na fotografia: aqui tem dicas incríveis pra você!

Você sabe o que é a distância focal? Esse conceito é muito importante para quem é apaixonado por tirar fotos e, principalmente, para quem quer fazer da fotografia uma profissão.

Por isso, preparamos um guia completo com tudo o que você precisa saber sobre o tema.

Afinal, conhecer bem a sua câmera e o funcionamento da lente é imprescindível para conquistar o resultado perfeito.

Nesse sentido, a distância focal tem um papel muito importante ao capturar a imagem.

Vamos entender melhor?

O que é distância focal?

De forma geral, a distância focal é uma característica medida em milímetros e utilizada para definir a aproximação da câmera.

Esse parâmetro é válido tanto em relação aos objetivos, quanto às pessoas/animais a serem fotografados. O parâmetro de comparação é a imagem final.

Dessa forma, esse critério é utilizado pelos profissionais de fotografia em todas as fotos que são tiradas.

Para que você entenda melhor, pense na expressão “foco” e no enquadramento da imagem.

Então, quando falamos em distância, nos referimos à aproximação e distanciamento. Como resultado da equação, temos uma imagem focada de acordo com a distância.

Para simplificar ainda mais: estamos falando do famoso zoom! Pronto. Agora com certeza você sabe do que se trata o assunto.

Portanto, resumidamente, a distância focal na fotografia é utilizada para deixar o objeto mais ampliado ou reduzido, dependendo do objetivo do fotógrafo.

Exemplos de distância focal na fotografia

A distância focal depende do tipo de lente que você pretende utilizar. Dessa forma, podemos citar alguns exemplos:

Grande angular

Esse tipo de lente conta com uma distância focam menor. Portanto, as lentes olho de peixe contam com campo de visão que varia entre 60 e 80 graus.

A foto conta com um efeito prolongado e com maior profundidade de campo. Portanto, temos a distorção de escala em todos os planos.

Sendo assim, a lente grande angular não é indicada para quem quer um retrato perfeitamente enquadrado. Afinal, o efeito obtido é de distância em relação à câmera.

Micro ou macro

Por outro lado, temos também as lentes micro ou macro – o nome depende do fabricante. Por sua vez, elas são conhecidas por manterem a escala natural da fotografia, mesmo em distâncias curtas;

Isso significa que o objeto fotografado pode ser ampliado em até dez vezes o seu tamanho original.

E o melhor de tudo: sem perder a nitidez ou a qualidade da imagem. Isso porque elas conseguem focar com muita riqueza nos detalhes.

Essas lentes são ótimas para fotos de texturas de cosméticos, por exemplo. Afinal, elas conseguem mostrar bem como funciona o produto e consistem em uma imagem bastante apelativa para o público.

Essas lentes contam com distância focal de 50mm, 90mm ou 180mm.

Objetiva Normal

Com 50 graus de campo de visão, a lente objetiva normal projeta a imagem em escala semelhante à percepção dos olhos humanos.

Com isso, temos uma imagem cuja distância focal na fotografia não apresenta nenhum tipo de distorção.

De forma simples, a foto não se expande e nem se retrai ao mesmo tempo.

Objetiva de Zoom

Já a objetiva de zoom permite que o fotógrafo movimente diferentes lentes, variando na distância focal.

Elas costumam ser mais versáteis já que o fotógrafo não precisa trocar de lentes. Portanto, são como lentes automáticas, com mais de uma função no mesmo modelo.

Teleobjetiva

Por último, temos também a lente teleobjetiva. Elas contam com distância focal maior. Consequentemente, seu campo de profundidade é menor.

Dessa forma, o efeito obtido é de uma foto ampliada, mas com os planos mais achatados.

Elas são consideradas de uso profissional porque são mais difíceis de manter a nitidez. Portanto, o fotógrafo deve ficar muito atento ao optar por esse estilo de foto.

Agora que você já entendeu as principais diferenças entre os tipos de lente, você provavelmente está se perguntando como é possível escolher a melhor para se tornar um profissional completo.

Então, é importante frisar que não existe uma lente melhor, e sim equipamentos que se adequam às suas necessidades em cada momento.

Dessa forma, é muito importante que você conheça bem a sua câmera e o que você precisa para tirar fotos de acordo com a sua estética.

Em pouco tempo, você entenderá a necessidade de comprar lentes específicas para conseguir os equipamentos desejados.

Qual a relação entre a distância focal e a qualidade da imagem?

Por último, vamos entender melhor a relação entre a qualidade da foto e a distância focal.

Como você já deve saber, a nitidez e o foco dependem muito da lente e da distância entre a câmera e o objeto ou pessoa a ser fotografado. Por isso, a escolha da lente pode facilitar muito o seu trabalho.

Em ambos os casos, é preciso conhecer também as técnicas de fotografia para reduzir as chances de fazer um clique ruim.

Neste segmento, as possibilidades para ser criativo são muitas. Mas, não há dúvidas de que a teoria e o profissionalismo também são muito importantes.

Então, se você quer trabalhar com a distância focal na fotografia, é muito importante investir em um bom [curso de fotografia]().

Afinal, durante as aulas você terá a oportunidade de conhecer todos os aspectos relevantes para exercer a profissão e tirar fotos belíssimas.

Além disso, você conhecerá, na prática, os efeitos obtidos por todos os tipos de lentes que citamos aqui.

Portanto, será muito mais fácil entender o funcionamento de cada acessório para fazer escolhas conscientes do seu equipamento profissional.

Por último, vale ressaltar ainda que você conta com o apoio de um professor especialista no assunto.

Logo, você pode tirar todas as suas dúvidas em relação à distância focal e qualquer outro aspecto técnico que possa surgir durante as aulas.

Então, antes de mais nada, procure um curso que possa contribuir para a sua profissionalização.

Sendo assim, em pouco tempo você terá todo o embasamento que precisa para capturar as imagens que sempre sonhou. Boa sorte!

Veja também nossas dicas de como escolher um câmera profissional.

Se você ainda tiver dúvidas sobre o tema, deixe seu comentário no espaço abaixo. Em seguida, aproveite também para compartilhar o artigo com todos os seus colegas nas redes sociais.