Dicas de fotografia para iniciantes

Dicas de fotografia para iniciantes
Avalie este post

As 6 melhores dicas de fotografia para iniciantes

Se você está começando a se encantar pelo universo da fotografia, saiba que existem algumas regras que poucas pessoas divulgam, e tendo elas em mãos você poderá se tornar um fotógrafo altamente qualificado.

Ainda assim, tudo é conseguido com bastante prática. No aprendizado nada substitui três fatores importantes: fazer cursos, ler bastante e praticar muito.

Pensando em te ajudar nesse início de carreira, preparei as 6 melhores dicas de fotografia para iniciantes para você aprender a fotografar como um profissional.

Essas dicas são principalmente para ambientes externos e natureza, mas isso não te impede de usar essas técnicas para ambientes internos, ok!

Dica #1 – A composição

A composição é a escolha do ângulo, do posicionamento dos elementos na cena, que serão ou não destacados na imagem, por essa razão muitos fotógrafos acreditam que a composição seja a alma da fotografia.

Quando você aprende a trabalhar com a composição, suas fotos ficarão muito mais profissionais, mesmo que as fotos sejam feitas com equipamentos baratos ou até com o celular.

Agora se o fotógrafo tiver um equipamento de um milhão de dólares, e ele não souber trabalhar com a composição das imagens, suas fotos poderão ser jogadas no lixo sem nenhum pudor.

Por exemplo, um erro comum de composição de imagem é quando o fotógrafo sempre centraliza o objeto na cena, há casos em que a centralização da imagem é necessária, mas são casos específicos.

Dicas de fotografia para iniciantes - Composição

 

Em muitos casos o correto é colocar o objeto, ou pessoa, mais para a lateral, e usar a paisagem de fundo centralizada, assim, a fotografia fica muito mais bonita e com conteúdo.

Dica #2 – foco no assunto principal

O foco no objeto principal é imprescindível, afinal, é fundamental que o que você deseja mostrar em sua fotografia esteja em evidência, e nada melhor do que um foco de qualidade para destacar esse objeto.

Dicas de fotografia para iniciantes - Foco

O ajuste do foco funciona da seguinte maneira, se você estiver utilizando o foco manual de sua máquina, faça com que o objeto principal da cena permaneça no foco, deixando os demais elementos como segundo plano, fora de foco.

Agora se você estiver utilizando o foco automático de sua máquina, você terá que pressionar de forma leve o botão disparador e dar tempo à câmara para que ela calcule o foco corretamente. Grande parte dos modelos de máquinas fotográficas emitem um “bip”, indicando que o foco já está preparado para você, então basta agora concluir o processo, prosseguindo com o pressionar do botão.

Se você não seguir essas dicas, e pressionar o botão direito, o sistema de sua máquina não conseguirá calcular o foco e a intensidade de luz, então sua foto simplesmente não irá preparar.

Dica #3 – Evite o uso do flash

Essa dica é importante porque na maioria das situações em que se utiliza o flash, a sua luz produz imagens artificiais e sem profundidade, deixando-as com aquela aparência de chapada.

Dessa forma, você só irá utilizar o flash se não tiver outra alternativa, que são casos muito específicos, como a técnica do flash de preenchimento, mas como você está iniciando nesse universo da fotografia, evite ao máximo utilizar esse recurso.

Dica #4 – É possível trabalhar com pouca luz, sim!

Haverá situações em que você terá dificuldades devido à baixa luz do ambiente a ser fotografado, e haverá casos ainda que você não poderá usar flash – como por exemplo, se você for fotografar o interior de uma caverna.

Nesses casos em específico, você poderá usar o modo automático da câmara, que irá tentar encontrar a melhor configuração, ou ajustar manualmente o ISO, além disso, é fundamental que seja utilizado o tripé, e o disparo temporizado ou o disparador remoto, pois assim, você irá evitar que sua máquina trema durante o clique, e a imagem saia sem foco.

Dicas de fotografia para iniciantes - Foto com pouca luz

Dica #5 – Fotos contra a luz

A não ser que você deseje fotografar a silhueta de uma pessoa ou de um objeto, não fotografe contra a luz.

Dicas de fotografia para iniciantes - Foto contra a luz

Nesse caso, mantenha-se sempre de costas para o sol ou outras fontes de iluminação intensa para evitar que a imagem fique escura.

Se você não tiver outra opção, e tiver que fotografar contra o sol ou outra fonte de luz, recomendo que você utilize a técnica do flash de preenchimento.

Dica #6 – Converse com profissionais

Todos sabemos que temos a internet para usar a nosso favor, certo?

Então, busque grupos de fotógrafos, faça perguntas e cultive amizade com esses profissionais mais experientes, assim eles irão te dar mais dicas e truques sobre como fotografar.

E você, quais dicas de fotografia para iniciantes você deseja compartilhar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *