5 dicas para escolher sua câmera profissional

5 dicas para escolher sua câmera profissional

A escolha da sua câmera profissional é um dos passos mais importantes da carreira como fotógrafo.

Após fazer o seu curso, você provavelmente vai ficar com vontade de escolher a melhor câmera do mercado para tirar fotografias incríveis. Porém, o valor elevado nem sempre possibilita essa decisão.

Felizmente, existem algumas dicas que podem ajudar você a encontrar uma ótima câmera por um valor que cabe no seu bolso. Afinal, nem sempre você vai precisar do equipamento com todas as funcionalidades para começar. Tudo depende das suas necessidades no momento!

Portanto, tenha em mente que, mesmo que você não consiga comprar a câmera dos seus sonhos nesse momento, ao longo do tempo você poderá juntar dinheiro e evoluir a qualidade dos seus acessórios para resultados cada vez mais profissionais.

Dito isso, vamos apresentar algumas dicas para você fazer a escolha certa e comprar um ótimo equipamento profissional. Vamos lá?

Escolha o tipo de câmera desejada

Como você já sabe, existem diferentes tipos de câmera existentes no mercado. Cada uma dessas categorias atende propósitos diferentes e vai facilitar o seu trabalho. Basicamente, você pode considerar esses três tipos: DLSR, compacta e superzoom.

Câmera DLSR

Melhor Câmera Profissional

As câmeras DSLR são as mais conhecidas do mercado e costumam ser a primeira escolha dos profissionais. Elas são caracterizadas como versões digitais das câmeras SLR, aquelas com o famoso filme que tiravam nossas fotos enquanto crianças.

Uma das vantagens desse modelo é a possibilidade de trocar as lentes de acordo com a foto que você deseja tirar. Ou seja, você pode usar lentes diferentes para criar efeitos, conseguir mais proximidade do objeto, aumentar a exposição ou o contraste, enfim. São muitas as possibilidades!

O modelo DSLR oferece ótima qualidade tanto para imagem, como para vídeo. O preço pode variar muito, já que existem versões das câmeras DSLR mais “enxutas” e outras mais completas, algumas até mesmo com o pacote de lentes já incluso.

Clique e conheça algumas opções de Câmera DSLR

Câmera profissional superzoom

Já a versão superzoom é conhecida como semiprofissional e também conta com controles manuais, permitindo que o fotógrafo possa controlar o ISO, a velocidade do obturador e abertura do diafragma.

Por não serem completamente profissionais – por exemplo, elas não permitem a troca de lente -, o seu valor é muito mais acessível, sendo uma opção intermediária. Porém, os resultados podem não ficar tão satisfatório quanto quando tirado com a DSLR.

Elas são ideais para iniciantes e podem ajudar você a se acostumar com as funcionalidades de uma câmera profissional.

Clique aqui e veja algumas opções de Câmera Superzoom

Câmera compacta

Por último, temos também as câmeras compactas. Elas são as pequenas, comuns no mercado e com muito menos funcionalidades. Geralmente, elas são utilizadas por pessoas que querem tirar fotografias com qualidade superior aos smartphones, mas que não são profissionais.

Dessa forma, não há como negar que as DSRLs são as melhores opções para quem quer fotografias profissionais. Por mais que o seu valor seja mais elevado quando comparado aos outros modelos, o investimento inicial potencializa a qualidade das suas fotos e pode diferenciar você como fotógrafo no mercado de trabalho.

Clique aqui e veja algumas opções de Câmera Compacta

Compre somente a câmera

Mas, aqui vai uma dica importante: no começo, compre somente a câmera. Como mencionamos acima, alguns modelos DSRL já vêm com um pacote de lentes integrado, o que pode elevar significativamente o preço.

No começo da carreira, nem sempre precisamos dessa grande variedade de lentes e o pacote completo. Logo, aproveite somente a câmera para se acostumar com as suas funcionalidades e entender qual é o seu lugar no mercado.

Com o tempo, você vai perceber a necessidade de lentes diferentes e saberá quais são as melhores para comprar. Assim, você evita gastar com um equipamento que talvez fique parado no fundo do seu armário.

Câmera Profissional - Converse com Fotógrafos antes de comprar

Converse com outros fotógrafos

Outra ótima dica para quem quer comprar uma câmera profissional é conversar com outros fotógrafos. Seja com alguém que você já conhece e atua nessa profissão, com os colegas do seu curso ou até mesmo o professor, essa troca de conhecimento e experiência pode ser um ótimo ponto de partida para comprar seu primeiro equipamento.

Geralmente, ao longo do curso, os professores apresentam algumas opções de câmeras que podem ser utilizadas profissionalmente. Assim, você conhece as especificações de cada marca e pode tomar a sua decisão. Esse é um ótimo momento para tirar todas as suas dúvidas!

Além disso, você pode aproveitar também os grupos de fotógrafos nas redes sociais para pedir indicações de produtos. Isso é uma ótima ideia porque além de conseguir mais dicas para comprar a câmera, você ainda faz um networking com profissionais da área!

Pesquise ou compre em datas sazonais!

Assim que você tiver decidido qual é o modelo e câmera que deseja, será a hora de pesquisar sobre os melhores preços. Nesse momento, vale a pena considerar não apenas lojas diferentes, mas também prazo de entrega, frete e reputação da loja.

Uma boa dica para economizar é aproveitar a sazonalidade. Em novembro, acontecem dois eventos que podem ajudar você a conseguir o melhor preço: a Black Friday e a Cyber Week. Nessa época, os equipamentos ficam com um valor muito mais acessível.

Além disso, é comum que as lojas ofereçam descontos em datas especiais, como Dia das Mães, Dia dos Pais e Dia dos Namorados. Então, por mais que você talvez precise esperar um pouquinho mais para ter a sua câmera, você consegue o equipamento por um valor mais justo.

Compre aparelhos usados

Vale a pena comprar Câmera Profissional Usada?

Por último, não descarte a possibilidade de comprar uma câmera profissional usada. Isso pode parecer controverso, já que você precisa de um bom equipamento para uso profissional, mas a verdade é que muitas pessoas compram câmeras no impulso e acabam com o aparelho parado.

Logo, é possível encontrar ótimos modelos com pouco ou quase nenhum uso. Por tratar-se de uma revenda, seus preços são mais baixos que as versões “zeradas” em lojas de câmeras profissionais.

Você pode procurar esses aparelhos tanto nos grupos de redes sociais citados acima ou em sites de revenda, como Mercado Livre e OLX.

Pronto! Agora você já sabe quais são as melhores dicas para comprar a sua câmera profissional. Então, chegou a hora de começar a pesquisar para encontrar o equipamento que será seu melhor amigo na jornada para se tornar um ótimo fotógrafo.

Navegue pelo nosso site e conheça um pouco mais sobre o mundo da fotografia profissional.

Lembre-se de que, com o tempo, você pode trocar de aparelho e aumentar as funcionalidades da sua câmera. Então não se preocupe com ter o melhor equipamento no momento. Use o que você tem para começar!

Caso ainda tenha dúvidas sobre o tema, deixe seu comentário no espaço abaixo. Aproveite também para compartilhar o artigo nas redes sociais.