Livros de fotografia

Livros de fotografia

Livros de fotografia
Avalie este post

Os 7 livros de fotografia que todo fotógrafo deveria ler

É bastante provavelmente que você já tenha escutado esse ditado popular: “uma imagem vale mais que mil palavras”. Mas você sabe quantas palavras são necessárias para gerar uma boa imagem? Vem comigo.

A formação de um fotógrafo profissional vem de anos de prática e estudo. Ainda que a internet seja uma precisa fonte de informações, a tecnologia ainda não nos deu uma fonte de conhecimento melhor que os livros.

Perceba que existe uma sutil, mas muito importante, diferença nessas duas palavras: informação e conhecimento. A informação é isolada e independente e nos auxilia na tomada de decisão. Já o conhecimento é um grande conjunto de conceitos e experiência prática.

Uma informação cabe em um post aqui no Foto Infoco, já um conhecimento precisa de muito mais palavras, tantas que só cabem em um livro.

Então, quantas palavras são necessários para gerar uma boa imagem? Todos os livros que um fotógrafo lê, todas as horas em cursos de fotografia, todas as trocas de experiência com fotógrafos mais experientes. Centenas de milhares de palavras.

Então, se você ainda não leu nenhum dos livros dessa lista, você está com muitas palavras em atraso. Não perca mais tempo:

Os 7 livros indispensáveis na carreira de todo fotógrafo

Para facilitar sua pesquisa, inserimos em cada livro links para a página de cada livro no site da Livraria da Amazon, onde poderá ver mais informações sobre o livro e tomar a decisão de compra.

1 – O Olho do Fotógrafo. Composição e Design Para Fotografias Digitais Incríveis
por Michael Freeman.

Livro o olho do fotógrafo

O Olho do Fotógrafo é um livro referência quando o assunto é composição e design de imagem fotográfica.

Seu conteúdo fala site a habilidade, essencial para todo fotógrafo, de enxergar o potencial para uma imagem forte e depois organizar os elementos gráficos em uma composição atraente e eficiente.

O autor, Michael Freeman, demonstra que a fotografia digital trouxe um aspecto novo e motivador ao design, e isso teve um efeito profundo no modo como os fotógrafos fazem suas fotos.

Essencial para fotógrafos modernos, o livro O Olho do Fotógrafo, em 192 páginas explora todas as abordagens de composição e de design tradicionais e, principalmente, trata de técnicas digitais que usam novas tecnologias para ampliar as possibilidades sem comprometer a visão do fotógrafo.

2 – 47 Ideias Criativas Para Fotografia
por Vários Autores

Livro o olho do fotógrafo

O livro ensina como fazer boas fotos com sua câmera digital e truques de pós produção em Photoshop que dão resultados profissionais às imagens.

Em suas 218 páginas o livro 47 Ideias Criativas Para Fotografia mostra como fotografar e tratar fotos de paisagens, como
capturar stills com qualidade profissional,
Como fazer retratos criativos aplicando efeitos especiais. Além de truques de composição para fotografia artística.

3 – Fotografia
por John Ingledew

Livro Fotografia

Este livro é considerado uma introdução completa à fotografia, é um recurso essencial para qualquer estudante de artes visuais.

Acessível e inspirador, ele aborda assuntos e temas que sempre desafiaram fotógrafos e explica a técnica fotográfica de forma clara e simples.

O trabalho de mestres da arte é apresentado, mostrando imagens inéditas e dinâmicas criadas por jovens fotógrafos de todo o mundo.

O livro, com 272 páginas, Fotografia também fornece uma visão valiosa de carreiras em fotografia e uma seção de referência abrangente, incluindo um glossário de vocabulário técnico.

4 – Mestres da Fotografia. Técnicas Criativas de 100 Grandes Fotógrafos
por Paul Lowe

Livro os Mestres da fotografia

Este livro explora a obra de 100 grandes fotógrafos de todos os tempos, nos mostra alguns dos segredos de como elas foram criadas e nos oferece a magia do seu trabalho para que possamos traduzi-las em nossas próprias criações.

O autor divide as 288 páginas de Mestres da Fotografia em dez seções temáticas, e cada uma destas traz uma seleção especial de fotografias icônicas que são tecnicamente analisadas, abordando questões como câmera e objetiva usadas para fazer a fotografia, a composição, a exposição e a luz, ou o tom e a cor.

5 – Por Trás da Imagem. Pesquisa e Prática em Fotografia
por Anna Fox e Natasha Caruana

Livro Por trás da imagem

Toda obra esconde atrás de si uma complexa combinação de influências, interesses pessoais, técnica adquirida, formação, es tudo de documentação, leituras e, definitivamente, um importante trabalho de reflexão prévio que contribui para dar forma ao resultado final.

Este livro Por Trás da Imagem apresenta as chaves para preparar um projeto fotográfico e explorar eficazmente o conjunto de informação e documentação que contribui para obter fotografias bem resolvidas e significativas.

As fotógrafas Anna Fox e Natasha Caruana expõem, em 176 páginas, de forma clara e didática as chaves para desenvolver projetos fotográficos.

O texto vem acompanhado de numerosos exemplos e casos práticos sobre projetos de fotografia artística e documental que ajudam o leitor a ter uma ideia real de como materializar a pesquisa, a reflexão e a criatividade em séries fotográficas concretas.

6 – A Prática da Fotografia Perfeita
por Roberto Valenzuela (Autor), Paula Rigaud (Tradutora)

Livro A prática da fotografia perfeita

Este livro foi feito para oferecer todas as ferramentas para que você possa explorar qualquer cenário e dissecá-lo em prol do potencial da fotografia.

Servirá como um guia de treinamento em que poderá aprender como transformar objetos comuns em deslumbrantes elementos fotográficos.

Através da constante prática, aprenderá a ser mais engenhoso com as condições do ambiente e da luz.

As 312 páginas deste livro contêm um sistema de aprendizado organizado desenvolvido pelo autor para ajudar o leitor a absorver todos os conceitos de fotografia.

7 – O Instante Certo
por Dorrit Harazim

Livro o instante certo

Há cliques que alteraram o rumo da história e os costumes da sociedade. No livro O instante certo, a premiada jornalista Dorrit Harazin conta as histórias de alguns dos mais célebres fotogramas já tirados.

Assim, registros da Guerra Civil Americana servem de base para analisar os avanços tecnológicos da fotografia; uma foto na cidade de Selma conta a história do movimento pelos direitos civis; e uma mudança na lei trabalhista brasileira tem como fruto um dos mais profícuos retratistas do país.

A autora nos guia não apenas através das imagens, mas de um universo de histórias interligadas, acasos e aqueles breves momentos de genialidade que só a fotografia pode captar.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *